domingo, 23 de setembro de 2012

GELO DO ÁRTICO O MENOR NÍVEL JÁ REGISTRADO ( Aquecimento Global )


19/09/2012 - 19h22

Gelo do Ártico atinge o menor nível já registrado

DA ASSOCIATED PRESS
A quantidade de gelo do Ártico atingiu no último domingo (16) o menor índice já registrado.
A capa de gelo do Pólo Norte chegou ao tamanho de 3.42 milhões de km2, 18% menor que o recorde anterior de 4.17 milhões de km2, de acordo com o Centro Nacional de Dados do Gelo e da Neve, no Colorado. Os registros são feitos, por satélite, desde 1979.
O gelo do Ártico derrete no verão e aumenta no inverno. Atingido o ponto mínimo da temporada de verão, ele recomeçou a crescer na última segunda-feira.
"O aquecimento global provocado pelo homem levou ao derretimento de muito mais gelo e tornou-o mais fino nas últimas duas décadas. E esse processo tornou-se muito mais extremo este ano", disse Mark Serreze, diretor do Centro.
16.set.12/Reuters
Imagem mostra o atual recorde de baixa do gelo do Ártico em relação à média de gelo do verão (em amarelo).
Imagem mostra o atual recorde de baixa do gelo do Ártico em relação à média de gelo do verão (em amarelo).
Segundo Serreze, exceto por uma grande tempestade que contribuiu para a perda de gelo, o derretimento do verão deve-se aos efeitos diários do aquecimento global. Mas ele salienta que as regiões polares são os primeiros locais da Terra que sentem os efeitos das mudanças climáticas.
"O gelo do Ártico é um dos mais sensíveis termômetros naturais que existe", disse Jason Box, da Universidade de Ohio.
As previsões são assustadoras. Cientistas do Centro de Dados do Gelo e da Neve dizem que seus modelos computacionais mostram que o Ártico estará praticamente sem gelo no verão de 2050, mas eles acrescentam que a atual tendência de derretimento do gelo é mais rápida que a prevista pelos computadores.

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: