Nos municípios sertanejos mais castigados pela estiagem, as famílias
sertanejas se reúnem em atos de devoção ao santo da chuva no dia de São
José, 19 de março. Religiosamente, todos os anos, a data é dedicada ao
santo, faça chuva ou faça sol. O mês de março é a época do ano em que
agricultores ficam apreensivos porque imaginam que esse dia será
decisivo para determinar como serão os próximos doze meses: se vai
chover para ele plantar e colher ou se vai ser um ano seco. Os sábios do
sertão estão apostando na chuva.
O culto do sertanejo a São José faz parte de toda uma relação que o
homem tem com a natureza. Existem também outras associações da vida
diária do sertanejo que fazem parte do chamado realismo fantástico, ou
surrealismo. De tão extraordinário que é o sexto sentido do sertanejo,
as práticas simbólicas de representação de sua vivência no dia-a-dia
despertam a inspiração de poetas, escritores e cronistas. Embora o saber
popular não seja aceito pela ciência, muitas vezes ele tema mais
serventia. Para o sertanejo, o conhecimento prático é que é verdadeiro.
Ele faz a leitura do universo, a partir do conhecimento cotidiano sem
precisar utilizar as bases fundamentais da ciência.
Tal como os meteorologistas que fazem suas previsões através da leitura
das condi-ções atmosféricas, da temperatura da superfície dos oceanos,
ventos e outros fenômenos naturais, o sertanejo dispõe de métodos
próprios para fazer a previsão do tempo. A sabedo-ria é construída ao
longo do tempo, através de heranças, experiências adquiridas e
observa-ções da vida cotidiana. Se os cientistas fazem cálculos, medem e
comparam parâmetros meteorológicos, o agricultor observa o céu, as
nuvens, as estrelas e o comportamento dos animais. Ele examina o cheiro
do ar e observa a vegetação e os insetos para fazer suas pro-jeções
climatológicas.
Com base na leitura da natureza e uso dos métodos de simpatias, o
sertanejo faz suas previsões para o plantio e a colheita. Plantando nas
águas de março, ele sabe que deverá colher em junho. Sobretudo se
acompanhados de resas, n ovenas e cântigos religiosos.
O mês de junho é também dedicado a outros santos importantes para a
colheita: Santo Antônio, São João e São Pedro. Todos estão, de alguma
forma, ligados à fertilidade. O primeiro é o santo casamenteiro, o
segundo, da colheita de junho, e o terceiro, das águas.
As festas juninas são rituais comemorativos das colheitas e, portanto,
da prosperida-de sertaneja. A relação entre santos, águas e frutos faz
parte do processo histórico do catoli-cismo, através de práticas
individuais e coletivas de devoção aos padroeiros.
Previsões são de bom inverno para o nordestino
São José é um dos santos mais festejados pela igreja católica. Filho de
Jacó, e pai terreno de Jesus Cristo, segundo as escrituras cristãs, era
um carpinteiro descendente da família do real de Davi. Morador da
comunidade de Nazaré, no território da Galiléia, ele nasceu em Belém, no
território da Judéia, a terra de Jesus Cristo. José foi escolhido por
Ana, mãe de Maria, para desposá-la. Maria foi escolhida por Deus para
gerar seu Filho Je-sus, anunciado pelo Anjo Gabriel.
São José é reverenciado como protetor e padroeiro da família, por ter
sido ele, quem cuidou de Maria e Jesus para que eles não caíssem nas
garras do rei Herodes. Temendo que o messias anunciado fosse uma ameaça
ao seu trono, o rei ordenou que todas as crianças com até dois anos de
idade fossem decapitadas.
O sertanejo acredita que se não chover até o dia de São José, não
haverá inverno. Com base na leitura da natureza, como a cor das folhas
das plantas, o brotar das flores nas-cer frutos antecipadamente, o canto
dos pássaros, etc., os sábios do sertão prevêem bom inverno na Região
do Semi-árido. Se é um ano bom para o sertanejo, é também para o
tu-rismo e o turista. Xô vida seca!
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