Mesquita Azul
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Mesquita Azul (ou Mesquita do Sultão Ahmed), construida entre 1609 e 1616, é uma das obras-primas em Istambul do arquiteto Sinán. Está situada em frente da Basílica de Santa Sofia, separadas ambas por um formoso espaço ajardinado. É a única mesquita de Istambul que possui seis almádenas (minaretes).
O seu magnífico exterior não faz sombra a seu suntuoso interior. Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Izmir dão a este espaço uma atmosfera muito especial. Sinán Ibn Abdulmennan, ou Mimar Sinán (em turco, "Arquiteto Sinán"), ou simplesmente Koca Sinán ("o Grande Sinán"), foi o chefe dos arquitetos imperiais (mimarbashi) da corte turca e serviu às ordens de três sultões durante cinqüenta anos, entre 1538 e 1588. Seus trabalhos são um compêndio da arquitetura turca em seu apogeu e seus lucros artísticos revolucionaram a concepção estética do Islã. Os imperadores Bizantinos construíram um grande palácio onde se encontra hoje a Mesquita Azul. Em 1606 o Sultão Ahmet I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia.
A Mesquita Azul ou também chamada de Mesquita de Sultão Ahmet é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Ela foi construída em um estilo clássico otomano e se encontra bem em frente da Igreja de Santa Sofia no bairro famoso de Sultan Ahmet.
As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço publico. Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita Azul que incluem: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres, e lojas, as quais forneciam capital para o sustento da mesma.
A mesquita foi revestida com azulejos azuis e possui ricos vitrais também do mesmo tom. Não há figuras no interior da Mesquita pois os muçulmanos não cultuam imagens.
Ao entrar na Mesquita é necessário tirar os sapatos. Shortes, minissaias, bermudas ou camisetas sem mangas não são recomendados. Funcionários da Mesquita fornecem uma espécie de canga para cobrir as partes do corpo que desrespeitam a religião muçulmana.
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário