terça-feira, 10 de agosto de 2010

CAVERNAS DO BRASIL ( Gruta da Caridade/Caicó(RN)-Brasil )

Gruta da Caridade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Gruta da Caridade está localizada na Serra da Cruz, no município de Caicó, na região serrana fronteiriça com os municípios de Cruzeta, Florânia e Jucurutu.
Trata-se de uma das mais importantes cavernas em mármore do Nordeste brasileiro.[1] Apresenta hidrografia bastante ativa, mesmo nos períodos de forte estiagem. Em sua entrada, há muitas inscrições itacoatiaras feitas pelas comunidades pré-cabralinas, grupos humanos de tapuias que já habitavam a região há pelo menos 5 mil anos.

Índice

[esconder]

[editar] Descrição

A Caridade é, basicamente uma caverna formada por um pequeno rio. O vão interno é bastante sinuoso com poucas passagens laterais, algo como um imenso corredor. Após seu mapeamento ela foi sub-dividida em Salão dos Sapos, Conduto das Aranhas, Laguinho do Sifão, Salão da Névoa, Conduto do Quebra-Osso, Aperto do Conduto, Passagem da Cachoeira, Escorrego da Aranha, O Orgão e Último Tanque.

[editar] Inscrições rupestres

Na entrada da gruta é possível observar paíneis com inscrições rupestres, sendo mais evidente a "Tradição Itaquatiara", são gravuras feitas em rocha ou petroglifos, possuindo como principal característica o fato de serem encontradas nos afloramentos rochosos próximos a locais que concentram água. Apresentam, comumente, na forma de grafismo puro, desprovido de qualquer (aparente) significação, gerando dificuldades na fixação de cronologias, bem como associações a algum grupo humano específico. No Rio Grande do Norte, porém, a Caridade é a única conhecida que apresenta painel rupestre da Tradição Itaquatiara na entrada e no entorno, destacando-se a relevante quantidade de desenhos existentes.[2]

[editar] Ameaça

Atualmente a região da Serra da Cruz vem sendo bastante degradada devido a extração de minérios de ferro e pela presença de eventuais visitantes vândalos que picham as paredes da caverna.


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: