ARVORES DA FLORESTA DA CAATINGA:
Apesar de muita gente achar que na "Caatinga" só existem árvores de pouca expressividade, ou seja, de pequeno porte e sem beleza alguma, eis que não é verdade, pois existem inúmeras espécimes que além de serem de grande e médio porte, possuem rara beleza.
No qual podemos destacar:
Caibreira ou Caraibreira
A Caibreira é uma arvore de grande porte, e costuma ser encontrada as margens de rios e riachos da Caatinga, e também em alguns locais onde o solo é mais fértil.
Infelizmente, essa bonita árvore, vem sendo destruída desde o tempo da Colonização Européia, até os dias atuais.
A sua madeira, é muito apreciada pelos marceneiros locais (pela sua dureza e durabilidade), e é utilizada na confecção de Tamboretes, Mesas, Cadeiras, Portas, Carrinhos de Mão, e vários outros utensílios.
Obs. A mesma chega a alcnçar até 20 metros de altura, e oferece uma boa sombra para os pássaros e outros animais do sertão.
Mufumbo
O Mufumbo, é uma planta de porte mediano e é encontrada em praticamente todas as áreas da Caatinga.
A sua madeira(que é de pouca espessura mas de boa resistência), é utilizada pelos moradores locais, para a confecção de alguns utensílios usados principalmente na Agropecuária.
Ex: Cabo de Chicote, Cabo de Enxada, Cabo de Foice e também, porrete (usado como arma de defesa na zona rural) Obs. A mesma chega a alcançar 05 metros de altura, e devido a sua copa fechada, é utilizada como abrigo pelos animais da catinga.
Mulungú ou Mulunguzeiro.
O Mulungú, é uma árvore de porte mediano e é encontrada principalmente nas margens de rios e riachos, e também, em alguns locais de solo mais fértil.
A sua madeira é leve e porosa, e é utilizada pelos moradores locais, para a confecção de peças de artesanato.
Obs. A mesma chega a alcançar 12 metros de altura, e é bastante utilizada pelos pássaros para a confecção dos seus ninhos nos seus galhos.
Umbuzeiro
O Umbuzeiro, é uma árvore de grande porte, e é encontrada em praticamente todos os locais da Caatinga.
O seu fruto é muito apreciado pelos moradores locais (in natura), e também, para ser utilizado na fabricação de Doces, Sucos, Sorvetes...
Obs. Ao contrário da maioria das outras árvores, o seu crescimento vertical é pouco acentuado, e o mesmo cresce mais no sentido horizontal.
A sua altura chega a alcançar uns 10 metros, e a sua largura uns 20 metros.
FONTE: Dean Carvalho.
2 comentários:
Parabéns por mostrar as riquezas que a caatinga nos oferece , pena que o homem sem conhecimento e com ignorância ou até mesmo para sobreviver está destruindo essa beleza natural...
.
valeu...
.
Bitan
Mim ensina como plantar caibreira quero plantar bastante aki no terreno do mneu pai é em Ouro Branco-Al meu imail é adilma12@hotmail.com aguardo noticias.
Postar um comentário