Deserto de Sonora
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Deserto de Sonora, também conhecido como Deserto Gila e Baixo Deserto, localiza-se na América do Norte na fronteira entre os Estados UnidosMéxico. e o
Índice[esconder] |
[editar] Descrição
Cobre grande parte do estado do Arizona e California e Estado do México. É um dos desertos mais largos da América do Norte, com uma área de aproximadamente 311.000 km2. Contém uma variedade única de plantas e animais, como o cacto saguaro.
[editar] Clima
Possui clima quente durante o dia e frio à noite, mas ao longo do ano é seco, apresentando variações de temperatura que vão de 0 °C a 40 °C. A falta de chuva nessa região é devida à altitude, que impede que as nuvens vindas do Oceano Pacífico cheguem ao deserto atravessando as montanhas. A variação de temperatura é característica dos desertos. Já foi registrado como o menor índice pluviométrico do planeta.
Área atualmente desértica, possui agricultura constante e regularmente irrigada até em 1200 a. C., com o aumento da desertificação, as plantações com irrigação cessaram em 600 a. C., o território tornou-se muito árido, quando o Rio Hakra secou, atualmente, estão sendo construídos canais que derivam do Rio Sutlej, para poder irrigar as plantações e lagos da população, que mantém seus modos e costumes como há duzentos anos.
[editar] Flora
É formada basicamente por árvores de pequeno porte, arbustos e cactos. Um terreno muito seco pouco propicio a flora.
[editar] Fauna
A fauna é formada por animais pequenos como ratos, lagartos e cobras, também há presença de lhamas, guanacos, flamingos e outros animais que com o tempo foram se adaptando ao clima.
[editar] Hidrografia
A região, apesar de ser seca e não apresentar um índice pluviométrico relevante, apresenta alguns lagos com água quase todo o ano, servindo de fonte de vida tanto para os habitantes da região quanto para os animais os quais lá habitam.
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário