Vincent van Gogh
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Vincent van Gogh | |
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Auto-Retrato, 1887 | |
Nome completo | Vincent Willem van Gogh |
Nascimento | 30 de Março de 1853 Groot Zundert , Brabante do Norte Países Baixos |
Morte | 29 de Julho de 1890 (37 anos) Auvers-sur-Oise , Auvergne França |
Nacionalidade | Holandês |
Ocupação | Pintor |
Movimento estético | Pós-impressionismo |
Principais trabalhos | Os Comedores de Batata; Os Girassóis; A Noite Estrelada; Retrato do Dr. Gachet |
Influências |
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Vincent Willem van Gogh (pronúncia em neerlandês: [ˈvɪnsɛnt vaŋ ˈxɔx] ouça; Zundert, 30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, freqüentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.[1]
Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos
importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir
família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos
sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, suicidando-se.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901.
Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo.
O Museu Van Gogh em Amsterdã é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.
Índice[esconder] |
[editar] Primeiros anos
Vincent nasceu em Zunderrt, uma cidade próxima a Breda, na província de Brarrabante do Norte, nos Países Baixos (mais conhecidos no Brasil e em Portugal como Holanda). Era filho de Theodorus, um pastor da Igreja Reformada Neerlandesa
(calvinista), e de Anna Cornelia Carbentus. Recebeu o mesmo nome de seu
avô paterno e também daquele que seria o primogênito da família, morto antes mesmo de nascer exatamente um ano antes de seu nascimento. Especula-se[2]
que este fato tenha influenciado profundamente certos aspectos de sua
personalidade, e que determinadas características de sua pintura (como a
utilização de pares de figuras masculinas) tenham sido motivadas por
isso. Ao todo, Vincent teve dois irmãos: Theodorus, apelidado de Theo, e Cornelius (Cor); e três irmãs: Elisabeth, Anna e Willemina (Will).
Vincent era uma criança séria, quieta e introspectiva. Desenvolveu
através dos anos uma grande amizade e forte ligação com seu irmão mais
novo, Theo. A vasta correspondência entre Theo e Vincent foi preservada e
publicada em 1914,
trazendo a público inúmeros detalhes da vida privada do pintor, bem
como de sua personalidade. É através destas cartas que se sabe que foi
Theo quem suportou financeiramente o irmão durante a maior parte da sua
vida.
Aos 16 anos, por recomendação de seu tio Vincent (ou Cent), começou a trabalhar para um comerciante de arte estabelecido na Haia, na empresa Goupil & Cie. Quatro anos depois foi transferido para Londres, e depois para Paris.[1]
No entanto, Vincent estava cada vez mais interessado em assuntos
religiosos, e acabou sendo demitido da galeria. Ele então decidiu
retornar à InglaterraBíblia.
para fazer um trabalho sem remuneração. Durante o Natal, Van Gogh
retornou para casa e começou a trabalhar numa livraria. Ele ficou seis
meses no novo emprego, onde gastava a maior parte de seu tempo
traduzindo a
Em 1877 sua família mandou-o para Amsterdã,
onde morou com seu tio Jan. Vincent preparou-se para os exames de
admissão da Universidade de Teologia com seu tio Johannes Stricker
(teólogo), mas fracassou. Mudou-se então para a Bélgica, e novamente fracassou nos estudos da escola Missionária Protestante. Em 1879, ainda na Bélgica, começou um trabalho temporário como missionário em uma comunidade pobre de mineiros.
[editar] Estudos de arte
Em 1880, Vincent decidiu seguir a sugestão do seu irmão Theo e levar a pintura mais a sério. Ele partiu para Bruxelas
para tomar aulas com Willem Roelofs, que o convenceu a tentar a
Academia Royal de Artes. Lá ele estudou um pouco de anatomia e de
perspectiva.
Em 1881,
Van Gogh mudou-se com a família para Etten, onde ficou amigo de Kee
Vos-Stricker, sua prima e filha de Johannes Vicent Stricker. Ao pedi-la
em casamento, ela o recusou com um enérgico "nunca". Porém, Van Gogh insistiu em sua idéia, o que gerou conflitos com seu pai. No final do mesmo ano, Vincent partiria para a Haia.
Na Haia, ele juntou-se a seu primo, Anton Mauve,
nos estudos de arte. Envolveu-se com uma prostituta grávida e já mãe de
um filho, conhecida como Sien. Quando o pai de Van Gogh soube do
relacionamento do filho, exigiu que ele a abandonasse.
Em 1883,
mudou-se para Nuenen (Holanda) onde se dedicou à pintura. Lá se
apaixonou pela filha de uma vizinha, Margot Begemann. Decidiram se
casar, mas suas famílias não aceitaram o casamento, o que fez com que
Margot tentasse o suicídio.
Em 1885, o pai de Van Gogh morreu de infarte. Neste mesmo ano ele pintou aquela que é considerada a sua primeira grande obra: Os Comedores de Batata. Em novembro do mesmo ano, muda-se para Antuérpia.
Com poucos recursos, ele preferia mandar dinheiro para Theo em Paris,
para que este lhe enviasse material de pintura, a comer uma boa
refeição. Enquanto estava em Antuérpia, dedicou-se ao estudo das cores e
visitou museus, apreciando trabalhos principalmente de Peter Paul Rubens, e tornou-se um bebedor frequente de absinto. Foi nesta altura que entrou em contacto com a arte japonesa, da qual se tornou fervoroso admirador e que posteriormente o influenciaria pelas cores fortes e uso das linhas.
Em 1886, matriculou-se na Ecole des Beaux-Arts de Antuérpia.
[editar] Paris
Em março de 1886, Van Gogh mudou-se para Paris, onde dividiu um apartamento em Montmartre com Theo. Depois, os dois mudaram-se para um apartamento maior na Rue Lepic, 54. Por alguns meses, Vincent trabalhou no Estúdio Cormon, onde conheceu os artistas John Peter Russell, Émile Bernard e Henri de Toulouse-Lautrec, entre outros.[1] Este último, alcóolatra, apresenta van Gogh ao absinto, bebida popular da ocasião, que viria a ser muito consumida pelo pintor, que a retratou em Natureza Morta com Absinto. O absinto possuía como principal ingrediente uma planta alucinógena de nome Artemisia absinthium e cuja graduação alcóolica era de 68%. O absinto, também conhecida como "fada verde" devido aos efeitos alucinógenos, foi responsabilizado por alucinações, surtos psicóticos e mesmo mortes.[3]
Naquela época, o impressionismo
tomava conta das galerias de arte de Paris, mas Van Gogh tinha
problemas em assimilar esse novo conceito de pintura. Vincent e Émile
Bernard começaram o uso da técnica do pontilhismo, inspirados em Georges Seurat.
A partir de sua estada em Paris, Van Gogh abandona sua temática
sombria e obscura de camponeses e suas obras recebens tons mais claros.
São desta época os quadros Mulher sentada no Café du Tambourin, A ponte Grande Jatte sobre o Sena, Quatro Girassóis, os Retratos de Père Tanguy, entre outros.[1]
Em 1887, conhece Paul Gauguin, e mais para o final do ano expõe em Montmartre. No ano seguinte, decide mudar-se de Paris.
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