Xiismo
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Os xiitas (em árabe شيعة , Shia'a ou Shiat Ali, "partido de Ali") são o segundo maior ramo de crentes do Islão, constituindo 16% do total dos muçulmanos (o maior ramo é o dos muçulmanos sunitas, que são 84% da totalidade dos muçulmanos)[1].
Os xiitas consideram Ali, o genro e primo do profeta Maomé, como o seu sucessor legítimo e consideram ilegítimos os três califas sunitas que assumiram a liderança da comunidade muçulmana após a morte de Maomé.
Índice[esconder] |
Origem histórica do xiismo
Depois da morte de Maomé, em 632, muitos acreditavam que ele havia escolhido como seu herdeiro e sucessor o seu genro e primo Ali ibn Abu Talib. Logo após o falecimento, a escolha do novo califa foi organizada, mas, enquanto Ali e sua família aprontavam o enterro de Maomé, alguns sahaba, companheiros do Profeta, elegeram o novo governante da comunidade islâmica. Sendo assim, Abu Bakr foi designado o novo califa.
Antes de morrer, Abu Bakr designou seu sucessor, Umar,
que foi assassinado em 644, dez anos mais tarde. Após ele, Uthman, da
dinastia omíada, ocupou o califado até 656, ano em que foi assassinado.
Finalmente, Ali assumiu o poder.
Os kharijitas têm origem na Batalha do Camelo, onde o governador do Sham, Muáwiya, junto com a viúva de Maomé, Aisha, uniram suas forças para tirar Ali do poder. Porém, quando viram que suas tropas seriam derrotadas, colocaram páginas do Corão
nas pontas das lanças, sabendo que Ali não iria atacá-los dessa forma.
Entretanto, um pequeno grupo não aceitou o recuo do exército do califa,
defendendo que deveriam batalhar mesmo assim. Dessa situação nascem os
kharijitas, que quer dizer "os que saíram".[carece de fontes]
Com a morte de Ali, este foi sucedido por seu filho Hassan, porém, o novo califa foi obrigado a renunciar em prol do corrupto Muáwiya, que subornara seus amigos, corrompera seu governo, tornando-se impossível sua governabilidade.[carece de fontes]
A divisão entre sunitas e xiitas nasce da questão sucessória dessa época.
Dispersão geográfica
Os muçulmanos xiitas estão espalhados por todas as partes do mundo,
mas alguns países têm uma concentração particularmente forte: o Irão é quase totalmente xiita, e no Iraque, um país onde cerca de 95% da população é muçulmana, cerca de dois terços são xiitas. Eles eram oprimidos pelo partido Baath de Saddam Hussein composto sobretudo por sunitas.
Encontram-se também grandes populações de xiitas no Paquistão (20%), na província oriental da Arábia Saudita (15%), no Bahrein (70%), no LíbanoAzerbaijão (85%), no Iêmen (50%) na Síria, na Turquia. Entre as comunidades islâmicas que residem no Ocidente também é possível encontrar minorias xiitas. (27%), no
País | População | Muçulmanos Xiitas | % da população que é muçulmano xiita | Notas |
---|---|---|---|---|
Irão | 68.700.000 | 61.800.000 | 89,96 | |
Paquistão | 165.800.800 | 33.200.000 | 20,02 | |
Iraque | 26.000.000 | 17.400.000 | 66,92 | |
Turquia | 71.517.100 | 15.000.000 | 20,97 | [2],[3] |
Índia | 1.009.000.000 | 11.000.000 | 1,09 | |
Iémen | 23.800.000 | 10.710.000 | 45,00 | |
Azerbaijão | 9.000.000 | 7.650.000 | 85,00 | |
Afeganistão | 31.000.000 | 5.900.000 | 19,03 | |
Arábia Saudita | 27.000.000 | 4.000.000 | 14,81 | |
Síria | 18.000.000 | 2.200.000 | 12,22 | [4] |
Líbano | 3.900.000 | 1.700.000 | 43,59 | |
Tadjiquistão | 7.300.000 | 1.100.000 | 15,00 | |
Kuwait | 2.400.000 | 730.000 | 30,42 | |
Bahrein | 700.000 | 520.000 | 74,29 | |
Emirados Árabes Unidos | 2.600.000 | 160.000 | 6,15 | |
Qatar | 890.000 | 140.000 | 15,73 | |
Omã | 3.100.000 | 31.000 | 1,00 | |
Referência: Baseado em dados recolhidos de numerosos artigos científicos, governos e ONG em Leste e Oeste. |
Seitas dentro do xiismo
O Islão xiita contemporâneo pode ser subdividido em três ramos principais: os xiitas dos Doze Imãs, os ismaelitas e os zaiditas.
Todos estes grupos estão de acordo em relação à legitimidade dos quatro
primeiros Imãs. Porém, discordam em relação ao quinto: a maioria do
xiitas acredita que o neto de Hussein, Muhammad al-Baquir era o imã legítimo, enquanto que outros seguem o irmão de al-Baquir, Zayd,
sendo por isso conhecidos como zaiditas. O xiismo zaidita (ou dos
partidários do quinto imã) foi sempre minoritário e encontra-se hoje
praticamente limitado ao Iémen.
Os xiitas que não reconheceram Zayd como Imã permaneceram unidos durante algum tempo. O sexto imã, Jafar al-Sadiq,
foi um grande erudito que é tido em consideração pelos teólogos
sunitas. A principal escola xiita de lei religiosa recebe o nome de
"Jafari" por sua causa.
Após a morte de Jafar al-Sadiq, em 765,
ocorre uma cisão no grupo: uns reconheciam como imã o filho mais velho
de al-Sadiq, Ismail (morto em 765), enquanto que para outros o imã era o
filho mais novo, Musa (morto em 799). O último grupo continuou a seguir
uma cadeia de imãs até ao décimo segundo, Muhammad al-Mahdi (falecido em 874).
Ficaram conhecidos como os xiita dos Doze, enquanto que os primeiros
como ismailitas; o termo xiita é geralmente usado hoje em dia como
sinónimo dos xiitas dos Doze (ou duodecimâmicos), uma vez que são os
xiitas maioritários.
Para os ismailitas, Ismail nomeou o seu filho Muhammad ibn Ismael
como seu sucessor, tendo a linha sucessória dos imãs continuado com ele
e com os seus descendentes. Os ismailitas tornaram-se poderosos no
século X no Norte de África, onde fundam na Tunísia a dinastia dos fatímidas (909-1171) que em 969 conquista o Egipto (onde fundam a Universidade de Al-Azhar) e a Síria. O persa Muhammad al-Darazi declarou que o quarto califa fatímida, al-Hákim, era Deus, dando origem à religião drusa.
O ismailismo dividiu-se ainda em outros grupos, que orbitavam em torno de dois irmãos, Nizar (m. 1095) e al-Mustacli
(m. 1101). Os governantes fatímidas apoiam al-Mustacli e os seguidores
de Nizar foram obrigados a fugir, fixando-se nas montanhas da Síria e da
Pérsia. Os partidários da causa nizari organizam-se num movimento
conhecido como Fidáiyya ("a gente do sacrifício") ou ainda Ta´limiyya ("da doutrinação"), a que os seus inimigos (entre os quais se encontravam os Cruzados) deram o nome de Hashishiyya ("assassinos"), devido ao facto dos seus membros serem consumidores de haxixe. Os Hashishiyya ficaram conhecidos por uma série de assassinatos políticos. No século XIX, o rei da Pérsia deu o título de Aga Khan ao imã de uma das subseitas dos ismailitas nizaris, os Qasimshahitas. Actualmente, a maioria dos ismailitas encontra-se neste grupo.
No século XIX Siyyid Ali Muhammad
provoca uma divisão no seio da comunidade xiita dos Dozes Imãs, ao
proclamar-se como manifestação de Deus, tomando o nome de Báb, "Porta",
porque acreditava ter contacto directo com o décimo segundo imã que
tinha desaparecido em 874. Fuzilado em 1850, um dos seus discípulos, conhecido como Bahá'u'lláh, fundou a Fé Bahá'í, hoje em dia considerada uma religião independente do islão.
De acordo com os xiitas dos Doze Imãs, os doze descendentes de Ali
detêm um estatuto especial; eles são inferiores ao profeta, mas
superiores ao comum dos mortais. Eles são vistos como sucessores
directos corporais e espirituais do profeta, infalíveis, inspirados
divinamente e escolhidos por Deus.
O Imã oculto
Os xiitas dos Doze Imãs acreditam que Muhammad al-Mahdi encontra-se
escondido e que regressará no fim do mundo. Este Imã oculto (escondido) é
capaz de enviar mensagens aos fiéis. Alguns xiitas iranianos
acreditavam que o falecido Aiatolá Khomeini (não confundir com Aiatolá Khamenei, o actual aiatolá supremo do Irã) teria recebido inspiração do 12º e último Imã.
Os crentes divergem quanto ao que irá acontecer ao último Imã quando
regressar (apesar de algumas seitas reservarem esse título para Isa).
Acredita-se normalmente que o último Imã será acompanhado pelo profeta
Jesus e que irá revelar a mensagem do Islão à humanidade. No islão xiita
é obrigação de cada muçulmano seguir um Marja vivo. Há vários Marjas xiitas vivos hoje, com: Aiatolá Khamenei, Aiatolá Ali al-Sistani, Aiatolá Fazil Linkarani, Aiatolá Sadiq Sherazi, Aiatolá Fadlullah etc.
O ritual da Ashura
A lembrança da Ashura é quando os muçulmanos xiitas lembram o martírio de Hussein, neto de Maomé em Karbala, onde tal massacre, que teve mulheres e crianças massacradas, foi perpetuado pelas mãos de Yiazid, o filho de Muawya, aquele que havia lutado contra Ali e usurpado o califado de Hassan.
No Iraque, em certas regiões, a Ashura tomou uma visão grotesca, com autoflagelações e situações anti-islâmicas.
A autoflagelação é proibida dentro do Islão, e esta atitude é
realizada por uma ínfima minoria dentro do xiismo, mas muitos acreditam
que é um ponto comum entre todos os muçulmanos xiitas. Grandes sábios
desaprovam e se opõem vigorosamente contra a autoflagelação, chamando-a
de bidah ("inovação"). No Irão por exemplo, Khamenei coloca tropas nas ruas para proibir tal barbaridade, no Líbano o Hezbollah
não permite que seus membros realizem esse tipo de horror, assim como
Fadlullah, Sistani, enfim, todos os sábios xiitas, não o ratificam.[carece de fontes]
FONTE: Wikipédia,a Enciclopédia Livre.
Os 12 Imãs dos islã xiita
- Imã Ali ibn Abi Talib, "O Príncipe dos Crentes"
- Imã Al-Hassan Ibn Ali, "Al-Mujtaba"
- Imã Al-Hussein Ibn Ali, "Senhor dos Mártires"
- Imã Ali Ibn Al-Hussein, "Formosura dos Devotos"
- Imã Mohammad Ibn Ali, "O Erudito"
- Imã Jaafar Ibn Mohammad, "O Verídico"
- Imã Mussa Ibn Jaafar, "O Silencioso"
- Imã Ali Ibn Mussa, "A Aprovação"
- Imã Mohammad Ibn Ali, "O Generoso"
- Imã Ali Ibn Mohammad, "O Orientador"
- Imã Al-Hassan Ibn Ali, "Nascido em Ascar"
- Imã Mohammad Ibn Al-Hassan, "O Guia ou Al-Mahdi"
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