quinta-feira, 6 de maio de 2010

A "PEDRA DO ALEXANDRE"...

     Na década de 90, uma equipe da UFPE comandada pela renomada arqueóloga GABRIELA MARTIN, esteve em Carnaúba dos Dantas, e durante esta estadia, os integrantes desta equipe, realizaram a escavação do citado "Sítio".
     Na ocasião, foram retirados e "exumados", 28 "corpos de indivíduos" que estavam "enterrados" no sub-solo do referido "Sítio Arqueológico", Dentre estes "corpos", estava um corpo de uma criança de aproximadamente 05 anos(um enterramento secundário), e que por sinal, é um dos "enterramentos" mais antigos já encontrados em todo o Nordeste Brasileiro.
O "corpo", foi datado em 9 400 anos(antes do presente), e só é mais recente do que o "enterramento" do Sítio Arqueológico Mirador(Parelhas-RN) 9 410 anos(antes do presente), e do  enterramento da  "Mulher da  Toca da Barra da Janela do Antonião"(´São Raimundo Nonato-PI) 9 670 anos(antes do presente).
Além dos "corpos", foram encontrados alguns "objetos" que faziam parte do "mobiliário fúnebre" dentres os quais podemos destacar: Um "machado polido", um apito de osso, contas de colar...
Obs. O Sítio Arqueológico "Pedra do Alexandre", possui nas suas "paredes", Pinturas Rupestres da Tradição Nordeste(Sub-tradição Seridó) e as mesmas, encontram-se hoje em avançado estado de degradação provocados pelo interperismo do tempo e outros fatores naturais.
LOCALIZAÇÃO:
         O mesmo está situado em um grande bloco de "Micaxisto"(Pedra preta) na margem direita do Rio Carnaúba e fica a aproximadamente uns 10 km do centro da cidade.
Fonte: Pré-história do Nordeste Do Brasil (Gabriela Martin)
           Dean Carvalho

Nenhum comentário: