sábado, 15 de janeiro de 2011

PARQUES NACIONAIS ( Parque Nacional dos Lençois Maranhenses/Maranhão-BRASIL )

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Categoria II da IUCN (Parque nacional)
Panorama das lagoas do parque.
Localização: Maranhão, Brasil
Cidade mais próxima:
Área: 1550 km² (155 mil hectares)
Criação: 2 de junho de 1981
Visitantes: (em )
Gestão: ICMBio
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um parque nacionalbrasileiro criado em 2 de junho de 1981hectares nas margens do Rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260 km de São Luís, ocupando uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce.[1]caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 5 e 25 quilômetros em direção ao interior. As dunas formam pequenas lagoas de água doce. O filme Casa de Areia foi gravado dentro do parque. numa área de 155 mil Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma
Está localizado no estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves.
O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças.
Por via terrestre, saindo de São Luis, a capital do estado, percorre-se 58 km até Rosário, e a partir daí mais 22 km até Morros e 162 km até Barreirinhas, cruzando-se o trevo para Humberto de Campos.
Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.
A sede do Parque fica a 2 km de Barreirinhas, do outro lado do Rio Preguiças, onde se atravessa de balsa. Existem passeios a partir de Barreirinhas, utilizando veículos apropriados, por meio do qual se chega até as Dunas e Lagoas de água doce.
Em breve a principal via de acesso aos Lençóis Maranhenses, será a cidade de Parnaíba (segunda maior cidade do estado do Piauí) por ser a maior e a mais bem estruturada cidade mais próxima aos Lençóis. Parnaíba já é reconhecida como sendo a Capital do Delta do Parnaíba, e atualmente estão sendo concluídas as obras do Aeroporto Internacional de Parnaíba, e com a efetivação de voos regulares, Parnaíba será o principal portão de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

[editar] Galeria

Nenhum comentário: