quinta-feira, 10 de março de 2011

REINO VEGETAL ( A Batata doce )

Batata-doce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBatata-doce
5aday sweet potato.jpg
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Solanales
Família: Convolvulaceae
Género: Ipomoea
Espécie: I. batatas

Nome binomial
Ipomoea batatas
(L.) Lam.
A batata-doce é a raiz tuberosa da espécieIpomoea batatas, uma planta da família das convolvuláceas, ordem das Solanales (a mesma da batata, do tomate, das pimentas, etc.).

Índice

[esconder]

[editar] Hortaliça de raízes

Possui diversas variedades cultiváveis divididas em de mesa, ou mercado, e as forrageiras ambas podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa. No entanto o número de variedades não se restringe à essas caraterísticas. Elas podem ser classificadas de acordo com o formato, tamanho, cor interna, dulçor, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores, entre outras.
É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil e a com o maior índice de produtividade Kcal/ha/dia.

[editar] Hortaliça de folhas

As folhas e brotações da batata-doce são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas, constituindo verdura de produção facílima e abundante. A batata-doce (Ipomoea batatas) é parente muito próxima de Ipomoea aquatica Forssk., verdura muito utilizada na Ásia e cultivada no Brasil por imigrantes japoneses[1].

[editar] Planta ornamental

A batata-doce tem sido utilizada no Brasil como planta ornamental, em jardineiras de apartamentos, vasos suspensos e cestas. Em Gramado (Rio Grande do Sul) é utilizada em jardineiras variedade de folhas verde-claras, muito atraente."

[editar] Planta invasora

Ocasionalmente a batata-doce pode ser encontrada no Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul) como planta invasora de sistemas naturais, mas apenas em ambientes úmidos muito sujeitos a perturbações e próximos a habitações humanas ativas ou inativas (taperas).

[editar] Origem

Originária dos Andes, se espalhou pelos trópicos de todo o Mundo.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: