quinta-feira, 31 de março de 2011

REINO VEGETAL ( Sequóia Sempervirens)

Sequoia sempervirens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSequóia vermelha
Exemplar adulto de Sequoia sempervirens.
Exemplar adulto de Sequoia sempervirens.

Estado de conservação
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Cupressaceae
Género: Sequoia
Espécie: S. sempervirens

Nome binomial
Sequoia sempervirens
(D. Don) Endl.
A sequoia é um gênero da família CupressaceaeTaxodiaceae, que, entretanto, foi substancialmente alterada, após novos dados filogenéticos). Em nossos dias contém apenas uma única espécie sobrevivente, a "Sequoia sempervirens", nativa da América do Norte, especialmente na costa oeste dos Estados Unidos onde, na Califórnia, existem exemplares de até 100.025 anos. Uma delas, chamada Hyperion, é a árvore mais alta da Terra, com 115 m de altura.[1] , ela vive mais de mil anos .(alguns autores podem ainda classificá-la na família das
O nome Sequóia também é usado como um termo comum para a subfamília Sequoioideae na qual este gênero é classificado junto com a Sequoiadendron (Sequoia Gigante) e a Metasequoia.
A espécie destaca-se pelo seu grande porte e longevidade. Pode viver por milênios e, neste período, ultrapassar os 100 metros de altura e algumas dezenas de metros de circunferência em sua base. Alguns exemplares nos Estados Unidos possuem troncos de cor avermelhada, tão robustos que permitiram escavar um túnel para a passagem de carros em suas bases. Outra característica da espécie, além do porte, é o tamanho relativamente curto de seus ramos laterais, concentrados na região apical da árvore, e as folhas estreitas distribuídas disticamente no ápice dos ramos.
Tem sido plantada em Portugal e na região SulBrasil, principalmente para fins ornamentais. do

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: