segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ÍNDIOS ZAPOTECAS RECRIAM NA CALIFÓRNIA FESTA DE VILAREJO MEXICANO ( Turismo Mundial )

01/01/2012 - 16h00

Índios zapotecas recriam na Califórnia festa de vilarejo mexicano

DA ASSOCIATED PRESS, NOS EUA
Um grupo de índias zapotecas cavaram um buraco com as mãos, fazendo um forno de barro para assar pimentas, alho e cebolas no quintal de sua casa na região central da Califórnia.
Ao amanhecer, cozinharam caldo de chocolate grosso -chamado mole negro - suficiente para alimentar centenas de trabalhadores rurais vindos de toda a Califórnia e de lugares tão distantes quanto Washington e Oregon para celebrar são João Evangelista, santo patrono de um vilarejo mexicano a mais de 3.220 quilômetros.
Os zapotecas que trabalham na Califórnia costumavam voltara para Coatecas Altas e outras vilas em Oxaca para participar dessas festas.
Mas conforme a segurança da fronteira foi sendo reforçada e as travessias ilegais se tornaram caras e perigosas, muitos deles encontraram um jeito de honrar o santo na pequena cidade de Madera.
Pelo terceiro ano seguido, os zapotecas se reúnem em Madera nos dias após o Natal, cozinhando e comendo mole, erguendo um altar, saindo em procissão com bonecos gigantes de papel machê e dançando música tradicional.
A festa dura por vários dias, coincidindo com a de Oxaca.

Gosia Wozniacka/Associated Press
Índias zapotecas durante a preparação da festa do santo padroeiro de sua vila mexicana na Califórnia
Índias zapotecas durante a preparação da festa do santo padroeiro de sua vila mexicana na Califórnia
"Isso é serviço comunitário, nos reunimos para nos ajudar e nos apoiar", disse Alfredo Hernandez, voluntário de Madera que ajudou a organizar a celebração. "Para nós é importante não perder nossa cultura. E, já que não podemos voltar, fazemos a festa aqui."
Os zapotecas formam um dos dois maiores grupos linguísticos indígenas em Oxaca, e seu povo está entre as últimas ondas de imigração de trabalhadores para os EUA. Na Califórnia, cerca de 30% dos trabalhadores rurais hoje são indígenas, segundo o governo dos EUA.
Juan Santiago, um estudante da Universidade do Estado da Califórnia, em Fresno, começou a festa em Madera para ajudar a organizar sua comunidade. Santiago, 23, veio com sua mãe para os EUA quando tinha 11 anos, se juntando ao pai e quatro irmãos em Madera. Ele é o primeiro membro de sua família a se formar na escola e cursar uma faculdade.
A vida na Califórnia traz diversos desafios para seu povo, segundo Santiago. Em Madera, onde 77% dos 61 mil residentes são hispânicos, os zapotecas enfrentaram uma barreira linguística dupla, com inglês e espanhol. 

FONTE: Folha.com/Turismo

Nenhum comentário: