quarta-feira, 2 de junho de 2010

AVES E PÁSSAROS DA CAATINGA (BRASIL)

       Essas são algumas fotos de aves e pássaros encontradas na Caatinga Nordestina.


                                                                                       

                                                        
 Currupião ou Concris(como é mais conhecido no Nordeste do Brasil.

                                                                                                                  
                              Azulão.



                                                                              
                                 Bem-te-vi



                                                                                                              
 Siriema e ao seu lado, uma coruja buraqueira (Caboré).



OBSERVAÇÃO:

     Apesar de ser um "Bioma" desconhecido por muitas pessoas do nosso Brasil e Também do restante do mundo, à catinga possui uma enorme quantidade de Aves e Pássaros de rara beleza.
Dentre os que se destacam pela sua beleza, podemos destacar o "Concris"(currupião), o "Bem-te-vi", o "Azulão" e muitos outros que habitam a Caatinga do município de Carnaúba dos Dantas, e grande parte do Nordeste Brasileiro.

        Além de todas essa Aves e Pássaros acima citadas e postadas, ainda podemos encontrar nas "matas" do nosso município, os seguintes pássaros  e aves:

. Arengueiro, anum branco, anum  preto, golinha, neguinho, cajaca, cajaca de couro, rolinha branca, rolinha cafuta, rolinha cascavilinha, rolinha sangue-de-boi, asa-branca, juriti, nambú(lambú), teteu, garça branca, rouxinol,pêga, papa-capim, gaturana, pinta-silva(pintassilgo), socó, socó-boi, pega-peixe(martin pescador), galo-de-campina(galo da campina), ceguinha, titiu, fura-barreira, pica-pau(várias espécies), beija-flor(várias espécies), sabiá, gavião-preto, gavião-azul, gavião-ripino, gavião-pega-rolinha, urubú-da-cabeça-preta, urubú-da-cabeça-vermelha, carcará, gavião-pega-morcego, galinha-d'agua, paturi, putrião, mergulhão, marreca, lavandeira, rasga-mortalha, maracanã, papacu, xexéu-de-bananeira, cancão, craúna,  etc.

Obs. 

Os nomes de pássaros e aves acima citados, estão escritos  da forma como nós que habitamos a caatinga, os  pronunciamos.
     

FONTE: Dean Carvalho.

4 comentários:

Anônimo disse...

' O azulão é muito conhecido em pernanbuco e é um dos passaros mais bonitos do brasil conheça ele e ficará contente ! bjsss conheça

jamille disse...

a minha mae pegou um azulão, eu acho que ele ja vivia em cativeiro pois ele e muito manso ,ele veio comer a comida dos outros passarinhos que ela tem, ela ficou miuto feliz ele e lindo!!!!

Lillian Navarro disse...

na minha casa em Cabedelo/PB ,tem muito bem-te-vi, rolinha, e um casal de PICA-PAU e outros pássaros sempre aparecem por lá ,todos devidamente soltos, aparecem sempre para comer pois temos muitas arvores frutíferas no quintal, em troca cantam que é uma beleza.

Lillian Navarro disse...

no meu quintal tem um monte de pássaros , pois tenho árvores frutíferas , o legal e observa-los cantando e brincando!!!!!!