terça-feira, 8 de junho de 2010

HOMENS PRÉ-HISTÓRICOS ( Homo Erectus )

Homo erectus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como ler uma caixa taxonómicaHomo erectus
Homo erectus - reconstrução artística
Homo erectus - reconstrução artística

Estado de conservação
Pré-histórica
Classificação científica
Domínio:Eukariota
Reino:Animalia
Subreino:Metazoa
Filo:Chordata
Subfilo:Vertebrata
Infrafilo:Gnathostomata
Superclasse:Tetrapoda
Classe:Mammalia
Subclasse:Theria
Infraclasse:Placentalia
Superordem:Euarchontoglires
Ordem:Primates
Subordem:Haplorrhini
Infraordem:Simiiformes
Parvordem:Catarrhini
Superfamília:Hominoidea
Família:Hominidae
Subfamília:Homininae
Género:Homo
Espécie:H. erectus

Nome binomial
Homo erectus
(Dubois, 1894)
Wikispecies
Wikispecies tem informações sobre:Homo erectus
Homo erectus é uma espécie extinta de hominídeo que viveu entre 1,8 milhões de anos e 300 000 anos atrás (Pleistoceno inferior e médio).
Eles mediam entre 1,30 e 1,70 m de altura, e seu volume craniano era entre 750 e 1250 cm³, um aumento de cerca de 50% em relação ao seu ancestral Homo habilis. Seus esqueletos fósseisdatam de cerca de 1,5 milhão de anos atrás, e foram encontrados principalmente na África.
Habitantes de cavernas, produziam e usavam ferramentas bem mais elaboradas (como machados de mão), que representam a primeira ocorrência no registro fóssil de um design consciente. Acredita-se que produziram ferramentas de madeira e armas, mas não foram preservadas. Foram provavelmente os primeiros a usar o fogo, e a iniciar uma migração do continente africano para diversas regiões.

Índice

 [esconder]

[editar]O primeiro Homo erectus encontrado

O mais antigo registro do Homo erectus foi encontrado pelo holandês Eugéne Dubois (1858-1940), numa margem do rio Bengawan Solo em Trinil, região central de Java. Foram encontrados restosfossilizados com 1,8 e 1,0 milhões de anos em África (p.ex., Lago Turkana e Desfiladeiro Olduvai),Europa (Geórgia), Indonésia (p.ex., Sangiran e Trinil), e China (p.ex., Shaanxi).

[editar]Evolução

Desde o descobrimento do Homo erectus, os cientistas questionam se esta espécie era um antepassado direto do H. sapiens, devido ao fato das investigações feitas não eram suficientes para chegar-se a tal conclusão. As últimas populações de H. erectus - tais como as do rio Bengawan Solo, em Java - podem ter vivido há apenas 50 000 anos, simultaneamente com populações de H. sapiens, e se descarta que que este tenha evoluído a partir destas últimas populações de H. erectus. Ainda que populações anteriores de H. erectus asiáticos poderiam ter dado lugar ao H. sapiens, hoje se considera mais provável que este evoluiu na África, provavelmente de populações africanas de H. erectus. Portanto, os primeiros H. sapiens teriam migrado desde o nordeste daÁfrica, há menos de 100 000 anos, até a Ásia, onde talvez tenha se encontrado com os últimos H. erectus.
Quanto à possível filogenia do Homo habilis ter dado origem ao H. erectus, não parece provável de um modo direto, pois existiria com maior probabilidade uma ligação destas espécies com o H. rudolfensis. Tudo indica que os H. habilis viveram na África até mais ou menos 1 440 000 anos, significando uma coexistência com H. erectus por um lapso de uns 500 000 anos.
Uma espécie que aparentemente descende tardiamente do Homo erectus é o pequeno Homo floresiensis.

[editar]Subespécies

Homo erectus pertence a uma das mais bem sucedidas e duradouras espécies do género Homo. É geralmente considerada a espécie que deu origem a um grande número de espécies descendentes e subespécies. Elas são:

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: