sexta-feira, 25 de junho de 2010

INDIOS DO BRASIL ( Tarairus)

Tarairus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Dança dos Tapuias, por Albert Eckhout.
Homem Tapuia, por Albert Eckhout.
Mulher Tapuia, por Albert Eckhout.
Os tarairus ou tarairius foram um grupo indígena que habitava os estados brasileiros do Rio Grande do Norte, Ceará , Paraíba e Pernambuco. Residiam nas ribeiras do Jaguaribe, Apodi, Açu, Piranhas, Sabuji, e Seridó, nos vales aonde se desenvolveu a guerra do Açu. Foram também chamados de otxucaianas. Os tarairius formam segundo historiadores um grupo linguístico distinto dentre os índios do nordeste brasileiro e estariam linguisticamente afiliados ao tronco macro-jê ao lado dos cariris. Os tarairus foram retratados pelo artista Albert Eckhout em sua caracterização dos tapuias.

Índice

[esconder]

[editar] Características gerais

Os tarairus são um dos grupos indígenas sobre os quais se tem mais informações na América. As tribos tarairus geralmente denominavam-se de acordo com seu chefe ou principal, como se observa nos casos dos janduís, paiacus e canindés. Observando os janduís pode-se notar algumas características que se considera comuns entre os povos tarairus. Eram em geral nômades pois desciam ao litoral na época da safra do caju, e praticavam a caça e a colheita de mel. Usavam como armas propulsores, dardos, arcos, flechas e tacapes. Praticavam agricultura de milho, fumo, legumes, abóborasmandioca, e fumigavam as sementes e o campo através do plantio. Os grupos eram geralmente divididos em duas metades. Era costume ingerir bebida preparada com sementes ao que se seguia um transe pela parte dos feiticeiros. Havia rituais de iniciação das crianças por volta dos sete ou oito anos de idade. Os tarairus efetuavam rituais de casamento; adoravam através de festas à Ursa Maior. Detinham a técnica de assar alimentos com brasas enterradas. Usavam os cabelos compridos entre homens e mulheres. em forma de bilha e

[editar] História

O povo tarairu era originalmente agrupado em cerca de 22 grandes tribos. Lutaram ao lado dos holandeses contra o domínio português durante as invasões holandesas no Brasil. Os portugueses procuraram invadir progressivamente as terras dos tarairus, que foram duramente combatidos no período entre 1630 e 1730 no que é considerado por alguns a maior guerra indígena no país.

[editar] Grupos afiliados

Nenhum comentário: