domingo, 11 de julho de 2010

GRANDES CADEIAS DE MONTANHAS DO MUNDO ( Pirineus- ESPANHA/FRANÇA/ANDORRA - Europa)

Pireneus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Pireneus ou Pirenéus
Os Pireneus vistos do espaço (Cortesia NASA).

Os Pireneus vistos do espaço (Cortesia NASA).
Altitude máxima 3404 m m (11 168 pés)
Coordenadas 42° 40′ N 1° 00′ E
Comprimento 425 km
País(es)  Espanha
 França
 Andorra
Cumes mais altos Monte Aneto
Sopé 600-1500 m
Os Pirenéus, Pireneus ou, menos corretamente, Pirineus(ver etimologia e grafia)cordilheira no sudoeste da Europa cujos montes formam uma fronteira natural entre a França e a Espanha. Separam a Península Ibérica da França, e estendem-se por aproximadamente 430 km, desde o Golfo da Biscaia, no oceano Atlântico, até o cabo de Creus (extremo oriental da Espanha continental), no mar Mediterrâneo. são uma
Na sua maior parte, a crista principal dos Pireneus forma a fronteira franco-espanhola, com o principado de Andorra incrustado entre seus dois grandes vizinhos. A principal exceção a esta regra é o Vale de Aran, que pertence à Espanha mas se situa na face norte da cordilheira. Outras anomalias orográficas incluem a Cerdanha (único vale dos Pireneus no sentido leste-oeste)[1] e o enclave espanhol de Llívia (completamente cercado por território francês).
O gentílico de Pireneus é "pireneu"; há, ainda, o adjetivo "pirenaico".[2]

Índice

[esconder]

[editar] Etimologia e grafia

Segundo O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, o topônimo português "Pireneus" ou "Pirenéus" advém do grego antigo Pyrenaia (Πυρηναῖα), recebido através do latim Pyrenaeos. Embora haja outras etimologias propostas, o termo grego parece ter como origem o nome de uma personagem da mitologia grega, Pirene (Πυρήνη), amante de Hércules, filha de Bébrix: Hércules, após a morte de Pirene, teria erguido uma tumba à altura de seu amor, isto é, a cordilheira, onde repousa sua amada.[3]Plutarco. O termo grego já aparece em
Em português, embora a etimologia tenha consagrado as grafias "Pireneus" (no Brasil[4]) e "Pirenéus" (em Portugal e demais países lusófonos[5]), também é corrente no Brasil a forma "Pirineus", e em Portugal a forma "Pirinéus". Alguns entendem que esta última grafia é errada, mas outros apontam a sua coexistência com a forma "Pireneus" nos principais dicionários da língua[6][7] como prova de sua correção. No entanto, essa posição não é defensável face à utilização do gentílico "pireneu" e do adjetivo "pirenaico" nas mesmas obras, o que entra em contradição

[editar] Geografia

Ponte românica nos Pirenéus (Vale de Bujaruelo), séc. IX
Os Pireneus são subdivididos em: Pireneu Ocidental ou Atlântico, Pireneu Alto ou Central e Pireneu Oriental. O alcance do Pireneu Central estende-se a oeste de Port de Canfranc até o Vale de Aran a leste. O ponto culminante da cordilheira é o Monte Aneto, no maciço da Maladeta, com 3404 m. Há por volta de duzentos picos acima de 3000 m na cordilheira. As montanhas mais altas estão constantemente cobertas de neve, apesar de ter sido observado, a partir da metade do século XIX, um acentuado degelo. A outrora impressionante geleira Ossoue, em Vignemale, perdeu muito de sua antiga espessura.

[editar] Geologia

Mapa topográfico dos Pireneus.
Os Pireneus constituem uma formação mais antiga do que os Alpes: seus sedimentos começaram a ser depositados em bacias costeiras durante as eras Paleozóica e Mesozóica. Entre 100 e 150 milhões de anos atrás, durante o Cretáceo Inferior, o golfo da Biscaia dilatou-se, de modo a empurrar o que é hoje a Espanha de encontro à França e a pressionar grandes camadas de sedimentos. A pressão intensa e o soerguimento da crosta terrestre afetaram de início a porção oriental e, posteriormente, toda a cordilheira, processo que atingiu o ápice no Eoceno.
A porção oriental dos Pireneus compõe-se principalmente de granito e gneisse, enquanto que na parte ocidental os picos de granito são acompanhados por camadas de calcário. A aparência maciça e conservada da cordilheira é devida à abundância de granito — que é particularmente resistente à erosão — e ao fraco desenvolvimento glacial.
Vale d'Ossau nos Pireneus franceses.

[editar] Picos

São os seguintes os picos acima dos 3200 metros de altitude (ordenados por cotas):
O pico mais alto da Península Ibérica não fica nos Pirenéus: é o pico MulhacénSierra Nevada. com 3480 m, situado na

[editar] Fauna

Os animais que vivem nos Pireneus são na sua maioria alpinos, porém, nas partes mais baixas, existem animais comuns das florestas temperadas.
São encontrados animais como:

Nenhum comentário: