terça-feira, 20 de julho de 2010

ILHA DO BANANAL, A Maior Ilha Fluvial do Mundo (Estado do Tocantins/Brasil-AMÉRICA DO SUL)

Ilha do Bananal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Ilha do Bananal
Localização
Localização no estado do Tocantins
Dados gerais
País Brasil
Localização 11°20′S, 50°25′W
Área 20.000,00 (49º) km²
Imagem
Localização
Ilha do Bananal, santuário ecológico do rio Araguaia
A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de extensão (1.916.225 hectares), cercada pelos rios Araguaia e Javaés. Localiza-se no estado brasileiro do Tocantins, estando subdividida entre os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium. Fica próxima à divisa com os estados de Goiás, Mato Grosso e Pará. Localiza-se entre as latitudes 9°44'S e 12°49'S e entre as longitudes 49°52'O e 50°44'O. Abriga ao norte o Parque Nacional do Araguaia e, ao sul, duas reservas indígenas: Carajás e Javaés.

Índice

[esconder]

[editar] História

Descoberta em 26 de julho de 1773 pelo sertanista José Pinto Fonseca, recebe o nome de Santana. Posteriormente, passa a se chamar Bananal, em razão da existência de extensos bananais silvestres. Esta ilha abriga cerca de quinze aldeias indígenas, sendo uma delas a Aldeia Kanoanã, fica perto da região de Formoso do Araguaia no Tocantins.

[editar] Santuário ecológico: fauna e flora

É considerada um dos santuários ecológicos mais importantes do país. Por estar na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado, possui fauna e flora bastante diversificadas. A fauna tem espécies comuns ao Pantanal Mato-Grossense, como a onça-pintada, boto, uirapuru, garça-azul e tartaruga-da-amazônia.
Na flora destacam-se vários gêneros de orquídeas terrestres, a maçaranduba, piaçava e canjerana. Na vegetação predominam os campos, conhecidos na região pelo nome de varjões. Aparecem ainda o cerrado, a mata seca de transição, as matas ciliares de igapó, vegetação das encostas secas e vegetação dos bancos de areia. escola geografica

[editar] Clima

Predomina o clima tropical quente semi-úmido com temperaturas máximas de 38 °C nos meses de agosto a setembro e mínimas de 22 °C em julho. Duas estações são nitidamente marcadas na ilha, o verão (de novembro a abril) em que predominam as chuvas, e o inverno (de maio a outubro) onde ocorre o período da seca. A umidade relativa do ar registrada nas estações mais definidas gira em torno dos 60% (julho) e 80% (épocas chuvosas).
Durante os meses de janeiro a março, época de cheia do Rio Araguaia, parte da ilha permanece inundada. As chuvas desse período correspondem a cerca de 50% do total anual.

[editar] Indígenas da Ilha do Bananal

Desde tempos imemoriais, a Ilha do Bananal é habitada por índios. No presente, existem alguns grupos indígenas presentes nas aldeias da Ilha do Bananal, especialmente das etnias Karajá-Javaé, Avá-Canoeiro e Tapirapé, que ocupam o Parque Indígena do Araguaia e a Terra Indígena Inãwébohona.
As aldeias do subgrupo Karajá estão dispostas às margens do rio Araguaia, e são:
As aldeias do subgrupo Javaé estão dispostas às margens do rio Javaés e do Riozinho, e são:
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: