quarta-feira, 14 de julho de 2010

GRANDES CADEIAS DE MONTANHAS DO MUNDO (Sierra Nevada- ESPANHA/Europa)

Sierra Nevada (Espanha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Sierra Nevada vista da Vega de Granada.
A Sierra Nevada é um maciço montanhoso pertencente ao conjunto das Béticas, concretamente aos sistemas Penibéticos e situado na Andaluzia, Espanha, que se estende pela zona centro-sudeste da província de Granada e parte do sudoeste da província de Almería. Em 1986 foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO e em 1999 grande parte do seu território foi declarado Parque nacional pelos seus valores botânicos, paisagísticos e naturais. É o maciço montanhoso de maior altitude da Europa depois do Cáucaso e dos Alpes, e o tecto da Península Ibérica, sendo o topo o Pico Mulhacén, de 3.482 m.
A Sierra Nevada, juntamente com as Béticas formou-se durante a orogénese alpina na era terciária. Por causa do seu isolamento e altitude, desde o fim da Glaciação de Würm o maciço tornou-se refúgio de muitas plantas e endemismos impróprios das latitudes mediterrânicas em que se situa, contando-se, segundo fontes do Ministério Espanhol do Ambiente [1], 66 espécies vegetais vasculares endémicas e outras 80 espécies animais próprias do lugar.
Dentro do Parque Nacional encontra-se a estação de esqui mais meridional da Europa, que é a de maior altitude de Espanha.

Índice

[esconder]

[editar] Situação e características

Localização da Sierra Nevada na Península Ibérica.
A Sierra Nevada é uma cadeia montanhosa situada na cordilheira penibética, que se estende pela zona centro-sudeste da província de Granada e parte do sudoeste da província de Almería, em Espanha. Está isolada pelo vale do Lecrín a oeste, vale do Guadalfeo a sul, pela depressão Bética a norte, e pelo corredor do Gérgal a este. As coordenadas geográficas que a delimitam são: de 36º55' a 37º15' de latitude norte, e de 2º56' a 3º38' de longitude oeste. Tem um comprimento de quase 80 km, e a largura oscila entre os 15 e os 30 km, cobrindo mais de 2.000 km².
Na Sierra Nevada encontra-se o Pico Mulhacén, o mais alto da Península Ibérica com 3480 metros de altitude, assim como o Pico Veleta, o terceiro em altitude com 3.392 metros, após o Monte Aneto nos Pirenéus.
A encosta norte do maciço é o lugar de nascimento de múltiplos rios situados quase todos na bacia do Rio Guadalquivir; aqui nascem rios como o NacimientoAndarax), Fardes, e o rio Genil, o mais importante de todos; nas encostas oeste e sul nascem rios pertencentes à vertente mediterrânica, como o Rio Dúrcal, o Ízbor, o Trevélez, e o Poqueira, afluentes do Rio Guadalfeo, que também nasce na serra, e os rios Adra e Andarax, com os seus respectivos afluentes. Nesta mesma vertente encontram-se a maior parte das quase 50 lagoas de alta montanha existentes na Sierra Nevada, muitas das quais dão lugar ao nascimento de rios e ribeiros. (afluente do
Grande parte da envolvente, sobretudo acima dos 2.400 metros (que corresponde ao limite das neves eternas até ao início do período do Holoceno) foi modelado pela antiga presença de glaciares, dando lugar a numerosas lagoas de alta montanha, especialmente na vertente sul do maciço, e vales em forma de "U".
A maior parte da extensão da Sierra Nevada está dentro do Parque Nacional da Sierra Nevada, ocupando um total de 86.210 hectares; outros 86.000 correspondem ao parque natural circundante. Dentro deste parque situa-se o Observatório da Sierra Nevada, e a estação de esqui situada mais a sul da Europa, conhecida pelas suaves temperaturas e abundante número de horas de Sol.
O Observatório da Sierra Nevada encontra-se na encosta norte, a 2.800 metros de altitude. Em 1935 foi aberta uma estrada que conduzia ao cume do pico Veleta. A parte que levava ao cume foi encerrada ao trânsito em 1989; até aí era considerada a estrada mais alta da Europa.

[editar] História e origem do nome

Vista da Sierra Nevada e Alhambra a partir do Mirador de San Nicolás, Granada.
Existem referências à Sierra Nevada desde a Antiguidade. Plínio, o Velho já mencionava no século I a existência do monte Solarius na zona fronteiriça entre as províncias romanas da Hispânia, a Bética e a Tarraconense. Durante a época visigoda, Isidoro de Sevilha falou do monte Solorio, derivado de mont Oriens, monte no qual luz o sol antes do ocaso.
Durante o século XVI foi cenário da Rebelião das Alpujarras. Posteriormente, o século XVIII marca o início de diversas expedições, em que, influídos pelo espírito do Iluminismo, se começou a explorar sistematicamente a serra.

[editar] Geografia humana e economia

A actividade tradicional das gentes que vivem na zona da Sierra Nevada tem sido historicamente a agricultura e a pecuária. A abundância de água, sobretudo na parte oeste do maciço, facilita a agricultura tradicional, a qual chegou a estabelecer-se em zonas acima dos 2.000 metros de altitude na encosta sul (graças ao clima benévolo do lugar), se bem que a mecanização seja totalmente impossível devido à orografia.
Nos últimos anos, a actividade agrícola e pecuária tem dado lugar ao turismo. Em Granada, a estação de esqui e snowboard tem grande popularidade e prestígio. O elevado número de horas de sol e boas temperaturas, mesmo no inverno, atrai os entusiastas de desportos de inverno. A estância situa-ses a 2100 metros de altitude na sua parte mais baixa e tem a sua cota mais alta a quase 3500 metros. As 86 pistas têm um comprimento total esquiável de cerca de 87 km, com variados níveis de dificuldade. A estância é também conhecida pelo seu aprés ski, com uma série de lojas, bares e restaurantes que fazem desta estância uma das mais apetecidas de toda a Espanha, que durante o Inverno é palco de diversas competições mundiais de desportos de inverno.

[editar] Clima

Imagem de satélite da Sierra Nevada. A cadeia montanhosa é visível no centro; sob esta são visíveis nuvens causadas por vento de direcção sudeste.
A Sierra Nevada é um exemplo bem representativo dos ecossistemas mediterrânicos de alta montanha. Podem identificar-se zonas de relativa aridez (por causa da orientação oeste-este, e os ventos predominantes do oeste) e a forte insolação da zona mediterrânica em que se situa. As condições que determinam a enorme diversidade climática na Sierra Nevada são a sua importantíssima amplitude em altitude, a baixa latitude, e a complexa topografia do terreno.
O intervalo de altitude determina o aumento da insolação conforme se sobe e provoca oscilações térmicas de grande importância: Em Trevélez (1500 m de altitude), a temperatura média anual oscila entre os 16 e 12 ºC; dos 1500 m até ao Puerto da Ragua (2000 m), entre 12 e 8 ºC; entre os 2000 m e o albergue juvenil de Pradollano (2500 m), entre 8 e 4 ºC, e a partir dos 3.000 m normalmente estarão por volta dos 0 ºC ou ligeiramente abaixo. A vertente norte é mais fria que a sul pela menor insolação e maior exposição aos ventos de norte.
A posição meridional e a presença na zona de influência mediterrânica provoca a sua relativa aridez; no Verão (de Maio a Outubro) a pluviosidade é mínima, enquanto que no Inverno a chuva é quase sempre em forma de neve a partir de certa altitude (2.000 metros aproximadamente). Os ventos ajudam a determinar um máximo no Outono na vertente sul (ventos de sudoeste) e outro máximo de Primavera na vertente norte, de maior influência norte-atlântica (com ventos de direcção norte e noroeste).
Além disso existem as peculiares condições microclimáticas que se criam em cada um dos vales, rios e barrancos, em que a insolação é determinante.
Clima de Pradollano, Albergue Juvenil (2.507 m) (Dados: Phytosociological Research Center[2])
1975-1989 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez média
anual
Temp. máxima (ºC) 0,3 -0,9 0,6 3,2 4,6 14,2 21,6 19,8 14,2 10,4 3,5 2,6 7,8
Temp. mínima (ºC) -6,1 -7,9 -7,5 -4,3 -2,9 5,6 11,9 10,6 5,7 2,2 -3,3 -4,0 0,0
Temp. média (ºC) -2,9 -4,4 -3,4 -0,6 0,9 9,9 16,6 15,2 9,9 6,3 0,1 -0,7 3,9
Precipitação (mm) 86,7 91,2 78,8 53,8 53,6 29,7 6,1 11,7 33,7 69,0 85,2 93,1 692

[editar] Flora da Sierra Nevada

O Puerto de La Ragua (1.900 m) na Sierra Nevada
Após o final da última glaciação, a peculiar situação da Sierra Nevada permitiu que esta se convertesse em refúgio de uma grande quantidade de endemismos e espécies nórdicas impróprias a latitudes médias. Conhecem-se 66 espécies vegetais vasculares endémicas, o que representa a maior biodiversidade de toda a Península Ibérica e uma das maiores da Europa. No total o número de plantas superiores é cerca de 2.100 o que representa a quarta parte de todas as espécies conhecidas em Espanha e a quinta parte da Europa.

Maiores montanhas da Sierra Nevada
Pico Altitude

Mulhacén 3.480 m.
Veleta 3.393 m.
Alcazaba 3.371 m.
Cerro Los Machos 3.324 m.
Puntal de Siete Lagoas 3.248 m.
Puntal Caldera 3.226 m.
Pico de Elorrieta 3.206 m.
Crestones Rio Seco 3.198 m.
Loma Pelada 3.187 m.
Cerro Pelado 3.179 m.

[editar] Vegetação de alta montanha

A partir dos 1.900 metros, até aos 2.700 metros aproximadamente, desenvolve-se o solo oromediterrânico. É a partir desta franja de altitudes que aparece a maioria das espécies que convertem a Sierra Nevada num paraíso botânico.
Neste nível há pinhais extensos. A vegetação é formada por espécies de porte arbóreo e arbustivo (pinheiro silvestre (Pinus sylvestris), junípero (Juniperus sabina), J. communis subsp. hemisphaerica, Prunus ramburii) e um matorral pulvinular (Vella spinosa, Erinacea anthyllis, Bupleurum spinosum).

[editar] Vegetação dos cumes

Estrela das neves (Plantago nivalis)
O solo crioromediterrânico desenvolve-se a partir dos 2.600 a 2.800 m. As condições climáticas de forte insolação, temperaturas extremas, fortes ventos, seca estival própria das latitudes mediterrânicas e a presença de neve mais de oito meses por ano impedem o desenvolvimento de espécies lenhosas. Neste cenário proliferam os borreguiles (nome que recebem em Granada as pastagens de alta montanha). Este tipo de vegetação (que também em parte se desenvolve nos locais mais altos do piso oromediterrânico) apresenta certas semelhanças com a tundra ártica, sendo o cervum (Nardus stricta) a planta mais representativa, e um elevadíssimo número de endemismos.

[editar] Vegetação ripícola

Dependendo da zona, em áreas de rochas carbonatadas (caliças, por exemplo), a vegetação de rio está formada principalmente por olmo (Ulmus minor), choupo (Populus alba) e salgueiro Salix spp.. Sobre solos ácidos instalam-se alísedas (Alnus glutinosa), salgueiros (Salix atrocinerea) e fraxinus (Fraxinus angustifolia). A degradação da vegetação ripícola (de rio) na Sierra Nevada é infelizmente notável, sendo bastante difícil encontrar bosques fluviais em bom estado de conservação hoje em dia.

[editar] Fauna da Sierra Nevada

A fauna da Sierra Nevada sempre foi de difícil estudo, existindo um número bastante baixo de referências zoológicas. A espécie icónica é uma cabra montês (Capra pyrenaica), que pasta na alta montanha. O Ministério Espanhol do Ambiente classificou 80 espécies animais endémicas. Existem diversas espécies de animais invertebrados raros entre os quais mais de 20 espécies de mariposas e numerosas espécies de pequenas aves, e um importante número de aves de rapina.

[editar] Geologia

A Sierra Nevada, conjuntamente com as Béticas e todas as cordilheiras junto ao Mar Mediterrâneo, formou-se durante a orogénese Alpina do Terciário no sul da Europa, com sedimentos da era Primária e Secundária: grãos de quartzo e óxidos de ferro, fundamentalmente. A acumulação de uma espessa capa de materiais no fundo de um sinclinal, coberto pelas águas do mar (Mar de Tétis) há mais de 200 milhões de anos, de entre 3.000 e 4.000 metros, e submetidos a enormes pressões das profundidades, transformaram as rochas sedimentares.
Posteriormente, na segunda metade da era Terciária, no Plioceno, começa o levantamento dos materiais já de antigas orogéneses e vai emergindo pouco a pouco das águas, tal como a formação alpina que, iniciando-se a pressão no sul, foi deslocando-se para norte, em direcção à meseta castelhana, que actuou como barreira ao seu avanço.
Posteriormente, chegou-se a um ponto no qual o levantamento e rebaixamento chegou a um limite e os materiais deslizaram uns sobre os outros, formando-se uma série de falhas.
O núcleo de Sierra Nevada é formado por materiais da era paleozóica, principalmente ardósia micácea, de pouca dureza.
Vertentes sul da Sierra Nevada, com as localidades das AlpujarrasCapileira e Bubión). É visível a relativa suavidade da vertente apesar de alcançar os 3.000 metros em poucos quilómetros. (
 
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: