segunda-feira, 12 de julho de 2010

GRANDES VULCÕES DO MUNDO ( Pinatubo- Fillipinas/ÁSIA)

Pinatubo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Monte Pinatubo
Monte Pinatubo durante a erupção de 1991

Monte Pinatubo durante a erupção de 1991
Altitude 1.486 m (4.875 pés)
Coordenadas 15° 7.8′ N 120° 21′ E
Localização províncias de Zambales, Tarlac e Pampanga, ilha de Luzon, Filipinas
Cordilheira Montanhas Zambales
O Monte pinatubo é um estratovulcão activo localizado na ilha Luzon, nas Filipinas, na intersecção das fronteiras das províncias de Zambales, Bataan, e Pampanga.
Antes de 1991, a montanha estava coberta de floresta densa que mantinha uma população de vários milhares de indígenas, os Aeta, que tinham fugido para as montanhas quando os espanhóis conquistaram as Filipinas em 1565.
A sua última erupção ocorreu em Junho de 1991 com a morte de 800 pessoas. Após 500 anos inactivo, o vulcão entrou em erupção produzindo uma das erupções mais violentas do século XX. Muitas vidas foram salvas pois as previsões no inicio da erupção permitiram evacuar alguns dos povoados que habitavam as áreas em redor do vulcão e que foram severamente destruídas pelo fluxo piroclástico, composto de uma mistura de lenha, lama e cinzas, e mais tarde as chuvas ácidas. Milhares de casas foram destruídas.
Os efeitos da erupção foram sentidos em todo o mundo. Mandou grandes quantidades de aerossóis para a estratosfera (mais do que todas as erupções desde o Krakatoa em 1883). Os aerossóis formaram uma camada global de neblina rica em ácido sulfúrico durante os meses seguintes. As temperaturas globais desceram aproximadamente 0,5°C (0,9 °F), e a destruição do ozono aumentou substancialmente.Tem 1486 metros.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: