quinta-feira, 16 de setembro de 2010

GRANDES LAGOS DO PLANETA TERRA ( Lago Plescheievo/Rússia-ÁSIA)

Lago Plescheievo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lago Plescheievo
Lago Plescheievo
Localização óblast de Iaroslavl
Coordenadas 56° 45′ N 38° 47′ E
Área da superfície 51 km²
Comprimento máximo 9,5 km
Profundidade máxima 25 m
Cidades vizinhas Pereslavl-Zalessky
País(es)  Rússia
O Plescheievo (em russo: Плещеево озеро) é um dos maiores lagos de água doce da Rússia, situado no óblast de Iaroslavl. Tornou-se mais conhecido por ter sido uma área de lazer dos czares russos, no passado, e foi aqui que nasceu a Marinha Russa.[1] A cidade de Pereslavl-Zalessky fica situado na parte sudeste de sua margem.

Índice

[esconder]

[editar] Características

Tem formato arredondado, com área de 51 km2. Sua origem remonta a cerca de 30 mil anos, pelo derretimento glaciar, com formação geológica de morena.
Com profundidade de cerca de 25 metros no seu meio, durante os invernos fica congelado a partir de novembro, vindo a descongelar-se em abril. Suas margens têm extensão total de 28 quilômetros.

[editar] Ecologia e o "arenque doce"

O lago, que faz parte do Parque Nacional Pleshcheievo, é o habitat de um peixe da família do arenque, chamado em russo de ryapushka (arenque-doce, em livre tradução - o Coregonus albula), cujo preparo defumado era o prato preferido na Corte[1].
O arenque está representado no brasão da cidade de Pereslavl-Zalesky.
A área, atualmente protegida pelo parque nacional, constitui-se em lugar de camping, natação e pesca.

[editar] Histórico

Numa de suas margens está um imenso bloco granítico chamado de "Pedra Azul", que foi objeto de adoração pagã, e ainda é local de encontro nos feriados da Igreja Ortodoxa Russa. A pedra pesa em torno de 12 toneladas.
Entre 1688–1693 o futuro czar Pedro, o Grande construiu ali sua famosa "flotilha de brinquedo" (ou seja, uma flotilha de treinamento) para sua diversão, que incluía o barco chamado Pedro. O museu Botik (pequeno bote, em russo) em Pereslavl-Zalessky registra a histórira desta primeira frota russa, mantendo um dos modelos originais das embarcações antigas. Essa flotilha é considerada como precursora da armada russa.[2]


FONTE: Wikipédia, a Encilopédia Livre.

Nenhum comentário: