segunda-feira, 13 de setembro de 2010

GRANDES RIOS DO NORDESTE BRASILEIRO ( Rio Piranhas-Açu/Rio Grande do Norte-BRASIL/América do Sul )

Rio Piranhas-Açu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Rio Piranhas-Açu
Rio Piranhas-Açu em Macau, estado do Rio Grande do Norte.

Rio Piranhas-Açu em Macau, estado do Rio Grande do Norte.
Comprimento
Nascente Bonito de Santa Fé, Paraíba
Altitude da nascente
Foz Macau, Rio Grande do Norte
Área da bacia
Afluentes
principais
rio Espinhara, rio Picuí e rio Seridó
País(es) Brasil
O Rio Piranhas-Açu é um rio encontrado na Região Nordeste do Brasil que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Conhecido simplesmente como Rio Piranhas na Paraíba, recebe o nome de Rio Açu após passar pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no município de Assu no Rio Grande do Norte.
O Rio Piranhas-Açu nasce da junção das águas dos rios do Peixes e Piancó na Paraíba e desemboca na cidade de Macau no litoral do Rio Grande do Norte.
Outros afluentes do rio Piranhas são: rio Espinharas, rio Picuí e rio Seridó, todos sertanejos e temporários.
O rio Piranhas-Açu, no passado, estava sujeito a períodos de seca, quando o seu fluxo chegava apartar-se e as populações recorriam a cacimbas cavadas no leito seco, de onde retiravam a água para o consumo doméstico. Contudo, tais períodos de seca sempre foram intercalados por anos de muita chuva, quando o rio transborda e leva destruição para as comunidades ribeirinhas. Uma dessas enchentes ocorreu em 1974. Nesse ano, a cidade de Carnaubais foi inundada e toda a população obrigada a mudar-se para um terreno mais elevado do município, onde construiu uma nova cidade.
Hoje, o rio Piranhas-Açu está poluído, é o que dizem os estudos feitos por órgãos de defesa ambiental. As causas são: a falta de um saneamento adequado nas cidades ribeirinhas (cujo esgoto acaba chegando ao rio) e a atuação de empresas agrícolas que, criminosamente, lançam produtos químicos nas águas. O rio ainda está num avançado processo de assoreamento, também em virtude de práticas agrícolas irresponsáveis e da retirada de areia para a construção civil.
O rio Assu/Piranhas é o responsável pela maior bacia hidrográfica do estado ocupando uma superfície de 17.500 km², correspondendo a 32,8 % do território estadual, onde são encontrados 1.112 açudes. Ele nasce na Serra do Bongá, município de Santa Fé no estado da Paraíba com o nome de Rio Piranhas. Adentra o estado do Rio Grande do Norte ainda nomeado de Piranhas pelo município de Jardim de Piranhas. Recebe o nome de Piranhas-Assu ao passar pela Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Assu. O Rio Piranhas/Assu recebe águas com as cheias na região das lagoas do Piató, Ponta Grande e do Queimado, indo desembocar no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, em forma de estuário próximo a cidade de Macau.
O represamento do rio Piranhas-Assu através da Barragem de Coremas, a maior da Paraiba e Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado do Rio Grande do Norte, permitiu a perenização do rio e a formação no baio curso de um grande lago para acumular dois bilhões e quatrocentos milhões de metros cúbicos de água, de onde parte uma rede de adutoras que abastecem de água potável a população de varias cidades do estado e canais que asseguram a irrigação de terras férteis com o cultivo de frutas.


FONTE:  Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: