quinta-feira, 2 de setembro de 2010

GRANDES RIOS DO MUNDO ( Rio Colorado-Estados Unidos/AMÉRICA DO NORTE ))

Rio Colorado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Colorado
Rio Colorado na altura do Grand Canyon

Rio Colorado na altura do Grand Canyon
Comprimento 2 320 km
Nascente Montanhas Rochosas
Altitude da nascente
Foz Golfo da Califórnia
Área da bacia 632.000 km²
País(es) Estados Unidos
 México
Rio Colorado é um rio dos Estados Unidos da América e do México. É o rio que atravessa o Grand Canyon.
O rio Colorado corta a região mais árida da América do Norte. A sua bacia hidrográfica tem 632.000 km², e vai desde as Montanhas Rochosas do Colorado até o Golfo da Califórnia, no México, passando por cinco estados americanos. Ao todo, tem 2320 km de extensão e é um dos rios mais longos da América do Norte.
Cerca de 80 km antes da foz, forma um pequeno trecho da fronteira Estados Unidos da América-México. Em seu curso alto e médio, o rio segue por um terreno acidentado, atravessando vários cânions, como o Grand Canyon.
Recebe as águas do rio Kanab, rio Paria, rio Escalante, rio San Rafael, rio Pequeno Colorado, rio San Juan e rio Dolores, que cortam transversalmente os cânions. No curso inferior, no Arizona e na Califórnia, percorre a depressão de Salton, região desértica que se prolonga por 275 km até a foz.

[editar] Aproveitamento do rio

Fotografia aérea da Represa Hoover.
Bacia hidrográfica do Rio Colorado.
A bacia hidrográfica do Colorado é uma das mais aproveitadas do mundo. A Barragem de Hoover, perto de Las Vegas, controla o regime do rio, que conta com numerosos canais de irrigação e diques e é usada para navegação e lazer. Em 1922 criou- se um órgão, no qual o México se uniu em 1944, encarregado de distribuir suas águas pelo território por ele banhado.
Em 1945 concluíram-se as obras que permitiram o deslocamento das águas do rio para verte- las no norte do Colorado, onde as terras irrigadas se ampliaram, abrindo 284 mil hectares.


FONTE: Wikipedia, a Encilopédia Livre.

Nenhum comentário: