sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PAÍSES DO MUNDO ( Indonésia- ÁSIA/OCEANIA)

Indonésia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Republik Indonesia República da Indonésia
Bandeira da Indonésia
Brasão de armas da Indonésia
Bandeira Brasão de Armas
Lema: "Bhinneka Tunggal Ika"
("Unidade na Diversidade")
Hino nacional: "Indonesia Raya" ("Grande Indonésia")
Gentílico: indonésio(a)[1]

Localização  República da Indonésia

Capital Jacarta
6° 10' S 106° 49' E
Cidade mais populosa Jacarta
Língua oficial Língua indonésiabahasa indonésio) (
Governo República presidencialista
 - Presidente Susilo Bambang Yudhoyono
 - Vice-presidente Boediono
Independência dos Países Baixos 
 - Declarada 17 de agosto de 1945 
 - Reconhecida 27 de novembro de 1949 
Área  
 - Total 1 904 569 km² (15.º)
 - Água (%) 4,8
 Fronteira Com a Malásia (N), com a Papua-Nova Guiné (N) e com Timor-Leste (E); fronteiras marítimas adicionais com as Filipinas, Singapura (N), Palau (E), Austrália (S) e Índia (NW)
População  
 - Estimativa de 2008 237 512.355 hab. (4.º)
 - Densidade 126 hab./km² (61.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 - Total US$ : 837,791 bilhões (16.º)
 - Per capita US$ : 3 725 (120.º)
Indicadores sociais
 - Gini (2005) 36,3[2]  – médio
 - IDH (2007) 0,734[3] (111.º) – médio
 - Esper. de vida 70,7 anos (110.º)
 - Mort. infantil 26,6/mil nasc. (109.º)
 - Alfabetização 92,0% (85.º)
Moeda Rupia indonésia (IDR)
Fuso horário (UTC+7 a +9, oficial: +7)
 - Verão (DST) não observado (UTC+7 a +9)
Clima Tropical úmido e tropical
Org. internacionais ONU, G15, OPEP, ASEAN, G20 (países industriais), G20 (países em desenvolvimento)
Cód. ISO IDN
Cód. Internet .id
Cód. telef. +62
Website governamental http://www.indonesia
.go.id/en/

Mapa  República da Indonésia

A República da Indonésia é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo, as Ilhas de Sonda, e ainda a metade ocidental da Nova Guiné. Tem fronteiras terrestres com a Malásia, em Bornéu, com Timor-Leste, e com a Papua-Nova Guiné; e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar. A localização entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia uma nação transcontinental. Sua capital é Jacarta.
É o quarto país mais populosoislâmicos. do mundo e o primeiro entre os países

Índice

[esconder]

[editar] História

Um navio esculpido em Borobudur, há cerca de 800 d.C. Barcos indonésios podem ter feito viagens comerciais para a costa leste da África no século I d.C.[4]
Entre os séculos VII e XIV, formaram-se nas ilhas de Samatra e Java vários reinoshindus e budistas mas, com a chegada de comerciantes árabes de Gujarate (Índia), no século XII, o Islão tornou-se a religião dominante na maior parte do arquipélago.
Quando os europeus ali chegaram em princípios do século XVI (em 1511, Francisco Serrão juntamente com António de Abreu chegam às ilhas Molucas - ver Portugueses na Indonésia), e começaram a dominar os reinos que ali existiam, na sua vontade de monopolizar o comércio das especiarias. A história da colonização holandesa da Indonésia começa com a expedição de Cornelis de Houtman. No século XVII, os holandeses, através da Companhia Holandesa das Índias Orientais, estabeleceram na região a sua colónia das "Índias Orientais Holandesas" (sem, no entanto, conseguirem ocupar a colónia portuguesa de Timor).
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Países Baixos, que foram ocupados pela Alemanha Nazi, perderam a sua colónia para os japoneses. Com o fim da guerra, Sukarno, que tinha cooperado com os japoneses, declarou a independência da Indonésia, mas os aliadosexército neerlandês a tentar recuperar a sua colónia. A guerra pela independência, denominada Revolução Nacional da Indonésia, durou quatro anos e, sob pressão internacional, os Países Baixos foram forçados a reconhecer o novo país. apoiaram o
A Indonésia – que havia incorporado a parte ocidental (antes holandesa) da ilha de Timor logo após a Segunda Guerra Mundial – é um país de enorme heterogeneidade étnica, histórica, cultural e linguística, com pelo menos 25 idiomas locais, 250 dialetos e quatro religiões principais, predominando o islamismo.
Entre os anos de 1963 e 1965 o Partido Comunista da Indonésia, que mantinha relações secretas com a China comunista de Mao Tse Tung, elaborou um plano para fortalecer o governo pró-Pequim de Surkano. A ideia era decapitar o alto comando anticomunista do exército para manter mais da metado do Exército, dois terços da Aeronáutica e um terço da Marinha alinhados ao Partido Comunista da Indonésia. Em 30 de setembro de 1965 o plano foi colocado em prática e o chefe do Exército e outros cinco generais foram presos e executados. Contudo esse plano fracassou, pois Suharto, um general até então de pouca expressão, estava informado sobre esse plano, esperou a prisão e execução dos generais para rapidamente tomar o poder.[5] O golpe de Estado do general Suharto, apoiado pelos Estados Unidos[6] e seus aliados, derrubou o governo do líder populista Sukarno em 1965, sob o pretexto de deter o avanço comunista. Foi um banho de sangue que vitimou mail de 500 mil de indonésios supostamente comunistas.[7] De caráter agressivo, militarista e essencialmente corrupto, a ditadura de Suharto promoveu a repressão e a opressão da população. Reforçou, também, a centralização política e o expansionismo. Assim, poderiam impedir a diversidade existente no país e reforçar as tensões autônomas opositoras à constituição de uma "Grande Indonésia". Com isso, houve conflitos autônomos nas ilhas Molucas, em Samatra, na Nova Guiné, em Celebes e Bornéu e fronteiriços com a Malásia e Papua-Nova Guiné.
A Indonésia ambicionava anexar a parte oriental da ilha de Timor, embora afirmasse reconhecer o domínio português.
Suharto foi reeleito 5 vezes e governou o país com a ajuda dos militares mas, com a crise económica asiática de 1997, o país voltou à rebelião e o presidente foi obrigado a renunciar e entregou o poder ao seu Vice-Presidente, B. J. Habibie. No entanto, nas eleições de 1999, Habibie perdeu-as para Megawati Sukarnoputri, filha de Sukarno, que não chegou a ser empossada, tendo sido substituída pelo seu partido político por Abdurrahman Wahid. A crise de Timor-Leste virou as cartas e Megawati voltou à presidência em 2001. Em 2004, nas primeiras eleições directas, foi eleito o actual presidente, Susilo Bambang Yudhoyono.

[editar] Geografia

A Indonésia possui 17 508 ilhas das quais cerca de 6 000 são habitadas. As principais são Java, Samatra, Bornéu, Nova Guiné e Celebes.
O país é banhado pelo Oceano Pacífico na sua parte oriental e pelo Oceano Índico no sul e oeste. A nordeste, confina com o Mar das Filipinas e Mar de Celebes, a noroeste, com o Mar de Andaman, a sul pelos mares de Arafura e de Timor, e engloba por completo os mares de Java, Savu, Banda, Seram e das Molucas.
Formado por milhares de ilhas, as maiores e mais importantes destacam-se: Bornéu, Sumatra, Célebes, Java (esta encontra-se o centro administrativo do país, a cidade de Jacarta, sua capital e a maior concentração populacional) e em torno da metade da ilha de Nova Guiné (compartilhada com Papua-Nova Guiné. Esta última detem o ponto mais elevado do país na Pirâmide Carstensz com 4.884 m. (anteriormente considerava-se ter 5.020 metros).
A Indonésia tem fronteiras terrestres com a Malásia, em Bornéu, com Timor-Leste, e com a Papua-Nova Guiné, na Nova Guiné e fronteiras marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com dois estados indianos. Estar localizado entre a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia uma nação transcontinental.

[editar] Demografia

A mesquita Istiqlal e a Catedral de Jakarta no centro de Jacarta. A Indonésia tem a maior população de muçulmanos do mundo.
Segundo o censo nacional de 2000, a população indonésia ascende a mais de 206 milhões de habitantes,[8] e para mediados da década de 2000, a Oficina de Estatísticas Centrais da Indonésia e Estatísticas da Indonésia, estimavam uma população de 222 milhões.[9][10] Para o ano de 2009, a população do país chegou a 229,5 milhões.[11] É o quarto país mais populoso do mundo, superado apenas por República Popular da China, Índia e Estados Unidos. Mais de 130 milhões de indonésios vivem na ilha de Java, a ilha mais povoada do mundo. Apesar de um programa bastante eficaz de planejamento familiar que se há implementado em 1990, estima-se que a população chegue a 288 milhões de habitantes em 2050, baseada na atual taxa de crescimento anual, em 1,25%.[12]
A maioria dos indonésios são descendentes de povos faladores de línguas austronésias, cujos idiomas provêm do protoaustronésio, o que indica que a sua origem é provável de Taiwan. Os melanésios são o grupo de população mais importante do país, que habitam a parte central da Indonésia.[13] No país coexistem mais de 300 etnia nativas, com mais de 700 idiomas e dialetos.[14][15] A maior etnia é a javanesa, que representa mais de 42% da população e são o grupo dominante do ponto de vista político e cultural.[16] Os sundaneses (malaios nativos) e os madureses são as etnias mais numerosas depois dos javaneses.

[editar] Política

A Indonésia tem um sistema presidencial. O Presidente, que é chefe de estado e do governo, é agora eleito diretamente para mandatos de 5 anos, junto com o vice-presidente.
O principal corpo legislativo do país é o Majelis Permusyawaratan Rakyat (MPR) ou "Assembleia Consultiva Popular", que consiste do Dewan Perwakilan RakyatConselho Representativo do Povo, eleito para mandatos de 5 anos, e do Dewan Perwakilan Daerah (DPD) ou Conselho dos Representantes Regionais. Depois das eleições de 2004, o MPR tornar-se-ia um parlamentobicameral com a criação do DPD como nova segunda câmara. (DPR) ou

[editar] Símbolos nacionais

[editar] Bandeira

A bandeira nacional da Indonésia é chamada "Sang Sake Merah Putih". Conforme o artigo 35 da Constituição de 1945, a bandeira é composta por duas faixas de dimensões iguais, a superior é de cor vermelha e a inferior é branca.

[editar] Brasão de armas

O principal elemento do brasão de armas da Indonésia é uma águia dourada chamada Garuda, uma personagem da mitologia indonésia, símbolo da energia criativa. A águia tem 11 penas em cada asa, 2 na cauda e 41 no pescoço, números que remetem para a data da proclamação da independência da Indonésia: 17 de Agosto de 1945. A águia segura um listel que contém o lemaBhinneka Tunggal lka" (Unidade na Diversidade), símbolo que tem um significado auto-evidente e que data do século XV. Ao peito, o garuda carrega um escudo que simboliza a defesa do país. As cores reflectem as cores da bandeira da Indonésia, e os cinco símbolos no escudo representam a filosofia do pancasila, que está nas fundações do estado indonésio. A barra no centro representa o equador, que atravessa várias das ilhas indonésias; a estrela dourada em fundo negro no centro do escudo representa o primeiro princípio do pancasila, a crença num deus único; a corrente representa gerações humanas sucessivas, com as cadeias redondas a representar mulheres e as quadradas homens, tudo em nome do segundo princípio, a humanidade justa e civilizada; o "beringin", figueira ou baniano, simboliza o terceiro princípio: a unidade da Indonésia; a cabeça do "banteng", ou bantengue (Bos javanicus), negra em fundo vermelho, representa o quarto princípio, a democracia guiada pela sabedoria interior dos representantes do povo; as espigas douradas e brancas de arroz e algodão representam o quinto princípio: a justiça social para todos os indonésios. do país "

[editar] Hino nacional

Indonesia Raya é o nome oficial do hino nacional da Indonésia. O hino foi apresentado pelo compositor Wage Rudolf Soepratman no dia 28 de outubro de 1928, na convenção nacional dos jovens em Batavia, atual Jacarta. Esse hino marca ainda o nascimento de um movimento nacionalista na Indonésia. Ele foi escolhido como hino nacional quando foi proclamada a independência da Indonésia em 1945.

[editar] Subdivisões

Atualmente, a Indonésia está dividida em 33 províncias (entre as quais, 3 são territórios de regime especial, Aceh e Yogyakarta, e o território da cidade capital, Jacarta). As principais províncias, subdivididas em distritos, são: Samatra, Papua (Irian Jaya), Riau, Riau Kepulauan, Sulawesi (a sudoeste), Kalimantan (ao sul), Celebes (ao sul), Irian Jaya (a oeste), Java (a oeste), Kalimantan (a oeste), Nusa Tenggara (a oeste), Sulawesi (a oeste) e Samatra (a oeste).
Províncias da Indonésia.

[editar] Economia

Jacarta, capital e maior centro financeiro do país.
A economia indonésia assenta, essencialmente, nas atividades agrícola, mineira e industrial. O setor agrícola produz arroz, milho, mandioca, batata-doce, tabaco, chá e café. À semelhança da Índia, a agricultura registrou problemas após os primeiros êxitos da Revolução Verde. Associada a este setor, está também a silvicultura, atividade que produz a borracha natural e madeiras exóticas. Por outro lado, a atividade mineira tem visto a sua importância aumentar de dia para dia, fomentada, principalmente, pelo aumento da exploração de petróleo e gás natural. No entanto, outros minérios são extraídos, como o níquel, a bauxita, o ouro e o cobre.
Arrozais na ilha de Bali.
Quanto ao setor industrial, que desde os meados dos anos 1980 caminha a passos largos para se tornar o principal setor indonésio, enquadra-se numa política de importação de matérias-primas para posterior transformação e exportação. Deste modo, destacam-se as indústrias ligadas aos produtos químicos, aos componentes eletrónicos, ao cimento, aos pneus, ao papel e aos têxteis.
Em resumo, a economia deste país encontra-se em fase de desenvolvimento, beneficiando da sua posição privilegiada no seio de instituições internacionais como a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), a ESCAPOPEP(Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Os principais parceiros comerciais da Indonésia são o Japão, os Estados Unidos da América, Malásia, Singapura, Austrália e a Alemanha. (Comissão Económica e Social para a Ásia e o Pacífico) e a
Em 2008, a Indonésia suspendeu a adesão à OPEP, a qual era membro de pleno direito desde 1962.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: