sábado, 6 de novembro de 2010

PARQUES NACIONAIS ( Parque Nacional da Tijuca/Rio de Janeiro/Brasil-AMÉRICA DO SUL )

Parque Nacional da Tijuca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Nacional da Tijuca
Vetor PNT.jpg

Fundação 6 de julho de 1961
Tipo autarquia federal
Sede Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Chefe Ricardo Calmon
Sítio oficial www.parnatijuca.blogspot.com/
Correio electrónico parnatijuca@icmbio.gov.br
Direito A Wikipédia possui o:
Portal de Ambiente
O Parque Nacional da Tijuca localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Entre os pontos turísticos do parque, trilhas, grutas e cachoeiras, encontram-se marcos famosos da cidade, como a Pedra da Gávea, o Corcovado, e o Pico da Tijuca, ponto mais alto do parque, elevando-se 1.022 metros acima do nível do mar.[1] De relevo montanhoso, inclui áreas do Maciço da Tijuca. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Índice

[esconder]

[editar] História


A Pedra da Gávea, uma das maiores elevações rochosas da cidade, é o maior bloco de pedra a beira mar do planeta,[2] com 842 metros de altitude.[2]

A Floresta da Tijuca é cortada por diversos pequenos rios e córregos. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) coleta esta água para consumo humano.
Criado em 6 de julho de 1961, compreende uma área de 3.972 hectares,[3] na qual se inscreve a Floresta da Tijuca. Exerce papel de fundamental importância para cidade, prevenindo a erosão das encostas, enchentes e desabamentos e reduzindo a poluição atmosférica. Também detém diversas fontes de água que provêem o abastecimento urbano, ao mesmo tempo em que propiciam recreação e qualidade de vida aos habitantes, além de preservar a paisagem e fomentar o turismo. A preservação do parque está diretamente relacionada ao bem-estar, saúde e riqueza da cidade, sendo talvez o seu maior patrimônio.
O Parque Nacional da Tijuca foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco, em 1991.
É o menor parque nacional brasileiro[4] e encontra-se na porção central do município, embora seu território não seja contínuo, misturando-se à área urbana. Divide-se fisicamente em quatro setores: o Setor A, que compreende a Floresta da Tijuca; o Setor B, com a Serra da Carioca, o Morro do Corcovado e a Vista Chinesa; o Setor C, que agrupa a Pedra Bonita, a Agulhinha da Gávea e a Pedra da Gávea, e o Setor D, com a Serra dos Pretos Forros e Covanca. Devido ao espalhamento de seus domínios e dependências, luta constantemente contra as ocupações ilegais.
Atualmente, é gerido conjuntamente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A participação da sociedade através de ONGs, como a Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca, é incentivada.

[editar] Flora

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde julho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Primitivamente todo o parque esteve coberto por densa cobertura florestal do tipo de Mata Tropical Pluvial. Historicamente, tal floresta foi intensamente degradada em razão da retirada de madeira para construção, lenha e carvão para consumo de numerosos engenhos de cana-de-açúcar, olarias e fins domésticos, bem como da expansão da lavoura cafeeira em quase todas as áreas. Em 1860, por ordem do imperador D. Pedro II, a área começou a ser reflorestado com mudas de árvores nativas. Juntamente com a regeneração natural, a área foi recuperada, formando a floresta que vemos hoje, com uma rica e diversificada flora.

Flora do Parque Nacional da Tijuca.

Paineira: exuberância e verde no PNT.
Da Mata Pluvial original encontram-se preservados:
Da flora exótica, hoje aclimatada, fazem parte:

[editar] Fauna


Quati fotografado na Floresta da Tijuca.
Como conseqüência da alteração florística pela qual passou nos últimos 400 anos, e a falta de conexão com outras florestas, o parque não apresenta todos os animais que caracterizam sítios similares da encosta atlântica da Serra do Mar. A maior parte da fauna esconde-se do visitante ou tem hábitos noturnos. Ocorrem:

[editar] Lazer & práticas esportivas


Montanhismo: uma das muitas atividades praticadas no parque.
No Parque Nacional da Tijuca, além dos belíssimos panoramas de seus diversos mirantes (Vista Chinesa, Mirante Dona Marta, Vista do Almirante), consegue-se desfrutar o silêncio, a calma, o ar puro, a temperatura amena e o ambiente inspirador da floresta tropical.
Caminhadas em trilhas, banhos de cachoeira, passeios de bicicleta e piqueniques são algumas das atividades recreacionais permitidas. Através de caminhadas moderadas, descortinam-se soberbas vistas na Pedra Bonita (524 m), Pico do Papagaio (987 m) e Pico da Tijuca (1.021 m) e, com caminhada um pouco mais árdua, aprecia-se o panorama espetacular na Pedra da Gávea (842 m). O parque possui Centro de Visitantes, biblioteca, sanitários e várias áreas de lazer, como a Cascatinha, o Bom Retiro, a Mayrink e o Açude da Solidão. O Centro de Visitantes tem uma exposição permanente que contém histórico do parque, tem fotos e vídeos, e jogos interativos, além de maquetes do parque( tamanho de 3x2 metros), mostrando seus atrativos, dioramas da derrubada da mata, tráfico e caça da animais, textos explicativos sobre fauna, flora, arqueologia, geologia, hidrologia, ciclos madereiro, do chá,cana-de-açucar e do café.

[editar] Roteiros


PARNA-Tijuca.
O visitante que quiser circundar todo o parque e conhecer seus principais pontos turísticos necessitará, em média, de dois dias. Existem diversas opções de percurso, onde poderão ser conhecidos os setores: Serra da Carioca (Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Cristo Redentor, Paineiras e Mirante de Dona Marta); Floresta da Tijuca (Cascatinha, Grutas, Excelsior, Bom Retiro, etc.); e Pedra Bonita/Pedra da Gávea (rampa de voo). O setor Pretos Forros/Covanca, em Jacarepaguá, é uma zona de recuperação e ainda não apresenta estrutura para visitação.

[editar] Voluntariado


Trabalho voluntário: preservação da natureza.
O Parque Nacional da Tijuca tem um Programa de Voluntariado, que visa estimular os cidadãos a participar de atividades saudáveis e de suma importância para a preservação da qualidade de vida na cidade, através da manutenção desse patrimônio nacional. Além de chamar atenção para o potencial turístico e de entretenimento do PNT, o programa também procura dar ênfase na conscientização da população quanto à conservação da Mata Atlântica local. Para ser um voluntário, basta pedir sua ficha de cadastro em nosso Centro de Visitantes ou através do e-mail voluntarios.pnt@gmail.com.

[editar] Como visitar o parque?


Horário de funcionamento.
O parque funciona diariamente das 8h às 17h, e até às 18h no verão. Suas muitas estradas permitem visitá-lo a pé, de bicicleta, motocicleta, auto e ônibus. Para conhecer a Estátua do Cristo Redentor e o espetacular Mirante do Corcovado, é oferecida também a opção do trem, com percurso pela Estrada de Ferro Corcovado, que se inicia na Estação localizada na Rua Cosme Velho. Diversas empresas de turismo fazem circuitos no parque em veículos especiais. Também de helicóptero, o Parque Nacional da Tijuca pode ser observado, sendo possível contratar um voo panorâmico na área do Mirante Dona Marta.

[editar] Cuidados

  • Oferendas religiosas, se deixadas no Parque, poluem os rios, sujam a mata e afetam os animais;
  • Atalhos causam erosão. Use a trilha correta;
  • O fogo pode provocar destruição e colocá-lo em perigo;
  • O uso de bicicletas só é permitido nas vias asfaltadas;
  • Deposite seu lixo em local apropriado;
  • Animais domésticos não pertencem à fauna silvestre e devem permanecer fora dos limites do Parque;
  • Alimentar a fauna é prejudicial para a preservação das espécies;
  • Caminhões, ônibus de grande porte e carros de auto-escola devem usar uma outra rota;
  • É necessária autorização da administração do Parque para realizar filmagens de cunho comercial e/ou jornalístico, bem como eventos de qualquer outra natureza;
  • O pernoite só é permitido, em casos especiais, mediante autorização;
  • Os banhos de cachoeira são permitidos nas cachoeiras do Quebra, Primatas, duchas das Paineiras e na cachoeira das Almas, na Floresta da Tijuca;
  • A utilização de equipamentos e instrumentos sonoros afeta o ecossistema, sendo permitida somente no interior de edificações ou mediante autorização;
  • Para a venda de produtos no PNT é necessária a autorização da administração.
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: