sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PEDRAS PRECIOSAS ( O Topázio )

Topázio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Topázio
O topázio é um mineral nesossilicato de flúor e alumínio de fórmula química Al2[(F,OH)2SiO4]. É bastante utilizado em joalharia e classificado como pedra semipreciosa.

Topázio incolor, Minas Gerais, Brasil

Índice

[esconder]

[editar] Características físicas

Cristaliza no sistema ortorrômbico e seus cristais são na maior parte prismáticos terminados ou não por faces piramidais, frequentemente apresentando pinacóide basal. Tem uma perfeita clivagem basal e por isso as gemas ou outros espécimes finos devem ser seguradas com cuidado para evitar que apareçam falhas de clivagem. A fratura é concoidal e desigual.
O topázio tem uma dureza de 8, peso específico entre 3.4-3.6, e um brilho vítreo. Quando puro é transparente mas em geral matizado por impurezas; em termos de cor o topázio típico apresenta-se cor de vinho ou amarelo-claro. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, ou amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido. Quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado.

[editar] Tipos de ocorrência

O topázio ocorre em pegmatitos, veios de quartzo de alta temperatura e em cavidades existentes em rochas ácidas como granito e riolito e pode ser encontrado associado com fluorita e cassiterita. Pode ser encontrado nas montanhas Urais e Ilmen (Rússia), na República Checa, Saxônia, Noruega, Suécia, Japão, Brasil, México, e Estados Unidos.
Em Portugal pode ser encontrado na zona de Gonçalo, Guarda.
Na ficção, nos livros de Stephenie Meyer, a cor dos olhos de Edward Cullen, são descritos da cor Topázio.

[editar] Etimologia

O nome "topázio" é derivado do grego topazos ("buscar"), que era o nome de uma ilha no Mar Vermelho difícil de encontrar e da qual uma pedra amarela (atualmente acredita-se que fosse uma olivina amarelada) era minerada em tempos antigos. Na Idade Média, o nome topázio conhecido era usado como referência a qualquer gema amarela, mas atualmente o nome é aplicado corretamente somente ao silicato descrito acima.

FONTE; Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: