segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PARQUES NACIONAIS DO BRASIL ( Parque Nacional de Aparados da Serra/Rio Grande do Sul e Santa Catarina )

Parque Nacional de Aparados da Serra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cânion Itaimbezinho em um raro dia de céu azul
O Parque Nacional de Aparados da Serra é um parque natural localizado nos cânions do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil.

Índice

[esconder]

[editar] Dados gerais

A unidade foi criada em pelo decreto n.º 47.446 de 17.12. 1959 e alterada pelo decreto n.º 70.296 de 17.03.1972 e possui uma área de 10250 ha e perímetro de 63 km, sendo fronteira ao Parque Nacional da Serra Geral. Diante da total identidade entre as duas unidades, a administração é única para ambos os parques e é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Formado por mata Atlântica e a floresta de Araucária,campos e penhascos que são morada de papagaios-de-peito-roxo, a jaguatirica, o guaxinim e até chamado o leão-baio. Dizem que no verão, e em épocas chuvosas, quando fica alagado, a onça-pintada aparece naquela região.

[editar] Localização e acesso

Está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na divisa com o extremo sul do estado de Santa Catarina, na borda da Serra Geral.
Região alagada do parque em épocas chuvosas
O acesso é feito através da RS-020 ou BR-101, por Praia Grande/SC via Serra do Faxinal. A cidade mais próxima à unidade é Cambará do Sul, a cerca de 190 km de distância da capital Porto Alegre.

[editar] Clima

O clima é determinado como clima temperado, apresentando média anual de 16 graus C; o mês mais quente é janeiro, e os mais frios são junho e julho. A precipitação média é de 1500-2250 mm.

[editar] Principal atração

A principal atração é o cânion Itaimbezinho. Uma taxa de visitação é cobrada de cada visitante.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: