terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM OSSADA DO REI RICARDO III EM ESTACIONAMENTO ( Descobertas Arqueológicas Recentes )

05/02/2013 - 05h01

Ossos achados em estacionamento são do rei Ricardo 3º

BERNARDO MELLO FRANCO DE LONDRES
Cientistas britânicos confirmaram ontem que um esqueleto encontrado embaixo de um estacionamento em Leicester, no interior da Inglaterra, é do rei Ricardo 3º, morto numa batalha em 1485.
A descoberta arqueológica foi endossada com base em exames de DNA e já é considerada uma das mais importantes da era moderna.
Os restos mortais do rei estavam desaparecidos desde o século 16, quando a igreja na qual o corpo dele havia sido enterrado foi demolida. O local foi identificado no ano passado e as escavações começaram em agosto.

Editoria de Arte/Folhapress
Seis meses depois, a Universidade de Leicester confirmou que o material genético da ossada é semelhante ao do carpinteiro canadense Michael Ibsen, descendente da irmã mais velha do monarca.
"O indivíduo exumado é de fato Ricardo 3º, o último rei da Inglaterra da linhagem dos Plantagenetas", disse o arqueólogo Richard Buckley, que coordenou o projeto.
FERIDAS DE BATALHA
O rei, que inspirou a peça "Ricardo 3º", de William Shakespeare, foi morto na batalha de Bosworth, último capítulo da Guerra das Rosas (1455-1485), que opôs as casas reais de Lancaster e York.
Sua derrota abriu caminho para Henrique 7º assumir a coroa inglesa e inaugurar a dinastia Tudor, que governaria o país durante mais de um século, até 1603.
A coluna vertebral do esqueleto encontrado em Leicester é torta, correspondendo aos registros de que o rei sofria de escoliose.
Os exames detectaram dez lesões na ossada, sendo oito no crânio. O golpe fatal teria sido dado na cabeça com um objeto pontiagudo, provavelmente uma lança, que penetrou cerca de 10 cm e atingiu o seu cérebro.
Os cientistas encontraram sinais de que o corpo do rei foi empalado depois que ele já estava morto. Segundo a perícia, seus pés foram arrancados e o corpo foi enterrado nu numa vala comum.
Os livros tratam Ricardo 3º, que reinou por só dois anos, como um dos tiranos mais cruéis da Inglaterra. Ele teria ordenado a morte de dois sobrinhos de 12 e nove anos, filhos de seu irmão Eduardo 4º, para garantir o trono.
Depois disso, enfrentou uma série de rebeliões até tombar em Bosworth. Na peça de Shakespeare, o rei perde a montaria ao fim da batalha e diz, antes de morrer: "Um cavalo, um cavalo! Meu reino por um cavalo!".
A Sociedade Ricardo 3º, que iniciou as buscas pela ossada, sustenta que a imagem negativa não corresponde ao verdadeiro perfil do monarca.
"Espero que este seja um novo começo para Ricardo 3º. Quando a verdade vier à tona, as pessoas terão uma imagem bem diferente dele como rei", disse Philippa Langley, diretora da entidade, à BBC.
A ossada do rei será enterrada na catedral de Leicester, 518 anos após a sua morte. "Agora caberá aos historiadores dizer se ele foi um tirano terrível ou um grande rei. Como arqueólogos, não podemos responder a essa questão", disse Buckley à Folha. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: