quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

NEANDERTAIS PODEM TER SE EXTINGUIDO ANTES DE ENCONTRAR HUMANOS, DIZ ESTUDO ( Descobertas Arqueológicas Recentes )

04/02/2013 - 18h58

DA ASSOCIATED PRESS
Teorias sobre quando os últimos neandertais caminharam pela Terra terão que ser revistas, de acordo com um estudo que sugere que eles se extinguiram em seu último refúgio na Espanha muito mais cedo do que se pensava anteriormente.
A datação anterior de fósseis de ossos encontrados em sítios de neandertais da região apontava para cerca de 35.000 anos.
Mas pesquisadores da Austrália e Europa reexaminaram os ossos usando um método melhor para filtrar a contaminação presente nos fósseis e concluiu que os restos mortais mais recentes são de cerca de 50.000 anos atrás.
Se for verdade, o estudo põe em dúvida a ideia de que os seres humanos modernos e neandertais coexistiram --e possivelmente até mesmo se cruzaram-- por milênios, porque não se acredita que os seres humanos se instalaram na região antes de 42.000 anos atrás.

Scheidemann/Efe
Reconstrução artística de neandertal feita pelo Museu Neandertal de Mettmann, na Alemanha
Reconstrução artística de neandertal feita pelo Museu Neandertal de Mettmann, na Alemanha
"Os resultados do nosso estudo sugerem que há grandes problemas com a datação dos últimos neandertais na atual Espanha", disse Thomas Higham, vice-diretor da Unidade de Acelerador de radiocarbono da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
"É pouco provável que os neandertais tenham sobrevivido por mais tempo nesta área do que eles fizeram em outros lugares na Europa continental."
DATAÇÃO EM ESTUDO
O estudo, que foi publicado hoje (4) pela revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences", não exclui completamente a possibilidade de que os neandertais tenham sobrevivido até 35.000 anos atrás.
O problema é que o clima quente na península Ibérica rapidamente degrada uma proteína-chave usada na chamada datação de radiocarbono.
Os pesquisadores não foram capazes de testar dois dos 11 ossos de fósseis conhecidos de sítios de neandertais na Espanha.

FRANK FRANKLIN II/ASSOCIATED PRESS
Esqueleto reconstruído de neandertal (dir.) e um ser humano moderno (esq.) no Museu de História Natural, em Nova York
Esqueleto reconstruído de neandertal (dir.) e um ser humano moderno (esq.) no Museu de História Natural, em Nova York
As amostras foram submetidas a um novo método denominado "ultrafiltração". Isso remove as moléculas de carbono mais recentes que contaminaram os ossos e os fazem parecer mais jovem do que realmente são.
Tais técnicas de filtração muitas vezes levam a datas mais antigas de radiocarbono, disse Chris Stringer, pesquisador sênior no Museu de História Natural do Reino Unido. "A ciência progride e a tecnologia também", ele disse.
Stringer, que não estava envolvido no estudo, disse que as novas técnicas devem agora ser aplicadas a outros sítios arqueológicos na Espanha.
"Até que isso seja feito, haverá um ponto de interrogação significativo sobre a possível sobrevivência tardia dos neandertais na região."
ENCONTRO COM HUMANOS
Se os vestígios fósseis de outros sítios também virem a ser mais antigos, qualquer encontro entre os neandertais e os humanos teriam que ter ocorrido mais cedo do que se pensava, disse ele.
"Evidências do Reino Unido, Bélgica, França, Alemanha e Itália apontam cada vez mais para uma presença humana moderna anterior a 40 mil anos atrás", disse Stringer.
"A nova cronologia sugere que qualquer interação entre os últimos neandertais e os primeiros humanos modernos na Europa também vai se mover mais para o passado, e não mais tarde do que 40.000 anos."
Há também a chance de que os neandertais sobreviveram mais tempo em outros lugares da Europa, disse Rachel E. Wood da Universidade Nacional da Austrália em Canberra, co-autora do estudo.
"Existem algumas outras possíveis áreas que também podem ter sido usadas como um refúgio para a espécie de hominídeo, como o Cáucaso, mas as datações de radiocarbono mais recentes nessas áreas também têm sido problemáticas", disse ela. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: