quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

FRANÇA DERRUBA LEI QUE PROIBIA MULHERES DE USAR CALÇA ( "Comportamento Humano" )

05/02/2013 - 10h21

DA BBC BRASIL
Foi derrubada nesta segunda-feira uma lei de criada há dois séculos que proibia as mulheres de usarem calça.
A ministra francesa dos Direitos da Mulher, Najat Vallaud-Belkacem, disse que a lei foi cassada porque não estava linhada com os valores da França atual.
Instaurada em 1800, logo após a Revolução Francesa, a lei exigia que mulheres que quisessem se vestir como homens pedissem permissão para a polícia.
Na virada do século 20, foi adotada uma emenda na lei, permitindo que as mulheres usassem calças, mas apenas diante de duas situações: "se estiverem segurando um guidão de uma bicicleta ou as rédeas de um cavalo".
As mulheres parisienses lutavam pelo direito de usar calças desde a Revolução, quando os trabalhadores passaram a usar calças compridas de algodão, em vez dos culotes de seda - calça larga na parte de cima e justa a partir do joelho -, como fazia a aristocracia.
VESTUÁRIO POLÊMICO
O vestuário feminino continua a despertar paixões políticas na França. Em maio, a ministra da Habitação, Cécile Duflot, foi criticada por usar uma calça jeans durante o primeiro encontro do gabinete do presidente François Hollande.
Alguns meses depois, antes de começar um discurso na Assembleia Nacional, ela foi alvo de assobios e gracinhas por parte de muitos políticos por estar usando um vestido floral.
"Já trabalhei em canteiro de obras e nunca vi nada assim", disse Cécile. "Isso diz muito sobre alguns dos parlamentares. Eu fico pensando nas mulheres deles...". 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: