sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

LÍDER SUPREMO DO IRÃ RECUSA DIÁLOGO COM ESTADOS UNIDOS SOBRE PROGRAMA NUCLEAR ( Notícias/Mundo )

07/02/2013 - 10h50


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, recusou nesta quinta-feira um diálogo direto com Estados Unidos sobre o programa nuclear da República Islâmica. A proposta foi feita no início da semana pelo vice-presidente americano, Joe Biden.
A intenção de Biden era tentar negociar com Teerã o fim ou a suspensão do enriquecimento de urânio, a fim de evitar a criação de uma bomba atômica. Os iranianos negam que tenham intenções militares com seu programa nuclear, mas impedem o acesso às instalações atômicas, o que aumenta a dúvida.
Em discurso a membros da Força Aérea, Ali Khamenei afirmou que as negociações não resolverão o problema e chamou de ingênuos os que acreditam na ideia de negociações entre os dois países. "Se algumas pessoas quiserem a volta do domínio americano, o país se levantará contra elas".
Ele disse que o país não tentará negociar sob o que chama de pressão e intimidação dos americanos. "A política americana no Oriente Médio foi destruída e eles agora precisam jogar com cartas novas que estão arrastando as negociações. Eles querem negociar enquanto apontam uma arma contra o Irã".
A proposta de Biden foi feita no sábado, durante reunião em Munique, na Alemanha. "Esta oferta continua de pé, mas precisa ser real e tangível", disse. Caso fosse aplicada, seria a primeira vez que os dois países teriam alguma relação diplomática desde abril de 1980, meses após o ataque à embaixada americana em Teerã.
POLÍTICA INTERNA
No mesmo discurso, Khamenei ordenou que os principais líderes políticos do país parem de brigar, em referência ao presidente Mahmoud Ahmadinejad e o líder do Legislativo, Ari Larijani.
Os dois adversários políticos disputam a influência para poder eleger o próximo chefe do Executivo nas eleições de junho. "Os servidores devem considerar o interesse nacional e colocar suas rixas em segundo plano".
No domingo, os deputados sob comando de Ali Larijani aprovaram o impeachment do ministro do Trabalho por ter dado um alto cargo ao ex-promotor Saeed Mortazavi, aliado de Ahmadinejad. Para defender o Executivo, o chefe do Executivo mostrou um vídeo em que um irmão de Larijani pede propina a Mortazavi.
No dia seguinte, o ex-procurador-geral foi encarcerado, gerando temores de retaliação incontralada por parte de Ahmadinejad, que já ameaçou revelar segredos que comprometeriam boa parte da cúpula do regime.
Em fim de mandato e impedido por lei de se candidatar novamente, Ahmadinejad não esconde sua intenção de emplacar um aliado na disputa presidencial, na qual a candidatura de Ali Larijani é dada como certa.
Nesse contexto conturbado, há relatos, não confirmados, de que o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, interferiu pessoalmente para apaziguar os ânimos e ordenar a libertação de Mortazavi. 

FONTE: Folha.com/Mundo

Nenhum comentário: