segunda-feira, 5 de julho de 2010

GRANDES MONTANHAS DA TERRA ( Monte Ararat/ Turquia- ÁSIA)

Monte Ararat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo essa predefinição por {{subst:s-fontes}}

Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Monte Ararat
Imagem de satélite do Monte Ararat

Imagem de satélite do Monte Ararat
Altitude 5.165 m (16.854 pés)
Proeminência 3.611 m
Coordenadas 39° 42′ N 44° 17′ E
Localização Ağrı, Doğubayazıt,
 Turquia
Cordilheira Cáucaso
Primeira ascensão 27 de Setembro de 1829 por Friedrich Parrot
Rota mais fácil Igdir (sul)
O Monte Ararat ou Ararate (em turco Ağrı; em armênio Արարատ; em persahebraico אררט) é a mais alta montanha da moderna Turquia. Tem a forma de um cone vulcânico coberto de neves eternas localizado no extremo nordeste da Turquia, a 16 km a oeste do Irã e a 32 km ao sul da Armênia. Esta montanha é identificada como sendo o local onde a Arca de Noé teria tocado terra firme após o Dilúvio, embora não se possa afirmar que o atual Ararat seja, com certeza, o mesmo mencionado no Gênesis bíblico. آرارات; em

Índice

[esconder]

[editar] Geologia

Um cone um pouco menor (3896 metros), o Pequeno Monte Ararat, situa-se a sudoeste do pico principal. O leito de lava se espalha entre os dois picos. Tecnicamente, o Monte Ararat é um estratovulcão, formado de correntes de lava e ejecção piroclástica.
Nunca se registrou nenhuma erupção do Monte Ararat, mas supõe-se que tenha havido erupções nos últimos dez mil anos. Distante de qualquer placa continental, a causa do vulcanismo do Monte Ararat não é bem compreendida pelos cientistas.

[editar] Ascensão

Monte Ararat, visto de Khor Virap, Armênia.
Em 465 a.C, Verossus o sumo sacerdote do rei caldeu visitou o Ararate e o escalou. Em 30 a. C, Aramanus o historiados egípcio relatou ao faraó que escalou o Ararate. Em 20 a.C, Nicolau de Damasco, o biografo de Herodes o Grande, visitou o Ararate.Em 1269 d.C o grande historiados Marcopolo escreveu em seu livro 'As viagens' que escalou o Ararate. O Monte Ararat foi escalado pela primeira vez em 27 de Setembro de 1829, por Johann-Friedrich von Parrot jr., reitor da Universidade de Tartu (Estônia), acompanhado de quatro estudantes. Parrot achou a Arca de Noé que segundo a Bíblia repousa no Monte Ararat e retirou a madeira da arca, que foi datada de 6000 anos de idade. O impressionante é que não existem florestas a mais de 480 quilometros e a maior parte das pessoas que aquela madeira é da Arca de Noé.

[editar] A Arca de Noé

Vestígios com a forma de uma embarcação em fotos aéreas do Ararat no final da década de 1950 causaram grande alvoroço científico. No momento poucas provas convincentes foram mostradas de que tal objeto seja realmente a arca de Noé. A região é palco de conflitos com as tropas de guerrilheiros Curdos, e os poucos que se aventuraram a escalar o Ararat foram abatidos sem mais perguntas. A única face da montanha cujo acesso não é barrado pelo gelo e pelos guerrilheiros é a face sul. A arca de Noé estaria do lado norte, sendo este o principal motivo pelo qual até hoje não se comprovou a presença real da mítica arca na região.

[editar] Supostas provas da existência da Arca

Em 465 a.C, Verossus,o sumo sacerdote do rei Caldeu visitou o Ararat e relatou que era fácil ver a arca de Noé em seu local de repouso. Em 30 a. C, Aramanus o historiador egípcio relatou ao faraó que a Arca de Noé estava realmente sobre o Ararate. Em 20 a.C, Nicolau de Damasco, o biografo ,de Herodes o Grande, visitou o Ararate e relatou que as madeiras ainda estavam lá. Em 1269 d.C o grande historiados Marcopolo escreveu em seu livro 'As viagens' que a Arca de Noé repousa nas distantes montanhas do Ararat. Em 1829 o médico alemão chamado Friedrich Parrot foi até o Ararat e antes de escalar a montanha, visitou um monastério construído próximo ao Ararat e lá relatou ter visto relíquias retiradas da arca e uma cruz feita com a madeira da Arca de Noé. O governo turco enviou em 1883 uma expedição ao Monte Ararat e a expedição encontrou a arca. O grupo tirou medidas, entrou na arca e relatou ter visto estábulos e jaulas dentro da grande embarcação. E recentemente temos várias testemunhas oculares da arca como Jorge Arropiã em 1902, Tenente Zabaroviski em 1917, Wence Will em 1940, Ed Davis em 1943, Ed Behling em 1963, Ron Bennet em 1979, Carl Baugh em 1990, Ahmet Ali Aslan em 1991 e tantos outros.

[editar] O Ararat e a Armênia

O monte Ararat visto de Erevan, Arménia.
Apesar de estar localizado na Turquia, o Monte Ararat é o símbolo nacional da Armênia, onde ele é às vezes chamado Massis (que significa A Mãe do Mundo), e aparece no centro do brasão da Armênia. A montanha é perfeitamente visível de vários pontos da Armênia, incluindo a capital Erevan (da Armênia, o Ararat é mais bem visível do mosteiro Khor Virap), e é freqüentemente representado em obras de artistas.

[editar] Visão cristã

O pecado se espalhou de tal forma que Deus decidiu destruir a terra com uma grande enchente. Mas Noé, sua família e um casal de cada espécie animal ficaram a salvo na arca. Quando as águas baixaram, a arca descansou sobre o Monte Ararat. Gênesis (8:4). A arca repousou quase 8 meses antes de Noé e o restante dos habitantes da arca pisarem a terra seca.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: