quinta-feira, 5 de agosto de 2010

GRANDES RIOS DO MUNDO ( Danúbio/EUROPA)

Rio Danúbio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Danúbio
Curso do Danúbio

Curso do Danúbio
Comprimento 2 845 a 2 888 km
Nascente Floresta Negra (Alemanha)
Altitude da nascente
Débito médio 6700 m³/s
Foz Mar Negro
Área da bacia 795 686 km²
Afluentes
principais
Iller, Lech, Inn, Drava, Sava, Morava, Tisza, Prut, Timok
País(es) da
bacia hidrográfica
 Alemanha,  Áustria,
 Eslováquia,  Hungria,
 Croácia,  Sérvia,
 Bulgária,  Roménia,
 Moldávia,  Ucrânia
O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa (depois do Volga), e tem entre 2 845 e 2 888 quilômetros de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente na Floresta Negra (Alemanha) até desaguar no Mar Negro, no Delta do Danúbio (Romênia).
O rio passa por diversas capitais da Europa e constitui a fronteira natural de dez nações. As mais importantes cidades nas suas margens são Ulm, Ingolstadt, Ratisbona, Linz, Viena, Bratislava, Budapeste, Novi Sad, Belgrado, Ruse, Brăila e Galaţi.

Índice

[esconder]

[editar] Nome

O Danúbio recebe diferentes nomes ao longo dos países que percorre:
Todas as formas derivam do termo proto-indo-europeu dānu, que significa "rio" ou "corrente".

[editar] Geografia

"Nascente do Danúbio", Donaueschingen.
O Danúbio, em Budapeste.
O Danúbio é uma importante via comercial. Sua bacia hidrográfica se estende por 796 000 km². Seu fluxo médio é de 6 700 m³/s.
O rio tem sua fonte na Floresta Negra, a 60 km a noroeste do Lago Constançaalemão Bodensee), na Alemanha, a partir de dois pequenos ribeirões chamados Brigach e Breg, que se juntam em Donaueschingen (Alemanha) e são chamados Danúbio dali em diante. Atravessa em seguida o norte de Áustria (passando por Viena), o sul da Eslováquia, passando por Bratislava, atravessa a Hungria do norte ao sul passando por Budapeste, a Croácia a leste, o norte da de la Sérvia e Montenegro, passando por Belgrado, marca a fronteira entre a Sérvia e a Romênia, e também entra a Romênia e a Bulgária, antes de desaguar no Mar Negro na Romênia, formando um grande delta que chega à fronteira da Ucrânia. (
O delta do Danúbio é uma região natural protegida na Romênia, principalmente na floresta Letea, de aspecto tropical. Está classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1991. A Romênia se inquieta pelas repercussões no meio-ambiente da construção do canal de Bystroe pela Ucrânia.

[editar] Localidades importantes atravessadas pelo Danúbio

[editar] História

A bacia do Danúbio é uma vasta região, cujo povoamento se iniciou em tempos muito remotos.
A sua grande importância estratégica se deve a que, ao formar a maior parte da Europa Central, sempre serviu de rota natural entre a Europa do Norte, a Europa de Leste, a Europa Ocidental e a Europa Mediterrânica ou do sul. Mas, pelo mesmo facto de estar no centro, a bacia do Danúbio tornou-se uma terra de invasões, de coexistência (nem sempre pacífica) de numerosos grupos humanos cultural e etnicamente distintos, de sobreposição ou justaposição de sistemas políticos diferentes, e do desenvolvimento de diversos modos de vida.
Embora o Danúbio servisse de limite natural para definir o território do Império Romano durante a Antiguidade, não pôde evitar a interpenetração de grupos distintos de ambos os lados do rio: latinos de origem romano a norte (romenos) e eslavos a sul (jugoslavos significa eslavos do sul nas línguas eslavas).


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: