quarta-feira, 18 de agosto de 2010

GRANDES RIOS DO MUNDO (Rio Orinoco-Colômbia/Venezuela-ÁMERICA DO SUL ) )

Rio Orinoco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Rio Orinoco
O Orinoco em Ciudad Bolívar, Venezuela

O Orinoco em Ciudad Bolívar, Venezuela
Comprimento 2 140 km
Nascente Cerro Delgado-Chalbaud, Parima, Venezuela e Brasil
Altitude da nascente 1 047 m
Débito médio 33 000 m³/s
Foz Estado de Delta Amacuro / Oceano Atlântico
Área da bacia 880 000 km²
Afluentes
principais
Caroni
País(es)  Colômbia,  Venezuela
O rio Orinoco é um dos principais rios da América do Sul, e tem a terceira maior bacia hidrográfica neste continente, cobrindo uma área de 880 000 km². É o principal rio da Venezuela, abrangendo quatro quintos do território do país, que percorre sinuosamente por 2 740 km. Além da Venezuela, a bacia do Orinoco abrange um quarto do território da Colômbia.
A sua nascente é na serra Parima, no sul da Venezuela, próximo da fronteira do Brasil, a uma altitude de 1047 m. Descendo os contrafortes da serra com violência devido a uma forte inclinação na direção oeste-noroeste, chega a ter 500 m de largura com corredeiras espetaculares. A partir de uma bifurcação em seu leito, o curso do rio muda para a direção noroeste. Ainda no alto curso o rio tem um braço chamado de canal Casiquiare, que interliga o Orinoco com as águas do rio Negro, o principal tributário da margem esquerda do rio Solimões. Circunda assim o Planalto das Guianas.
O seu principal afluente é o rio Caroni.
Os presidentes do Brasil e da Venezuela inauguraram uma segunda ponte sobre o rio Orinoco em 13 de novembro de 2006. A cantora de New Age ,EnyaOrinoco Flow fez uma música chamada Orinoco Flow em homenagem ao rio.


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: