quinta-feira, 12 de agosto de 2010

GRANDES RIOS DO MUNDO (Rio Volga/Rússia-EUROPA)

Rio Volga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Volga
O rio Volga em Tver

O rio Volga em Tver
Comprimento 3 688 km
Posição: 16
Nascente Valdai
Altitude da nascente 225 m
Débito médio 8 000 m³/s
Foz Mar Cáspio
Área da bacia 1 380 000 km²
País(es)  Rússia
O rio Volga (russo Во́лга, tártaro İdel, Идел, Mordvin Рав, Mari Юл), com seus 3 688 km, é o maior rio da Europa em termos de comprimento, caudal e bacia hidrográfica. Nasce no planalto de Valdai, no norte da Rússia, corre pela planície russa e desemboca no mar Cáspio, sendo portanto um rio de drenagem exorreica.
O Volga é uma importante via fluvial de comércio.
Ele atravessa as grandes planícies da Rússia, indo desaguar no mar Cáspio, em forma de um grande delta. Por meio de canais, esse rio interliga os mares Branco, Báltico, Cáspio, Azov e Negro, formando uma importante via econômica. O Volga possui grandes trechos navegáveis e também desníveis que permitem o uso da força de suas águas para a geração de energia elétrica. Escoamento do rio é regularizado inteiramente por causa de 8 barragens (a descer o rio: Ivankovo, Uglitch, Rybinsk, Gorki, Cheboksary, Kuibichev, Saratov, Volgogrado).
O Volga e a sua bacia hidrográfica.
Percursos dos rios Volga e Don.

Índice

[esconder]

[editar] Afluentes

[editar] Navegação

A navegação do Volga ampliou-se durando o governo de Stalin com a construção de grandes barragens, e é de grande importância para a navegação fluvial e dos transportes na Rússia: todas as barragens no rio foram equipadas com grandes bloqueios navais, de modo que os navios de grandes dimensões podem realmente viajar a partir do Mar Cáspio quase o montante final do rio.
Conexões com o Rio Don e o Mar Negro são possíveis através do Canal Volga-Don. Conexões com os lagos do norte (Lago Ladoga, Lago Onega), São Petersburgo e o Mar Báltico são possíveis através da Hidrovia Volga-Baltico; e uma ligação com Moscovo tem sido realizada pelo Canal de Moscovo com a ligação do Volga e do Rio Moscou.
Esta infra-estrutura foi concebida para os navios de uma escala relativamente grande (dimensões de 290 x 30 metros sobre o Volga, ligeiramente menor em alguns dos outros rios e canais), e que abarca muitos milhares de quilómetros. Um certo número de ex-estatais, principalmente agora privatizadas, operam navios de passageiros e de carga no rio; Volgotanker, com mais de 200 petroleiros, é uma delas.
No final soviético, até os tempos modernos, grãos e de petróleo foram entre as maiores exportações de carga transportada no Volga.[1] Até recentemente o acesso às hidrovias russas foi concedido aos navios estrangeiros em uma escala muito limitada. O aumento de contactos entre a União Europeia e a Rússia, levaram a novas políticas no que diz respeito ao acesso às vias navegáveis interiores da Rússia. Espera-se que os navios de outras nações será permitida nos rios russos em breve.[2]



FONTE: Wikipédia,a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: