terça-feira, 31 de agosto de 2010

O QUE É UM ... FIORDE ( Geografia )

Fiorde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Julho de 2009).
Por favor,
melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus
 
Fiorde na Noruega
Fiorde é uma grande entrada do mar em volta de altas montanhas rochosas. Os fiordes situam-se principalmente na costa oeste da península escandinava onde são um dos elementos geológicos mais emblemáticos da paisagem, e têm origem na erosão das montanhas devido ao gelo.

[editar] Formação

Os fiordes formaram-se, originalmente, devido a ação de imensas placas de gelo chamadas geleiras, ou glaciares, que se movimentam em rumo ao mar como se fossem grandes rios congelados. Os fiordes modernos só existem em regiões costeiras montanhosas onde o clima é, ou foi, frio o suficiente para permitir a formação de geleiras abaixo do nível atual do mar. Algumas geleiras, como as da Suíça, são elevadas e estão no interior do país, desta forma, não conseguem encontrar saída para o mar; por isso não formam fiordes.
A sua origem remonta a aproximadamente 12 mil anos, quando o mar ocupou os espaços que os glaciares haviam escavado na costa atlântica durante a última Era Glacial. Essas enormes entradas de relevo podem chegar a centenas de quilômetros, da costa para o interior. São circundadas por falésias separadas entre si por poucos quilômetros.
Fiordes podem ser encontrados ao longo das costas de:
No Brasil há uma única ocorrência de "fiorde tropical", o Saco do Mamanguá, localizado em Paraty no Rio de Janeiro. Existe controvérsia sobre o Saco do Mamanguá ser um fiorde. Por não ser datado da Era Glacial e ter águas rasas, é bem provável que se trate de uma ria.


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: