terça-feira, 31 de agosto de 2010

GRANDES VULCÕES DO MUNDO ( Monte Elbrus/ Rússia )

Monte Elbrus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monte Elbrus
Mount Elbrus May 2008.jpg

Altitude 5 642 m (18 506 pés)
Proeminência 4 741 m
Posição: 10
Cume-pai: Monte Everest
Coordenadas 43° 21′ N 42° 26′ E
Localização Cáucaso ( Rússia)
Cordilheira Cáucaso
Primeira ascensão 1874 por uma expedição liderada por F. Crauford Grove
Rota mais fácil escalada por neve e gelo
O monte Elbrus (russo Эльбрус) é a montanha mais alta da Europa. É um estratovulcão extinto localizado na parte ocidental da cordilheira do Cáucaso, na Rússia, perto da fronteira com a Geórgia. O Cáucaso, junto com os Urais, por convenção histórica unicamente (e sem base geográfica), é considerado a fronteira entre a Europa e a Ásia. O artificialismo da fronteira em um contexto geográfico é exemplificado pelo fato de a parte setentrional do Cáucaso freqüentemente ser considerada como localizada na Europa, e a parte meridional na Ásia. O monte Elbrus, com 5 642 m acima do nível do mar, é assim situado na Europa, sendo o seu ponto mais elevado.
O Elbrus fica a vinte quilômetros ao norte da cordilheira principal do Grande Cáucaso e a 65 km sul-sudoeste da cidade russa de Kislovodsk. Seu pico com neves eternas alimenta 22 geleiras que, por sua vez, dão origem aos rios Baksan, Kuban e Malka. É ainda o 10º monte de maior proeminência topográfica no mundo.
Na Antigüidade, o monte era conhecido como Strobilus, e a mitologia grega situava lá o local onde Prometeu fora acorrentado.
O mais baixo dos dois picos foi escalado pela primeira vez em 1868 por Douglas Freshfield, A. W. Moore e C. C. Tucker, e o mais alto (de aproximadamente 40 m) em 1874 pela expedição britânica dirigida por F. Crauford Grove.
Durante os primeiros anos da União Soviética o alpinismo tornou-se um esporte popular, e houve um tremendo tráfego de pessoas no Elbrus. No inverno de 1936, um grupo inexperiente de membros da juventude comunista tentou escalar a montanha, e terminou por sofrer diversas baixas quando escorregaram no gelo e caíram para a morte.
Os alemães ocuparam brevemente a montanha durante a Segunda Guerra Mundial com dez mil soldados montanheses; uma história, possivelmente apócrifa, conta que um piloto soviético recebeu uma medalha por ter bombardeado a cabana principal, Pruit 11, enquanto ela estava ocupada. Mais tarde, foi-lhe oferecida uma medalha por não ter atingido a cabana, mas sim o estoque de combustível, deixando a cabana intacta para as gerações futuras.
A URSS encorajou as ascensões do Elbrus, e em 1956 ele foi escalado "em massa" por 400 alpinistas para marcar o 400º aniversário da anexação da Cabárdia-Balcária, a república socialista autônoma onde se localizava o Elbrus.
O Monte Elbrus e seus dois picos.
De 1959 a 1976, um teleférico foi instalado em estágios que podem levar o visitante a uma altura de 3 800 metros. Existem várias rotas até o topo, mas a rota normal, que não tem fendas, continua aproximadamente em linha reta a partir do fim do teleférico. Durante o verão, não é raro ver até 100 pessoas por dia tentando alcançar o topo por este caminho. A escalada não é tecnicamente difícil, mas é árdua fisicamente devido à altitude e aos ventos fortes.
As montanhas do Cáucaso são o resultado de colisão de duas placas tectônicas, a placa arábica movendo-se para o norte com relação à placa eurasiana. Elas formam uma continuação do Himalaia, que está sendo empurrado para cima por uma colisão similar entre as placas eurasiana e indiana. Toda a região é regularmente sacudida por fortes terremotos oriundos dessa atividade[carece de fontes?].
O monte Elbrus não deve ser confundido com as montanhas Alborz (também chamadas Elburz), no Irã.


FONTE:  Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: