quarta-feira, 25 de agosto de 2010

QUEM FOI ... O FARAÓ QUÉOPS (ou Khufu )

Khufu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Quéops)
Ir para: navegação, pesquisa
Pequena estátua do Faraó Khufu exposta no museu do Cairo.
Khufu, em egípcio antigo, ou Quéops em grego, foi um faraó do Antigo Império do Egito Antigo. Ele reinou por volta de de 2551 a.C. a 2528 a.C. Foi o segundo faraó da Quarta Dinastia.
Khufu foi filho do faraó Snefru e, ao contrário de seu pai, foi lembrado como sendo cruel e sem piedade. Quéops teve diversos filhos, um dos quais, Djedef-re que foi seu sucessor imediato. Ele teve uma filha chamada Hetepheres II.
Khufu foi o faraó responsável pela construção da maior das três Pirâmides de Gizé e que são as únicas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda existentes —, levando seu nome em grego: a Pirâmide de Quéops.
A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide, é o monumento mais pesado que já foi construído pelo homem [carece de fontes?]. Aproximadamente possui 2,3 milhões de blocos de rocha, cada um pesa em torno de 2,5 toneladas. Com mais de 146 metros de altura, só foi ultrapassada no século XVI pela torre da Catedral de Beauvais que foi terminada em 1569. [carece de fontes?]


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: