quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PAÍSES DO MUNDO ( Gabão/ÁFRICA )

Gabão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
République Gabonaise República Gabonesa
Bandeira do Gabão
Brasão de armas do Gabão
Bandeira Brasão de Armas
Lema: "Union, Travail, Justice"
("União, Trabalho, Justiça")
Hino nacional: "La Concorde" ("A Concórdia")
Gentílico: gabonense, gabonês(a)[1]

Localização  República Gabonesa

Capital Libreville
0° 23' N 9° 27' E
Cidade mais populosa Libreville
Língua oficial Francês
Governo República presidencialista
 - Presidente Ali Bongo
 - Primeiro-Ministro Paul Biyoghé Mba
Independência da França 
 - Data 17 de agosto de 1960 (49 anos) 
Área  
 - Total 267 668 km² (75.º)
 - Água (%) 3,7
 Fronteira Guiné Equatorial, Camarões (N), e República do Congo
(E e S)
População  
 - Estimativa de 2008 1 485 832 hab. (148.º)
 - Densidade 5 hab./km² (194.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 - Total US$ : 20,178 bilhões (111.º)
 - Per capita US$ : 14 083 (53.º)
Indicadores sociais
 - IDH (2007) 0,755[2] (103.º) – médio
 - Esper. de vida 56,7 anos (161.º)
 - Mort. infantil 53,8/mil nasc. (140.º)
 - Alfabetização 84,0% (111.º)
Moeda Franco CFA (XAF)
Fuso horário (UTC+1)
 - Verão (DST) não observado (UTC+1)
Clima Tropical
Org. internacionais ONU, UA, OCI, CEMAC, ZPCAS, Francofonia
Cód. ISO GAB
Cód. Internet .ga
Cód. telef. +241
Website governamental http://www.legabon.org/

Mapa  República Gabonesa

O Gabão é um país africano, limitado a norte pelo território de Rio Muni (Guiné Equatorial) e pelos Camarões, a leste e a sul pelo Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico e pelo Golfo da Guiné, por onde é vizinho próximo de São Tomé e Príncipe e da ilha de PagaluLibreville. (Guiné Equatorial). Capital:

Índice

[esconder]

[editar] História

Os primeiros europeus a a chegarem ao atual Gabão foram comerciantes portugueses, que chegaram à região no século XV, e deram à região o nome de "gabão" (uma espécie de casaco, cujo formato lembrava o do estuário na foz do rio Komo). A costa gabonesa tornou-se um entreposto de escravos. Logo vieram, no século seguinte, os comerciantes holandeses, britânicos e franceses.
A França assumiu o status de "protetora" do território após assinar tratados com os chefes tribais locais em 1839 e 1841. No ano seguinte, missionários norte-americanosLibreville, capital do país) em 1842. Em 1849, os franceses capturaram um navio de escravos e libertaram-nos na embocadura do rio Komo. Os escravos libertos batizaram o assentamento de Libreville estabeleceram uma missão em Baraka (a atual cidade de (cidade livre, em francês).
Os exploradores franceses penetraram as densas selvas gabonesas entre 1862 e 1887. A França ocupou formalmente o Gabão em 1885 mas só começou efetivamente a administrá-lo em 1903. Em 1910, o Gabão se tornou um dos territórios da África Equatorial Francesa, uma federação que existiu até 1959. Os territórios se tornaram independentes a 17 de agosto de 1960, dando origem à República Centro-Africana, ao Chade, ao Congo-Brazzaville, e ao Gabão.
O primeiro presidente eleito do país foi Leon M'Bá, em 1961. Quando M'Bá morreu, em 1967, foi substituído por Omar Bongo, que governou até sua morte, em 2009, ostentando o recorde de governante há mais tempo no poder em um país africano.

[editar] Geografia

Imagem de satélite do Gabão.

[editar] Demografia

Quase toda a população gabonesa, estimada em cerca de 1.208.436 pessoas, é de etnia bantu. O país tem cerca de 40 grupos étnicos com línguas e culturas separadas. O maior de todos estes grupos é o fang. Outros grupos incluem os myene, bandjabi, eshiras, bapounous e okandé.
A língua francesa é a oficial, e é um fator de coesão do país. Mais de 10 mil franceses vivem no Gabão, e as influências culturais e comerciais da França predominam.

[editar] Política

Em Março de 1991 foi adoptada uma nova constituição que prevê uma declaração de direitos de estilo ocidental, a criação de um Conselho Nacional de Democracia para supervisionar e garantir esses direitos e um conselho consultivo governamental para assuntos económicos e sociais. Eleições legislativas multipartidárias realizaram-se em 1990-1991, apesar de nessa altura ainda não se ter formalizado a legalização dos partidos da oposição.
O presidente do Gabão, El Hadj Omar Bongo, foi reeleito em Dezembro de 1998 conquistando 66% dos votos. Embora os principais partidos de oposição tenham feito acusações de que as eleições foram manipuladas, não se assistiu à turbulência que se seguiu às eleições de 1993. O presidente mantém vastos poderes, tais como a capacidade de dissolver a Assembleia Nacional, de declarar o estado de sítio, de adiar legislação, de determinar a realização de referendos e de nomear e demitir o primeiro-ministro e os membros do governo.

[editar] Subdivisões

O Gabão encontra-se subdividido em 9 províncias:
  1. Estuaire
  2. Haut-Ogooué
  3. Moyen-Ogooué
  4. Ngounié
  5. Nyanga
  6. Ogooué-Ivindo
  7. Ogooué-Lolo
  8. Ogooué-Maritime
  9. Woleu-Ntem
As províncias estão subdivididas em 37 departamentos.

[editar] Economia

O Gabão tem uma renda per capita 4 vezes maior que os países vizinhos. Isto ajudou a reduzir os índices de pobreza extrema mas, devido à desigualdade de distribuição de renda, uma boa parcela da população permanece pobre.
O Gabão dependia da produção de manganês e de madeira até que o petróleodécada de 1970. O petróleo representa hoje 50% do Produto Interno Bruto e 80% das exportações. foi descoberto em sua costa na
Cerca de 60% da força de trabalho do país está na agricultura. Há poucas indústrias de transformação no país. Um dos motivos é o seu reduzido mercado interno. Outros são a sua dependência do mercado francês e o seu pouco contato comercial com países vizinhos.


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: