segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ÂRQUIPÉLAGOS DO BRASIL ( "Ilhas Vulcãnicas" de Trindade e Martin Vaz/ Oceano Atlântico-BRASIL/América do Sul )

Trindade e Martim Vaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Trindade e Martim Vaz
Localização de Trindade e Martim Vaz em Oceano Atlântico
Trindade e Martim Vaz
Trindade e Martim Vaz
Localização no Oceano Atlântico
20° 31' 29" S 29° 19' 29" O
Localização
Dados gerais
País Brasil Brasil
Localização Oceano Atlântico
Arquipélago Trindade e Martim Vaz
Área 9,2 km²
Ponto culminante 600 (ou 1968 pés) m
Imagem
Localização
Vista parcial do arquipélago
Trindade e Martim Vaz é um arquipélago brasileiro no Oceano Atlântico, pertencente ao estado do Espírito Santo, situado no oceano Atlântico, e a cerca de 1.200 quilômetros a leste de Vitória, município ao qual está integrado o seu território.
É constituído por duas ilhas principais (Trindade e Martim Vaz), separadas por 48 quilômetros, que somam uma área total de 10,4 km². As ilhas são consideradas pelos navegadores como um imenso paredão no meio do Atlântico. São desabitadas, à exceção de uma guarnição de 32 militares da Marinha Brasileira, que têm sua base na Ilha da Trindade.
No reinado de D.Manuel I, rei de Portugal, a ilha de Martim Vaz foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova e cerca de um ano depois, o navegador português Estêvão da Gama visitou a maior ilha e chamou-a de "Ilha da Trindade".[1] As ilhas permaneceram na posse de Portugal até a independência do Brasil, altura em que passaram a ser brasileiras. Em 1890, o Reino Unido ocupou Trindade, mas os ingleses abandonaram as ilhas em 1896, depois de um acordo entre os dois países, que contou com mediação portuguesa.

Índice

[esconder]

[editar] Ilhas de Martim Vaz

É um conjunto de ilhas formado pela ilha principal (Martim Vaz, com altitude máxima de 175 metros), duas ilhotas íngremes e inacessíveis (a Ilha do Norte, com altitude máxima 65 metros, e a Ilha do Sul, com 122 metros de altitude máxima) e vários rochedos menores, como Rochedo Agulha, espalhados a 48 km a leste de Trindade, perfazendo uma área total de 0,3 km² (30 hectares).
A vegetação é predominantemente rasteira, com a presença de raros arbustos no topo, que são impiedosamente açoitados pelo vento. A fauna é formada apenas por caranguejos, aranhas endêmicas e centenas de aves migratórias.
Como lajes e alto-fundos cercam as ilhas, revelando um campo minado nem sempre emerso, desconhecidos e pouco registrados nas cartas náuticas, a área é naufrágio a vista para embarcações desavisadas de qualquer porte. A única maneira menos arriscada de desembarque é de helicóptero, por ser literalmente vertical e plana em cima, como um chapadão (surgem abruptamente do mar).

[editar] Ilha de Trindade

Brasão de Armas do proclamado "Principado da Trindade" (1895).
Trindade é uma ilha vulcânica na costa do Estado do Espírito Santo, Brasil, que junto com Martim Vaz forma um arquipélago. Com 9,2 quilômetros quadradosárea, o seu território está compreendido no município de Vitória. Encontra-se a 1.167 quilômetros de distância do continente. de

[editar] História

[editar] História de Martim Vaz

Descoberta em 1512 por João da Nova, foram visitadas em 1514 por Juan de la Cosa, que denominou a ilha principal de Santa Maria Esmeralda. Em 1768, o francês La Pérouse tentou subir as rochas, mas dois de seus marinheiros acabaram morrendo na tentativa. Em homenagem aos mortos, denominou as ilhas do grupo como Martim Vaz. Em 1951, a Marinha do Brasil quis tomar formalmente posse das ilhas, e uma guarnição militar tentou hastear a bandeira na ilha principal, contudo a embarcação naufragou ao bater de frente com um rochedo e 12 marinheiros perderam suas vidas.
Em 1960 uma expedição científica inglesa com o navio HMS Owen achou uma enseada segura e conseguiu explorar a ilha maior. A primeira aterrissagem na Ilhota do Sul foi feita em 1962 por uma equipe militar a bordo de um helicóptero. Mais recentemente, em 2007, houve outros pousos por helicóptero da Aviação Naval para a substituição da Bandeira Nacional lá hasteada.
O pesquisador Evaristo Scorza encontrou nas ilhas algumas provas de um mineral extremamente raro, a hauynita, apenas encontrado em tempos antigos na China e na Eslováquia.

[editar] História de Trindade

Mapa da ilha da Trindade na obra The Cruise of the Alerte de E. F. Knight.
A frota de Estevão da Gama, a caminho da Índia, na latitude de 20º S descobriu, a 18 de Maio de 1502, uma ilha que denominou de Ilha da Trindade.[2]
Vários foram os visitantes ilustres que lá estiveram, sendo o mais conhecido o astrônomo inglês Edmund Halley, que chegou a tomar posse da lIha em nome da monarquia britânica (1700).
Em 1895, mais uma vez tentaram os ingleses obter a posse dessa estratégica posição no Atlântico Sul, porém, os esforços diplomáticos brasileiros, aliados ao apoio da diplomacia portuguesa, reintegraram a posse da ilha da Trindade ao Brasil.
Para afirmar, de uma vez por todas, a soberania brasileira sobre a ilha, foi erigido um marco, na data de 24 de janeiro de 1897.

[editar] Séculos XX e XXI

Embora não tenha população permanente, desde 1957 o arquipélago sedia o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), guarnecido por 32 homens da Marinha do Brasil, metade dos quais revezados a cada bimestre. Além da guarda desse território insular brasileiro, esses homens executam a coleta de dados maregráficos e meteorológicos daquela região do Atlântico Sul.

[editar] Geografia

Foto de satélite da NASAfalsa cor. de Martim Vaz em
Arquipélago de Trindade e Martim Vaz
Ilha de Martim Vaz Red pog.svg
Brazil (orthographic projection).svg
Arquipélago de Trindade e Martim Vaz
A ilhas Trindade e Martim Vaz se localizam a 1.200 km da costa de Vitória, no centro do Atlântico Sul. O arquipélago é formado por duas ilhas principais (Trindade e Martim Vaz), duas ilhotas íngremes e inacessíveis (a Ilha do Norte e a Ilha do Sul) e vários rochedos menores (como o Rochedo Agulha) espalhados a 48 km a leste de Trindade, perfazendo uma área total de 10,4 km². As ilhas alcançam uma altitude máxima de 600 metros acima do nível do mar em Trindade.
Duas grandes ilhas compõem a maior parte da área terrestre de e dão o nome à Trindade e Martim Vaz: Ilha Trindade (9,2 km²) ao sul, e a Ilha Martim Vaz (0,3 km²) ao norte.
As outras ilhas são muito menores e de difícil acesso. Tratam-se das ilhotas de Martim Vaz, que são a Ilha do Norte e a Ilha do Sul, e rochedos localizados a 48 km a leste da Ilha Trindade.

[editar] Geologia

A ilha de Trindade tem numerosos centros vulcânicos, a atividade vulcânica mais recente aconteceu há aproximadamente 50 mil anos no Vulcão Paredãosudeste da ilha. Essa atividade consistiu em fluxo piroclástico que acumulou um cone de cinzas. no ponto mais ao
Na ilha de Trindade ocorre cinco vulcões acima do nível do mar. O vulcão denominado Complexo de Trindade é o mais antigo dos cinco e caracteriza-se por possuir rochas intrusivas e piroclásticas. Na enseada da Cachoeira pode-se reconhecer as rochas mais antigas da ilha. Há também a formação Morro Vermelho, resultada de uma erupção explosiva com derrames de lava[3] denominada ankaratríca.
Outras formações que se destacam são a Formação Valado, onde ocorre rochas piroclásticas; o Morro do Paredão, que representa as ruínas de um vulcão. O Morro do Paredão corre o risco de desaparecer devido à ação erosiva das águas oceânicas. É o único resto reconhecível de um vulcão no Brasil.[3]
Trindade possui uma série vulcânica que se caracteriza por ser altamente subsaturada em sílica. Juntamente com a série vulcânica de Fernando de Noronha, é a série vulcânica oceânica mais subsaturadas em sílica do Atlântico.[3]

[editar] Flora e fauna

A pesquisa ambiental acerca do ecossistema da ilha encontra-se a cargo da equipe de pesquisas do Museu Nacional. De acordo com estudos do naturalista Ruy Alves, existem 124 espécies botânicas na ilha, 11 das quais endêmicas. A principal espécie vegetal é a samambaia gigante. A principal espécie animal terrestre na ilha é o caranguejo vermelho, que ocorre até mesmo nos picos mais altos. No passado foram deixados para trás cabras, porcos e outros animais domesticados e como eles perturbavam o ambiente natural, a Marinha em envivou esforços para erradicar as duas espécies exóticas. Existem também aves marinhas.
No mar é grande a variedade de espécies, mas a que só ocorre ali é a de um peixe, o cangulo, conhecido entre a guarnição da Marinha do Brasil como "pufa" ("pufavô me pegue!"), e que ataca em bando, tal como as piranhas ao menor sinal de sangue. A ilha é local de desova de grande contingente da tartaruga verde (Chelonia mydas) e área de alimentação da tartaruga de penteEretmochelys imbricata). (

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: