terça-feira, 19 de outubro de 2010

GRANDES RIOS DO PLANETA TERRA ( Rio Indo/ÁSIA )

Rio Indo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Indo
Vista do rio Indo, da auto-estrada do Caracórum.
Vista do rio Indo, da auto-estrada do Caracórum.
Comprimento 2900 a 3180 km
Posição: 21
Nascente confluência dos rios Sengge e Gar
Altitude da nascente 5500 m
Foz Mar Arábico, Oceano Índico
Área da bacia 1.081.700 km²
Delta Delta do Indo
País(es)  República Popular da China
 Índia
Paquistão
País(es) da
bacia hidrográfica
 República Popular da China
 Índia
Paquistão
O rio Indo (urdu: سندھ Sindh; sindi: سنڌو Sindhu; sânscrito e híndi: सिन्धु Sindhu; persa: حندو Hindu; pachto: ّآباسن Abasin "Pai dos Rios"; tibetano: Sengge Chu "Rio Leão"; chinês: 印度 Yìndù; grego: Ινδός Indos) é o rio mais longo e mais importante do Paquistão e um dos mais destacados rios do subcontinente indiano. O topônimo "Índia" é proveniente do nome do rio.
Com origem no planalto tibetano, próximo ao lago Mansarovar, o rio atravessa o distrito de Ladakh na Caxemira e nas Áreas do Norte na direção sul, cortando o Paquistão de norte a sul até desaguar no mar Arábico perto da cidade paquistanesa de Karachi. Seu comprimento é de 3200 km e sua bacia hidrográfica totaliza mais de 1 165 000 km². O fluxo anual estimado do rio é de cerca de 207 km³. Desde sua origem no topo do mundo, em meio a geleiras, aquele curso de água alimenta um ecossistema de florestastemperadas, planícies e campos áridos. Juntamente com os rios Jilum, Chenab, Rauí, Beás, Satle[1] e o extinto Sarasvati, o Indo forma o chamado delta do Sapta Sindhu ("Sete Rios") na província paquistanesa de Sind. O Indo conta 20 afluentes principais.
O Indo é a principal fonte de água para a economia do Paquistão, em especial nas províncias de Panjabe (maior produtora agrícola do país) e Sind. Também é a maior fonte de água potável do país e é usado por muitas indústrias pesadas.
O Indo é um dos poucos rios do planeta a possuir um refluxo de maré[2]. Alimentado, em grande medida pela neve e geleiras das cordilheiras de Caracórum, Hindu Kush e Himalaia no Tibete, em Caxemira e nas Áreas do Norte (Paquistão), o fluxo do Indo varia conforme as estações do ano: reduz-se durante o inverno e chega a extravasar durante o período das monções (julho a setembro). Há indícios de que seu curso se moveu para oeste ao longo do tempo.

Índice

[esconder]

[editar] Curso

O rio tem início na confluência dos rios Sengge e Gar, que drenam as cordilheiras Nganglong Kangri e Gangdise Shan. Em seguida, corre no sentido noroeste através de Ladakh-Baltistão até Gilgit, ao sul da cordilheira de Caracórum. Os riachos Shyok, Shigar e Gilgit contribuem águas glaciais. Gradualmente, o curso toma o sentido sul e sai da região montanhosa entre Peshawar e Rawalpindi. O Indo atravessa então imensos desfiladeiros (com entre 4 500 e 5 200 m de altitude) próximo ao maciço Nanga Parbat. Corre então com velocidade na região de Hazara até ser represado no reservatório de Tarbela. Encontra-se com o rio Cabul perto de Attock. O restante de seu curso segue áreas da planície do Panjabe e do Sind, quando perde velocidade. Na altura de Mithankot, encontra-se com o rio Panjnad. Após passar por Jamshoro, desagua num grande delta a leste de Thatta.

[editar] Principais afluentes

[editar] Imagens

Nenhum comentário: