terça-feira, 19 de outubro de 2010

PAÍSES DO MUNDO ( Tailândia/ÁSIA )

Tailândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
ราชอาณาจักรไทย
(Ratcha Anadjak Thai)
Reino da Tailândia
Bandeira da Tailândia
Brasão de armas da Tailândia
Bandeira Brasão de armas
Lema: "ชาติ ศาสนา พระมหากษัตริย์"
("Nação, Religião, Rei")
Hino nacional: "เพลงชาติ"
(Phleng Chat, "Canção Nacional")
Gentílico: tailandês(a)[1]

Localização  Reino de Tailandia

Capital Banguecoque
13° 44' N 100° 30' E
Cidade mais populosa Banguecoque
Língua oficial Tailandês
Governo Monarquia constitucionalparlamentarista
 - Rei Bhumibol Adulyadej
 - Primeiro-Ministro Abhisit Vejjajiva
Formação  
 - Reino Sukhothai 1238 
 - Monarquia constitucional 24 de junho de 1932 
 - Constituição atual 24 de agosto de 2007 
Área  
 - Total 513.115 km² (49.º)
 - Água (%) 0,4
 Fronteira Laos (N e E), Camboja, Malásia (S), e Myanmar
(W e N)
População  
 - Estimativa de 2008 65.493.298 hab. (20.º)
 - Densidade 127 hab./km² (59.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 - Total US$ : 519,362 bilhões (24.º)
 - Per capita US$ : 7.900 (81.º)
Indicadores sociais
 - Gini (2002) 42,0[2]  – alto
 - IDH (2007) 0,783[3] (87.º) – médio
 - Esper. de vida 70,6 anos (111.º)
 - Mort. infantil 10,6/mil nasc. (58.º)
 - Alfabetização 94,1% (76.º)
Moeda Baht tailandês (THB)
Fuso horário (UTC+7)
 - Verão (DST) não observado (UTC+7)
Clima Tropical, tropical úmido e subtropical úmido
Org. internacionais ONU, OMC, APEC, ASEAN, G20 (países em desenvolvimento)
Cód. ISO THA
Cód. Internet .th
Cód. telef. +66
Website governamental http://www.thaigov
.go.th/

Mapa  Reino de Tailandia

O Reino da Tailândia em tailandês: ราชอาณาจักรไทย, transl. Loudspeaker.svg? Ratcha Anadjak Thai, (AFI[râːtɕʰa-ʔaːnaːtɕɑ̀k-tʰɑj]) é um país asiático, dividido entre a Indochina e a península Malaia. É limitado a norte e a leste pelo Laos, a sul pelo Camboja, pelo golfo da Tailândia e pela Malásia, a oeste pelo mar de Andamão e a oeste e norte por Mianmar. A capital do país é a cidade de Banguecoque.

Índice

[esconder]

[editar] História

King Sri Indraditya, o primeiro rei da Tailândia.
A Região conhecida como Tailândia tem sido habitada por humanos desde o período Paleolítico (há cerca de 10.000 anos). Antes da queda do Império Khmer, no século XIII d.C., vários Estados floresceram nesta região, tais como os reinos Tai, Mon, Khmer e Malaio, conforme verificou-se por meio dos vários sítios e artefatos arqueológicos espalhados pelas paisagens do antigo Sião. Antes ainda do século XII, porém, o primeiro Estado tailandês ou siamês é tradicionalmente considerado como sendo o Reino Budista de Sukhothai, fundado em 1238.
Seguindo-se ao declínio e queda do Império Khmer nos séculos XIII e XIV, vários reinos budistas tailandeses de Sukhothai, Lanna e Lan ChangAyutthaya, estabelecido em meados do século XIV. Após a queda de Ayutthaya em 1767, os birmaneses tiveram como nova capital da Tailândia a cidade de Thonburi por um breve período sub o reinado de Taksin, o Grande. A era atual da história tailandesa (Era Rattanakosin) iniciou-se em 1782, após o estabelecimento de Banguecoque como capital do Reino do Sião, sob o reinado de Rama I, da Dinastia Chakri. tomaram o poder. Um século mais tarde, o poder dos Sukhothai foi suprimido pelo reino de
O Sião têm tradição imemoriável de comércio com os países e culturas vizinhas do oceano Índico e do mar da China. O comércio e a influência europeus chegaram à região da atual Tailândia no século XVI, com os Portugueses. Apesar da pressão européia, a Tailândia é o único país do sudeste asiático que nunca foi colonizado por europeus. As duas principais razões para tal são que a Tailândia teve uma longa sucessão de governadores bastante hábeis durante o século XIX e estes souberam explorar as rivalidades e tensões entre França e Inglaterra. Como resultado, o país manteve-se como estado-tampão entre as partes do sudeste asiático colonizadas pelas duas potências.
Rei Mongkut da Tailândia.
Apesar disto, a influência ocidental levou a muitas mudanças e grandes concessões durante o século XIX, mais notavelmente na grande perda territorial a leste da região do Mekong para os franceses, e na absorção gradual pelos Estados Ingleses de Shan (Thai Yai, atual Birmânia) e pela Malásia peninsular.
Em 1932, uma revolução pacífica resultou em uma nova monarquia constitucional. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Tailândia aliou-se ao Japão, mantendo-se, ainda, em posição paradoxal de resistência antijaponesa, no movimento conhecido como Seri Thai. Após a guerra, a Tailândia emergiu como aliado dos Estados Unidos. Como as demais nações em desenvolvimento no período da Guerra Fria, a Tailândia passou por décadas de transgressão política caracterizadas por golpes de estado e regimes militares seguidos, progredindo, ao final, rumo a uma estabilidade democrática na década de 80.
Em 1997, a Tailândia foi atingida pela crise financeira asiática, e o bahtdólar, comparado à cotação de 25 baht por dólar anterior a 1997. Desde então, o bath recuperou grande parte da sua força e em maio de 2007 ficou em 32 baht por dólar americano. tailandês (moeda nacional) atingiu rapidamente um pico de 56 baht por
O calendário oficial na Tailândia é baseado na versão ocidental da Era Budista, que está 543 anos à frente do calendário gregoriano ocidental. Por exemplo, o ano 2008 d.C. é o ano 2551 na Tailândia.

[editar] Geografia

Praia Phra Nang.
A Tailândia é um país localizado no sudeste asiático, sendo limítrofe com Laos e Camboja, ao leste; Myanmar a oeste e Malásia, ao sul. A Tailândia é também conhecida como Sião, que era o nome do país até meados de 1949. Thai significa "livre", em tailandês e é assim que as pessoas geralmente se referem quando vão falar sobre esse país e seus habitantes ( cultura thai,língua thai, habitantes Thais,etc.)
Colinas no norte da Tailândia.
A região norte do país apresenta um relevo bastante montanhoso, sendo o ponto mais alto o monte Doi Inthanon, com 2 576 m. Na porção noroeste há também uma área elevada denominada Khorat Plateau que é, a leste, contornada pelo rio Mekong, um dos maiores do mundo, drenando uma grande área do continente asiático. No entanto, devido ás suas variações em seu fluxo e por ser bastante encachoeirado,esse rio não é navegável. Outro rio importante é o Chao Phraya , com 370 km, que corta o país de norte a sul, atravessando, inclusive, a capital, Bangkok. Na região sul do país o relevo é mais baixo, sem muitas elevações.
A Tailândia está localizada na zona climática Tropical, portanto seu clima é bastante quente e caracterizado por monções. A vegetação é caracterizada praticamente por florestas tropicais. Seringueiras foram importadas do Brasil, da região Amazônica e plantadas no sudeste do país,há mais ou menos 100 anos atrás. Há cem anos atrás, as florestas serviam também de lar para milhares de elefantes que, infelizmente, devido à devastação e à caça, hoje a população de elefantes é de aproximadamente 5,000. Em 1989 o governo começou a construir parques naturais para proteger os elefantes e animais que se encontravam na mesma situação. No entanto, caçadores ainda continuam a matar tigres,leopardos e ursos negros asiáticos, todos ameaçados de extinção.

[editar] Demografia

A população da Tailândia é relativamente homogênea: 85% da população compartilha a mesma cultura e língua, thai, que é o idioma ensinado nas escolas e usado no governo.O inglês é a segunda língua mais falada. No entanto, existem também diversos grupos étnicos como Shan, Lue, e Phutai. A maioria da população já está localizada nas áreas urbanas do país, e quanto mais o país se industrializa, mais a população das cidades aumenta, principalmente em Bangkok.
A religião mais praticada é o budismo, com quase 100% da população adepta a ela. O povo Thai é muito espiritualizado e muito ligado as suas crenças e cultura local.
Por causa dos programas de "planejamento familiar", o crescimento populacional do país diminuiu de 3% em 1960 para 1% nos dias de hoje. A expectativa de vida também cresceu, graças aos esforços do governo, que investiu na saúde pública através de programas para prevenção de doenças.
Bangkok, capital e maior cidade do país.
Por isso, o número de pessoas com câncer diminuiu incrivelmente nos anos 90 de 150,000 para 25,000 anualmente. A cultura Thai é uma das mais ricas do mundo, conhecida pela peculiar arte de sua cozinha, muito apreciada.

[editar] Religiões

[editar] Política

Thaksin Shinawatra foi o primeiro-ministrogolpe de estado. da Tailândia de 2001 a 2006 até a junta militar tailandesa realizar um
Assim como a Espanha, o Reino Unido e o Japão, o país é uma monarquia constitucional, isto é, um território onde o primeiro-ministro é o chefe de governo e onde o monarca é o chefe de estado. O poder executivo é exercitado atualmente por uma junta militar que aponta seus Primeiros-ministros e o Gabinete. O poder legislativo é investido em uma legislatura apontada pela junta. O judiciário é independente do executivo e do legislativo. As atividades políticas são proibidas atualmente. Antes do golpe de estado de 2006, o reino era uma democracia parlamentar, com uma legislatura bicameral eleita.

[editar] Subdivisões

A Tailândia se divide em 75 províncias (changwats) e 1 municipalidade (maha nakhon) com o mesmo nível administrativo das províncias.
As províncias estão reunidas em 4 regiões que não possuem função administrativa e são utilizadas apenas para fins estatísticos e geográficos, são elas: Central, Norte, Nordeste e Sul.
Em algumas ocasiões a Região Central se divide em duas, Região Leste e Região Central, conforme divisão apresentada a seguir.
A Metrópole de Bangkok apesar de pertencer a Região Central, para fins de Censo, é apresentada destacada desta região.
O nome de cada província é o mesmo de sua capital, algumas vezes com o prefixo Mueang (ou Muang) para evitar confusão com a província.
Com a exceção da província Songkhla, a capital é também a maior cidade da província.
(censo de 2000).
Cada província é administrada por um governador, nomeado pelo Ministro do Interior. A única exceção é a municipalidade de Bangkok, onde se elege o governador.
De acordo com o censo de 2000, as províncias e a municipalidade estão subdivididas em 795 distritos (amphoes ou amphurs) e 81 subdistritos (king amphoes). Os distritos e subdistritos se dividem por sua vez em 7.255 tambons (comunas) e estes em 69.866 moobans (povoados). Os 50 distritos de Bangkok são chamados khets ou amphoes (oficial).

[editar] Províncias

Obs.: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.
Região Norte
  1. Chiang Mai (เชียงใหม่)
  2. Chiang Rai (เชียงราย)
  3. Kamphaeng Phet (กำแพงเพชร)
  4. Lampang (ลำปาง)
  5. Lamphun (ลำพูน)
  6. Mae Hong Son (แม่ฮ่องสอน)
  7. Nakhon Sawan (นครสวรรค์)
  8. Nan (น่าน)
  9. Phayao (พะเยา)
  10. Phetchabun (เพชรบูรณ์)
  11. Phichit (พิจิตร)
  12. Phitsanulok (พิษณุโลก)
  13. Phrae (แพร่)
  14. Sukhothai (สุโขทัย)
  15. Tak (ตาก)
  16. Uthai Thani (อุทัยธานี)
  17. Uttaradit (อุตรดิตถ์)
Região Nordeste
  1. Amnat Charoen (อำนาจเจริญ)
  2. Buri Ram (บุรีรัมย์)
  3. Chaiyaphum (ชัยภูมิ)
  4. Kalasin (กาฬสินธุ์)
  5. Khon Kaen (ขอนแก่น)
  6. Loei (เลย)
  7. Maha Sarakham (มหาสารคาม)
  8. Mukdahan (มุกดาหาร)
  9. Nakhon Phanom (นครพนม)
  10. Nakhon Ratchasima (นครราชสีมา)
  11. Nong Bua Lam Phu (หนองบัวลำภู)
  12. Nong Khai (หนองคาย)
  13. Roi Et (ร้อยเอ็ด)
  14. Sakon Nakhon (สกลนคร)
  15. Si Sa Ket (ศรีสะเกษ)
  16. Surin (สุรินทร์)
  17. Ubon Ratchathani (อุบลราชธานี)
  18. Udon Thani (อุดรธานี)
  19. Yasothon (ยโสธร)
Região Central
  1. Ang Thong (อ่างทอง)
  2. Phra Nakhon Si Ayutthaya (พระนครศรีอยุธยา)
  3. Metrópole de Bangkok (กรุงเทพ ฯ)
  4. Chai Nat (ชัยนาท)
  5. Kanchanaburi (กาญจนบุรี)
  6. Lop Buri (ลพบุรี)
  7. Nakhon Nayok (นครนายก)
  8. Nakhon Pathom (นครปฐม)
  9. Nonthaburi (นนทบุรี)
  10. Pathum Thani (ปทุมธานี)
  11. Phetchaburi (เพชรบุรี)
  12. Prachuap Khiri Khan (ประจวบคีรีขันธ์)
  13. Ratchaburi (ราชบุรี)
  14. Samut Prakan (สมุทรปราการ)
  15. Samut Sakhon (สมุทรสาคร)
  16. Samut Songkhram (สมุทรสงคราม)
  17. Saraburi (สระบุรี)
  18. Sing Buri (สิงห์บุรี)
  19. Suphan Buri (สุพรรณบุรี)
Região Leste (Na maioria das vezes incluída na Região Central)
  1. Chachoengsao (ฉะเชิงเทรา)
  2. Chanthaburi (จันทบุรี)
  3. Chon Buri (ชลบุรี)
  4. Prachin Buri (ปราจีนบุรี)
  5. Rayong (ระนอง)
  6. Sa Kaeo (สระแก้ว)
  7. Trat (ตราด)
Região Sul
  1. Chumphon (ชุมพร)
  2. Krabi (กระบี่)
  3. Nakhon Si Thammarat (นครศรีธรรมราช)
  4. Narathiwat (นราธิวาส)
  5. Pattani (ปัตตานี)
  6. Phangnga (พังงา)
  7. Phatthalung (พัทลุง)
  8. Phuket (ภูเก็ต)
  9. Ranong (ระนอง)
  10. Satun (สตูล)
  11. Songkhla (สงขลา)
  12. Surat Thani (สุราษฎร์ธานี)
  13. Trang (ตรัง)
  14. Yala (ยะลา)

[editar] Economia

Bangcoc, capital e centro comercial e industrial do país.
O desenvolvimento econômico da Ásia, relativamente bom, sofreu uma crise em 1997 que repercutiu por toda a região e prejudicou diversos países. Atingiu também a Tailândia que vinha tendo o maior crescimento econômico nesses últimos 10 anos média anual de 8,4% entre 1990 e 1995 – e desvalorizou totalmente o baht, moeda do país.
Desde então a Tailândia vem tentando estabilizar-se economicamente e obteve excelentes resultados, obtendo crescimento anual notável nos anos de 1999 até 2005. Atualmente o país é um dos maiores exportadores mundiais de arroz. Outro importante produto cultivado é a cana-de-açucar.
Durante a crise, o mercado de produtos manufaturados e industrializados ajudou (e muito) à sua recuperação econômica, com a exportação de produtos como computadores, sapatos, eletroeletrônicos, jóias, brinquedos, produtos de plástico,etc.
A Tailândia é o maior exportador de arroz do mundo.
No entanto, a agricultura continua sendo de grande importância para a economia do país, com mais de metade da percentagem total de mão de obra sendo dedicada a esse setor. Porém,no ano de 1995, a renda dos trabalhadores rurais era 15 vezes inferior ao da renda da população que trabalhava em outros setores. Em 1999, a renda familiar média tailandesa foi de US$ 318 por mês, enquanto, para o setor agrícola, a média foi de apenas US$ 24 por mês. O turismo é um setor que contribui também bastante para o PIB anual do país. Em 2002, por exemplo, houve um aumento de 7% na quantidade de turistas em comparação ao ano anterior. Estados Unidos é o principal parceiro econômico da Tailândia, seguido pelo Japão e países europeus.
A estabilização e melhora da economia depende do aumento das exportações do país para países europeus e os Estados Unidos.
Bangkok é a região mais industrializada do país e, a região nordeste a mais pobre.
A Cidade Histórica de Ayutthaya, na província de Ayutthaya, tem um dos templos mais surpreendentes da História da Tailândia (na foto acima), e é um importante centro turísticohistórico. e
Embora a Tailândia venha se recuperando aos poucos da crise que abalou o país, a contínua melhora de sua economia depende de investimentos externos e aumento das exportações O baixo e lento nível de crescimento de mão de obra qualificada e engenheiros pode limitar a produtividade e eficiência do setor tecnológico, peça chave para o desenvolvimento econômico do país.
A Tailândia faz parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.
A Tailândia também tem parte do seu crescimento baseado no turismo que é crescente mesmo após a tsunami de 2004.

[editar] Cultura

[editar] Desporto

O boxe tailandês é o esporte nacional do país. Na foto, um dos golpesesporte: o chute alto. deste
O Muay Thai (Tailandês มวยไทย ) também conhecido como Boxe Tailandês, é o esporte nacional da Tailândia. Consiste em uma arte marcial criada há mais de mil anos, é considerada uma das mais poderosas lutas do mundo, pela explosão de golpe e de agilidade.
Também é conhecida como "A Arte dos Oito Membros", pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com a canela e pés, além dos punhos, em contraponto de artes que utilizam apenas os quatro membros, somente os pés e as mãos.
Feriados
Data Nome em português Nome local Observações

Nenhum comentário: