sexta-feira, 1 de outubro de 2010

GRANDES RIOS DO PLANETA TERRA ( Rio Paraná/AMÉRICA DO SUL )

Rio Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paraná
O rio Paraná em toda sua extensão
O rio Paraná em toda sua extensão
Comprimento 2.570 km
Posição: 14(contando com o Rio da Prata)
Nascente Rio Grande e Rio Paranaíba
Altitude da nascente
Débito máximo 16.000 m³/s
Foz Oceano Atlântico
Área da bacia
Delta delta do Paraná
Afluentes
principais
Tietê
Iguaçu

Paraguai
País(es) Brasil
Paraguai
Argentina
País(es) da
bacia hidrográfica
Brasil
Argentina
Paraguai
O rio Paraná ('parecido com o mar', do tupi para (mar) e na (se parece com) é um rio sul-americano que nasce entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, no Brasil, na confluência de dois importantes rios brasileiros: o Grande e Paranaíba. O Rio Paraná corre aproximadamente no eixo central da Bacia do Paraná, uma ampla bacia sedimentar.
Em seu percurso, banha também o estado do Paraná, adquirindo uma extensão total de 3.998 km, que lhe renderia o posto de o nono rio mais extenso do mundo, caso fosse contado o trecho do rio Paranaíba. O rio Paraná demarca a fronteira entre Brasil e Paraguai numa extensão de 190 km até à foz do rio Iguaçu.
A partir de Foz do Iguaçu, o rio muda para direção oeste e passa a ser o limite natural entre Argentina e Paraguai. Na confluência do rio Paraguai o rio entra inteiramente em terras argentinas e passa a percorrer a direção sul, desaguando no delta do Paraná e, conseqüentemente, no Rio da Prata.
A sua vazão na foz, de 16.000 m³/s, é comparável à de rios como o rio Mississippi (18.000 m³/s) e o rio Ganges(16.000 m³/s).
No trecho brasileiro há a barragem de Jupiá, que está localizada a 21 quilômetros da confluência com o rio Tietê, assim como também a barragem de Ilha Solteira, enquanto na fronteira do Paraguai com o Brasil está a usina-barragem de Itaipu, e na fronteira entre a Argentina e o Paraguai, Yacyretá. As duas hidroelétricas fornecem 99% da eletricidade do Paraguai (90% só de Itaipú), e fazem do país o maior exportador de eletricidade do mundo.
A floresta tropical e subtropical que antes ocupava boa parte da bacia do Paraná encontra-se largamente extinta; a área mais preservada encontra-se na província argentina de Misiones.


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: