quinta-feira, 28 de outubro de 2010

GRANDES RIOS DO NORDESTE BRASILEIRO ( Rio Salgado/Ceará-Brasil-ÁMERICA DO SUL )

Rio Salgado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Salgado
Comprimento 308 km
Nascente Serra do Araripe, Crato, CE
Altitude da nascente
Foz rio Jaguaribe, Icó, CE
Área da bacia
Afluentes
principais
rio Batateiras, rio Granjeiro, Riacho do Saco, Riacho Lobo, rio Carás, Riacho São José, rio Missão Velha, Riacho dos Porcos, Riacho do Cuncas, Riacho Olho D’água, Riacho Rosário e Riacho São Miguel
País(es) Brasil
O Rio Salgado é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará. A sub-bacia do rio Salgado, drenada pelo rio do mesmo nome, está localizada na região sul do estado do Ceará, e faz parte da bacia do rio Jaguaribe.

Índice

[esconder]

[editar] Condições climáticas/pluviométricas

[editar] Geografia

Sua bacia hidrográfica do antigamente chamado Jaguaribe-Mirim está espalhada por 23 municípios: Icó, Cedro, Umari, Baixio, Ipaumirim, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Granjeiro, Aurora, Caririaçu, Barro, Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha, Barbalha, Jardim, Penaforte, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Porteiras e Jati, com uma população estimada em 850.000 pessoas e área geográfica de 13.275,0 km, conta com aproximadamente 650 açudes, sendo gerenciados e monitorados apenas 13 reservatórios, sete federais, quatro estaduais e dois municipais com acumulação total de 447.728.008 m³. esta sub-bacia conta com 350 km de leitos perenizados (incluindo Lima Campos, Barro e Crato – Juazeiro do Norte).
Os terrenos se afloram na superfície desta sub-bacia dividem-se em cristalinos e sedimentares, sendo que na bacia sedimentar do Araripe estão cadastrados 298 fontes e 1800 poços tubulares profundos, mas o monitoramento das águas subterrâneas é feito apenas em 52 poços e 02 fontes do graben Crato-Juazeiro.
A bacia sedimentar do Araripe, em cuja parcela na bacia do Salgado é de 14%, é a que melhor representa o uso da água subterrânea para fins de abastecimento humano. Somente as sedes de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, consomem juntas 29 milhões de m³/ano para abastecimento público. Na região do Cariri, a água subterrânea abastece o público em mais de 90% das sedes municipais e distritos.

[editar] Afluentes

Atualmente encontra-se perenizado em toda sua extensão.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: