domingo, 31 de outubro de 2010

GRANDES OBRAS DA ARQUITETURA MUNDIAL ( O Palácio de Versalhes/França-EUROPA ) "Quinta Parte"

Maria Teresa



Maria Teresa



Maria Leszczynska
Com a conclusão do envolvimento de palácio velho por LeVau, foi criado um conjunto de pequenas salas que abriam para o pátio de mármore (salas mais tarde incorporadas no appartement du roi) e para um pequeno pátio interior — à época chamado como cour de la reine. Foi netas salas que Maria Teresa[106] Sobrevive muito pouca informação acerca da decoração ou da organização destas salas, devido, em grande, à sua morte em 1683.[107] O que se sabe é que ocorreu uma redecoração destas salas em 1697 quando Maria Adelaide de Sabóia casou com o neto de Luís XIV, o Duque de Borgonha. Quando Maria Adelaide morreu em 1712, as salas foram divididas entre o Rei e vários outros residentes. levou a sua vida privada e familiar.
[editar] Maria Leszczyska
Desde o momento do casamento de Maria Leszczyska com Luís XV, o petit appartement de la reine passou por três fases distintas da mudança: 1728-1731, 1737-1739, e 1746-1748.
A primeira fase, de 1728-1731, resultou na construção do chambre des bains, da petite galerie, e dum oratório.[108]
Na segunda fase, de 1737-1739, deu-se a redecoração significativa na petite galerie. Neste momento, o appartement de nuit du duc de Bourgogne foi remodelado para uso pela rainha com a construção da grand cabinet intérieur e do gabinete arrière, sendo que ambos foram decoradas com esculturas primorosas e painéis pintados. Então, foi exibida no petit appartement de la reine uma série de pinturas, mais notavelmente de François Boucher e Charles-Antoine Coypel.[109]
Na terceira fase, de 1746-1748, houve uma redecoração da petite galerie, momento em que foi chamado alternadamente cabinet des chinois - devido ao número de objectos de chinoiserie que a rainha tinha emoldurado e pendurado nesta sala - ou laboratoire - um laboratório onde Marie Leszczyńska prosseguia os seus passatempos.[110][111]
Uma das alterações mais significativas ocorreu quando foram construidas salas adicionais. Com estas novas salas, o cour de la reine foi dividido em dois pátios — o cour du dauphin (para Este) e o cour du Monseigneur (para Oeste). A respeito destas salas, Pierre de Nolhac publicou uma descrição parcial do petit appartement de la reine tal como ele se apresentava aquando da morte de Maria Leszczynska, em 1768:
  • oratório
  • anexo ao oratório
  • boudoir
  • grand cabinet
  • chambre des bains
  • laboratório (Maria Leszczyska era conhecida pelo seu forte interesse na ciência.)
Nenhuma da decoração do petit appartement de la reine — excepto uma pequena sala que comunica entre o grand cabinet e o appartement du roi — sobreviveu. Quando Maria Antonieta se mudou para estas salas em 1774, foi ordenada uma completa reorganização e redecoração destas salas, sob a direcção de Richard Mique.
[editar] Maria Antonieta



Maria Antonieta
A fama do petit appartement de la reine ficou directamente nas mãos de última Rainha de França durante o Antigo Regime. O estado restaurado das salas que podemos ver actualmente em Versalhes replicam o petit appartement de la reine tal como ele provavelmente se apresentava nos dias de Maria Antonieta. As modificações começaram em 1779.[112] Neste ano, Maria Antonieta ordenou ao seu arquitecto favorito, Richard Mique, que cobrisse todas as paredes do petit appartement de la reine com cetim branco bordado com arabescos florais, aparentemente para dar uma coesão de decoração aos quartos. O custo do tecido era 100.000 livres. As cortinas foram totalmente substituídas por painéis de madeira em 1783.[113]
A última modificação significativa para o petit appartement de la reine ocorreu em 1783, quando Maria Antonieta ordenou a redecoração completa do grand cabinet intérieur. As cortinas de bordadas caro foram substituídas por painéis de talha dourada cedido por Richard Mique. A nova decoração causou o quarto a ser renomeado o cabinet doré.[113]
As salas principais do petit appartement de la reine são:
  • cabinet doré (antigo grand cabinet intérieur)[113]
  • biblioteca[114]
  • anexo à biblioteca[115]
  • sala de bilhar
  • cabinet de la méridienne[113]
  • chambre des bains[116]
  • toilette à l’anglaise[117]
  • várias salas de serviço
  • salas de diversão
Durante os dias de Maria Antonieta, estas salas serviam para a vida privada diária da Rainha. Por exemplo, de manhã, o cabinet de la méridienne, o qual fôra decorado por Richard Mique para comemorar o nascimento do delfim, era o quarto onde Maria Antonieta escolhia o vestido que usaria naquele dia.[118]
Em 1781, para comemorar o nascimento do delfim, Luís XVI encomendou a Richard Mique a redecoração do cabinet de la Méridienne.[113]
De todas as características do petit appartement de la reine, a chamada "passagem secreta" que liga o grand appartement de la reine com o appartement du roi deve ser citada. A passagem, na verdade, data da época de Maria Teresa e sempre serviu como meio privado pelo qual o Rei a Rainha comunicavam um com o outro.[119] Esta passagem serviu também para Maria Antonieta, que estava a dormir no chambre de la reine do grande appartement de la reine, escapar da gentalha de Paris na noite de 6 para 7 de Outubro de 1789. A entrada para esta passagem secreta é feita por uma porta localizada no lado Oeste da parede Norte do chambre de la reine.[120][121]

[editar] Appartements du Dauphin et de la Dauphine

Estes apartamentos térreos, conectados directamente, através de várias escadas, aos da rainha, situados logo acima, sempre fizeram parte do círculo íntimo da família real. O seu estado atual corresponde ao período em que o filho de Luís XV, Luís de Bourbon, e a sua segunda esposa, Maria Josefa de Saxônia, viveram no apartamento, entre 1747 e 1765. Estes aposentos englobam:[122][123]
Première antichambre de la Dauphine
Este quarto fica numa área onde existia uma capela que ocupava os pisos térreo e superior, no primeiro andar. Em 1682 a capela foi demolida e substituída por um apartamento usado pela duquesa de Montpensier, conhecido como "La Grande Mademoiselle" (1692-1693).[122]
Também são exibidas pinturas da ascensão e coroação de Luís XV. Estas incluem dois retratos do jovem rei: um pintado por Hyacinthe Rigaud, em 1716, e outro, em 1723, por Alexis-Simon Belle, que desenhou a sua roupa de coroação.[122]
Seconde antichambre de la Dauphine
Acima da porta encontram-se retratos de Maria Leszczynska no vestido real e de uma duquesa desconhecida, bem como duas pinturas de flores por Blain de Fontenay. Em 1747 tornou-se no segundo salão da Dauphine.[123]
Grand cabinet de la Dauphine
Maria Josefa de Saxônia reunia senhoras da sua comitiva para uma conversa ou jogos na sala de visitas.[122]
Retratos de ministros e membros da família real desde o início no reinado de Luís XV foram pendurados com revestimentos de parede "couleur de feu ".[122]
Chambre de la Dauphine
Nada resta da decoração feita por Maria Josefa de Saxônia em 1747, excepto as cenas acima da porta pintadas por Jean II Restout. Pinturas de Jean-Marc Nattier de Henriqueta Ana de França como Flora e Maria Adelaide de Sabóia como Diana, irmãs da delfina e filhas de Luís XV, estão dos dois lados.[122]
Cabinet intérieur de la Dauphine
Durante muito tempo esta pequena sala e a seguinte formaram um único espaço, que foi a primeira antecâmara do senhor, depois de monsenhor, antes de se tornar no último quarto de dormir, em 1693. Também serviu como quarto de dormir do regente, então, o delfim, quando era criança, mas foi dividido em 1747 para formar estúdios privados para a Dauphine e Dauphin.[122]
Algumas das decorações charmosas dos painéis naturais em "vernis Martin" permanecem, mas foram concluídas. A cena acima da porta, representando as quatro estações, que Jean-Baptiste Oudry pintou para este quarto, em 1749, foi colocada novamente na sua posição original.[122]
Bibliothèque du Dauphin
Este quarto serviu para os estudos de Luís XV. Mais tarde, o seu filho, o futuro Luís XVI, usou-o quando ele morava no apartamento antigo de sua mãe como delfim.
Os painéis de anjos músicos lebravam os passatempos favoritos do filho de Luís XV, que gostava de cantar, tocar órgão e, regularmente, executar música de câmara com as suas irmãs.[124][125]
Grand cabinet du Dauphin
Originalmente, existiam aqui três divisões: a sala no gabinete do senhor, o gabinete da senhora, que mais tarde foi usado para o bispo, que se reúnem em 1693 para formar o grande salão de hoje. Em 1747 teve a decoração renovada, só a lareira e alguns dos painéis permaneceram. Em 1781 Luís XVI encomendou um globo celeste e terrestre, delimitando um globo terrestre com relevos submarinos, para a educação de seu filho.[124][125]
La chambre du Dauphin
Anteriormente, encontrava-se aqui um quarto menor, onde eram expostos quadros. A pintura duma fazenda para a direita da cama é uma cópia de um original por Jean-Baptiste Oudry, que está no Louvre.[124][125]
Seconde antichambre du Dauphin
Dois terços deste espaço correspondem ao estúdio espelhado, que foi um dos mais luxuosos quartos de seu apartamento. Em 1747 a sala foi ampliada e a sua decoração grandiosa foi substituída por painéis simples.[124][125]

[editar] Galerie des Glaces

Como obra central da terceira campanha de construção de Luís XIV, a construção da Galerie des Glaces — a Galeria dos Espelhos — começou em 1678.[7] Para executar esta galeria, tal como o salon de la guerre e o salon de la paix,[7] a qual ligava o grand appartement du roi com o grand appartement de la reine,[7] o arquitecto Jules Hardouin-Mansart suprimiu três salas de cada apartamento[126] tal como o terraço que separava os dois apartamentos. A principal característica da sala são os dezassete espelhos em arco que reflectem as dezassete janelas igualmente arcadas que dão vista para os jardins.[127] Cada arco contém vinte e um espelhos com um total de 357 espelhos no conjunto da decoração da galerie des glaces.[5]



Galerie des Glaces do Palácio de Versalhes.

Abóbada da Galerie des Glaces
No século XVII, os espelhos eram um dos mais dispendiosos elementos que se podia possuir e na época, a República de Veneza controlava o monopólio e a manufactura dos espelhos. Em ordem a manter a integridade da sua filosofia de mercantilismo, a qual requeria que todos os elementos usados na construção de Versalhes fossem feitos na França, Jean-Baptiste Colbert atraiu vários trabalhadores de Veneza para fazer espelhos na Fábrica Gobelins[128][129] para uso em Versalhes.
As dimensões da galerie des glaces’ são 73,0 m. de comprimento por 10,5 m. de largura,[7] por 12,3 m. de altura (239,5 pés × 34,4 pés × 40,4 pés). Esta galeria é flanqueada pelo salon de la guerre (a Norte) e pelo salon de la paix1684,[7]Apolo — o qual era consistente com o imaginário associado ao Rei-Sol, Luís XIV.[7] De qualquer forma, quando o Rei soube que o seu irmão, Filipe d'Orleães, havia contratado Pierre Mignard para decorar o tecto da da grand galerie da sua residência, o Château de Saint-Cloud, Luís XIV rejeitou o plano. No plano decorativo seguinte eram descritas as façanhas de Hércules, como alegorias às ações de Luís XIV. Novamente, tal como o primeiro plano, o tema de Hércules foi rejeitado pelo Rei. O plano final representa vitórias militares de Luís XIV, começando com o Tratado dos Pirinéus (1659) até ao Tratado de Nijmegen1678-1679). Desta forma, na decoração dos tectos do grand appartement du roi, LeBrun cessou de se referir ao Rei de modo alegórico. Nesta via, temas como a boa governação foram desenvolvidos com Luís XIV como figura-chave.[7] (a Sul). A construção da galeria e dos seus dois salões continuou até época em que foi intensamente usado para as funções da Corte e do Estado. A decoração do tecto é dedicada às vitórias militares de Luís XIV. O presente esquema decorativo representa o último de três apresentados a este monarca. O plano decorativo original mostrava as façanhas de (
Durante o século XVII, a galerie des glaces foi usada diariamente por Luís XIV quando se deslocava dos seus aposentos privados para a capela.[7] Nesta época, amontoavam-se cortesãos para verem o Rei e membros da sua família a passar e para fazerem pedidos particulares, entoando: “Sire, Marly?”.[130] De qualquer forma, de todos os eventos que transpiraram nesta sala durante o reinado de Luís XIV, a Embaixada Siamesa de 1685-1686 deve ser citada como a mais opulenta. Nesta época a galerie des glaces e os grands appartementsFevereiro de 1715, Luís XIV recebeu a sua última Embaixada — a qual pode ser recordada como o canto do cisne para o absolutismo — na galerie des glace, foi recebido o Embaixador do Xá da Pérsia, Mohamed Reza Beg. Foi mais tarde revelado que o Embaixador era fictício e que toda a cerimónia foi orquestrada para benefício de Luís XIV (que morreu em Setembro do mesmo ano).[131][132] ainda estavam equipados com mobiliário em prata. Em
Nos reinados sucessivos de Luís XV e Luís XVI, a galerie de glaces continuou a servir para funções familiares e da Corte. Embaixadas, nascimentos e casamentos foram festejados nesta sala; de qualquer forma, talvez o mais célebre evento do século XVIII tenha ocorrido no dia 25 de Fevereiro de 1745: o celebrado Bal des Ifs (Baile dos Teixos). Foi durante este baile de fantasia que Luís XV, que estava vestido como um teixo, conheceu Jeanne-Antoinette Poisson d'Étiolles, que estava vestida como Diana, deusa da caça. Jeanne-Antoinette, que se tornaria amante de Luís XV, ficou mais conhecida na história como Madame de Pompadour.[133]
No século XIX, no desfecho da Guerra franco-prussiana, o Rei da Prússia, Guilherme I, foi declarado Imperador da Alemanha — estabelecendo desta forma o (segundo) Império Alemão — no dia 18 de Janeiro de 1871, na Galeria dos Espelhos.[53] No dia 28 de Junho de 1919, Clemenceau escolheu a Galeria dos Espelhos para assinar o Tratado de Versalhes que terminou a Primeira Guerra Mundial.[11] A Galeria dos Espelhos ainda é posta ao serviço em ocasiões de Estado da Quinta República Francesa, tais como recepções para chefes-de-estado em visita, como a recepção que foi dada para o presidente John Kennedy.[134]

[editar] Capelas de Versalhes

As capela do palácio de Versalhes não são um exemplo isolado do patrocínio da arquitetura religiosa de Luís XIV. Como todos os seus grandes projetos arquitetônicos, Luís XIV patrocinou um ambicioso trabalho religioso e expressou a sua magnificência e gosto pessoal.[135] Um dos mais curiosos aspectos de Versalhes é a sua sucessão de capelas. No reinado de Luís XIV, Versalhes viu não menos de cinco capelas.[135]
Primeira Capela
A primeira capela do palácio data da época de Luís XIII e estava localizada num pavilhão separado, a Nordeste do palácio (actualmente o local é ocupado por La pièce de la vaisselle d'or ou por le Cabinet de Mme Adélaïde, aproximadamente). Esta capela, a qual seguia o modelo palatino[136] — uma capela de dois pisos, o piso superior reservado ao monarca e membros da família Real, o piso inferior usado por membros da Corte e da casa Real — foi destruida em 1665 quando a Grotto de Thétis foi construida.[137][138]
Segunda Capela
A segunda capela do palácio foi criada durante a segunda campanha de construção de Luís XIV. Quando o envolvimento de Louis LeVau ficou completo, a capela estava situada no grand apartment de la reine (formando correspondência simétrica com o salon de Diane no grand appartement du roi). Esta capela de modelo palatino teve vida curta. Quando Luís XIV iniciou a terceira campanha de construção, esta capela foi convertida em salle des gardes de la reine.[139]
Terceira Capela
Localizada próximo da nova salle des gardes de la reine, esta capela foi transitória.[140] Pouco depois da sua construção, Luís XIV achou-a inconveniente e impraticável para as suas necessidades, tal como para as da sua Corte. Em 1682, esta sala foi convertida na grande salle des gardes de la reine (também conhecida como la salle du sacre).[141]
Quarta Capela
Com a construção da ala Norte, foi construida uma nova capela em modelo palatino. A construção da ala Norte exigiu a destruição da Grotto de Thétis; foi neste local que se construiu a nova capela em 1682.[142] Esta capela permaneceu em uso pela Rei e pela Corte até 1710.[143]
Quinta Capela



A capela de Versalhes é um dos mais grandiosos interiores do Palácio.
Como ponto fulcral da quarta campanha de construção de Luís XIV, a capela final do Palácio de Versalhes é uma obra-prima. Com inicio em 1689, a construção foi suspensa devido à Guerra da Liga de Augsburgo; Jules Hardouin-Mansart retomou a construção em 1699, continuando a trabalhar no projecto até à sua morte em 1708, após o que este foi continuado e concluido pelo seu cunhado, Robert de Cotte.[144]
Dedicada a São Luís, a capela foi consagrada em 1710. O modelo palatino da capela é tradicional; de qualquer forma, a colonata Coríntia do nível da tribuna é de um estilo clássico que antecipa o Neoclassicismo do final do século XVIII. O nível da tribuna é acedido pelo vestíbulo que foi construido ao mesmo tempo da capela.[145] O chão da capela é embutido com mármores multi-coloridos e nos degraus que levam ao altar está o monograma coroado de Luís XIV, com "L"s entrelaçados. Aderindo à decoração eclesiástica, a decoração da capela refere-se ao Velho e ao Novo Testamento: o tecto da nave representa "Deus Pai em sua Glória trazendo ao Mundo a promessa da Redenção” e foi pintado por Antoine Coypel[146], a meia-cúpula da abside foi decorada com "A Ressurreição de Cristo" por Charles de LaFosse[147], e, por cima da tribuna Real está "A Descida do Espírito Santo frente à Virgem e aos Apóstolos” por Jean Jouvenet.[148]
Durante o século XVIII, a capela testemunhou muitos eventos da Corte. Foram cantados Te Deums para celebrar vitórias militares e o nascimento de filhos dos Reis,[149] também foram celebrados casamentos na capela, tal como o casamento do delfim — mais tarde Luís XVI — com Maria Antonieta em 1770. De qualquer forma, de todas as cerimónias realizadas na capela, aquela associada à Ordem do Espírito Santo está entre as mais elaboradas.[150]
Actualmente a capela, a qual foi re-consagrada, serve como local de concertos de câmara.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

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