segunda-feira, 1 de novembro de 2010

GRANDES PRIMATAS ( Bonobo ou Chimpazé Pigmeu )

Bonobo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBonobo
Bonobo.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Euarchontoglires
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Parvordem: Catarrhini
Superfamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Tribo: Hominini
Subtribo: Panina
Género: Pan
Espécie: P. paniscus
Nome binomial
Pan paniscus
(Schwarz, 1927)
Distribuição geográfica
Distribuição dos Bonobos
Distribuição dos Bonobos
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bonobo
O bonobo (Pan paniscus), também chamado chimpanzé pigmeu e menos frequentemente chimpanzé anão ou grácil, é uma das duas espécies que compreendem o gênero Pan. A outra espécie no gênero é Pan troglodytes , ou chimpanzé comum. Ambas as espécies são chimpanzés, embora esse termo seja usado agora somente para a maior das duas espécies, o P. troglodytes.

[editar]Curiosidades

O bonobo foi descoberto em 1928, pelo anatomista estadunidense Harold Coolidge, representado por um crânio que está no museu de Tervuren na Bélgica que acreditava-se ter pertencido a um chimpanzé juvenil. A descoberta foi publicada em 1929. A espécie distingue-se por uma postura ereta, uma cultura matriarcal e igualitária, e o papel proeminente da atividade sexual em sua sociedade. Estudos genéticos apontam que os bonobos são os animais mais próximos dos humanos.
Entre os bonobos, assim como ocorre com outras centenas de espécies animais já estudadas pela etologia, pode não existir relação direta entre sexo e reprodução. Tanto entre bonobos quanto entre humanos, esta distância entre sexo e reprodução é particularmente acentuada. É no campo sexual que os bonobos se revelam muito criativos. "O sexo é a chave da vida social dos bonobos". Para os bonobos, é o sexo que funciona como instrumento de compensação da agressividade e faz o papel de agente reconciliador. Isso é possível porque, ao contrário da maioria das fêmeas de outras espécies, que só são receptivas ao sexo no período fértil, as fêmeas bonobos são atrativas e ativas sexualmente durante quase todo o tempo.
Já foi registrado no American Journal of Primatology que os bonobos podem cometer canibalismo, embora o fato seja extremamente raro.[1]

[editar]Distribuição geográfica

O bonobo é endêmico da República Democrática do Congo (antigo Zayre). Em 1990, seguindo as recomendações do World Wildlife Fund Internacional, tinha sido aprovada uma reserva de 3.800 quilômetros quadrados na Reserva Florestal de Lomako, porém as instabilidades políticas nunca permitiram concretizar o projeto. Hoje essa área, padece do que se chama "Síndrome da Floresta Vazia", onde não se percebe a presença de vida animal quase nenhuma, em comparação com a exuberância do passado. Estima-se que 50% da reserva está submetida a caçaespécies ali refugiadas sem controle de todas as


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: