sábado, 30 de abril de 2011

AVIÃO MOVIDO À ENERGIA SOLAR TENTARÁ SEU PRIMEIRO VÔO INTERNACIONAL ( Tecnologia/Meio Ambiente )

28/04/2011 - 14h21

Avião movido a energia solar tentará seu 1º voo internacional


DA FRANCE PRESSE
A equipe do avião experimental Impulso Solar HB-SIA vai executar o primeiro voo internacional na próxima semana. A decolagem será da Suíça com destino ao aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, informaram os coordenadores do projeto.
O Solar Impulse entrou para a história da aeronáutica em julho de 2010, depois que realizou um voo inaugural de 24 horas sem interrupção, usando apenas os painéis solares e suas baterias.
O protótipo vai partir na data de 2 de maio se as condições meteorológicas permitirem. 

FONTE: Folha.com/Ambiente

Denis Balibouse/Reuters
A primeira viagem internacional do protótipo será no trajeto entre Suíça e Bélgica
A primeira viagem internacional do protótipo será no trajeto entre Suíça e Bélgica

ISRAEL PROJETA VEÍCULO VOADOR QUE NÃO PRECISA DE CONDUTOR ( Tecnologia )

28/04/2011 - 15h59

Israel projeta veículo voador que não precisa de condutor

Publicidade
DE SÃO PAULO
A companhia israelense Urban Aeronautics projetou um veículo voador que funciona sem a presença de um piloto.
O protótipo, apresentado nesta quinta-feira na sede da empresa, pode ser usado tanto em operações de combate quanto em missões de salvamento., voando bem perto do solo ou sobre terrenos acidentados. 

FONTE: Folha.com/Ciências

Ariel Schalit/Associated Press
 O protótipo da empresa Urban Aeronautics pode ser usado em operações de combate ou missões de salvamento
O protótipo da empresa Urban Aeronautics pode ser usado em operações de combate ou missões de salvamento

LOCALIZAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA ( Estado do Piauí/BRASIL )

FUMDHAM ( Serra da Capivara/Piauí-BRASIL )


 
Criada em 1986 para auxiliar os trabalhos arqueológicos  realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara, a Fundação Museu do Homem Americano(FUMDHAM) atua  como importante centro de pesquisas. Além da arqueologia, os trabalhos incluem a conservação da caatinga e do sítio, além de atividades voltadas para a comunidade local.
A busca de alternativas não predatórias, capazes de melhorar a qualidade de vida do homem, está entre as prioridades da Fumdham. Entre as atividades desenvolvidas estão projetos comunitários nos arredores do Parque, ligados à apicultura, cerâmica artesanal e implantação de quatro escolas - inteiramente gratuitas, com 608 alunos. Há que se ressaltar as cerâmicas artesanais produzidas na fábrica situada ao lado do parque.
O Museu, já funcionando plenamente, apresenta didaticamente a importância dos sítios arqueológicos, situando historicamente os resultados da pesquisa. Além disso, expõe e  preserva as peças encontradas.
A população local atua hoje na conservação do Parque, por meio do ecoturismo (com o trabalho de guias), onde tem sua principal fonte de sobrevivência.

fachada do lado direito do museu
fachada do lado esquerdo do museu
Cerâmica produzida na fábrica da FUMDHAM
 
Fonte: Fumdham

FONTE: Ache tudo e região/ O PORTAL DO BRASIL

JOVEM QUE ESTUDA MÚSICA PROTEGE CÉREBRO EM IDADE AVANÇADA ( Saúde )

25/04/2011 - 17h01

Jovem que estuda música protege cérebro em idade avançada


DE SÃO PAULO
As muitas horas dedicadas ao aprendizado de música trazem benefícios a longo prazo, mostra um estudo publicado na versão on-line do jornal "Neuropsychology", da Associação Americana de Psicologia.
A pesquisa indica que aqueles que tocaram instrumentos musicais por muitos anos parecem formar uma proteção natural contra perdas cognitivas que costumam ocorrer durante a terceira idade.
Mesmo que essas pessoas tenham largado o instrumento em algum momento das suas vidas, a mente ainda se mostra afiada na idade avançada, se comparada àqueles que nunca aprenderam música.
Um grupo formado por 70 musicistas com idade entre 60 e 83 anos se submeteu a variados testes de memória e habilidade para captar informações novas, entre outras situações.
O resultado é que se saíram melhor nas provas quem tocou música durante nove e dez anos. O que sugere que quanto mais as pessoas tocam, mais benefícios terão no futuro.
O piano ficou como o instrumento mais popular entre os músicos, seguido dos instrumentos de sopro. Todos eram amadores e tinham em comum terem iniciado aulas de música por volta dos dez anos.
O estudo também considerou o preparo físico e o nível educacional dos participantes. E, o que chamou a atenção, é que havia igualmente a relação entre a capacidade cognitiva e os anos de atividade musical se os voluntários estavam ou não envolvidos com música atualmente.
A descoberta mostra que o funcionamento cerebral pode ser alterado e a música pode ser um assunto para considerações futuras porque envolve uma combinação de capacidades motoras, leitura, audição e ações repetitivas. 

FONTE: Folha.com/Ciências

sexta-feira, 29 de abril de 2011

NASA CANCELA LANÇAMENTO DO ENDEAVOUR DEVIDO A FALHA TÉCNICA ( Espaço )

29/04/2011 - 14h30

Nasa cancela lançamento do Endeavour devido a falha técnica


DA ASSOCIATED PRESS
A Nasa (agência espacial americana) cancelou o lançamento do ônibus espacial Endeavour que estava programado para às 16h47 desta sexta-feira.
O adiamento foi provocado por um aquecimento de uma das unidades de energia da nave, desapontando a multidão que acompanharia a partida.
A família do presidente Barack Obama, que também estaria presente, não havia chegado a Flórida antes do cancelamento.

Chris O'Meara/Associated Press
Nova tentativa de lançamento da Endeavour deve ser na próxima segunda-feira; data ainda não está confirmada
Nova tentativa de lançamento da Endeavour ser na próxima segunda-feira; data ainda não está confirmada
O comentarista do lançamento, George Diller, disse que a nova tentativa será provavelmente na próxima segunda-feira. A Nasa disse que o adiamento será de 72 horas.
"Eles [a Nasa] estão tentando avaliar tudo o que será necessário fazer (...) Não sabemos ainda o que deu errado ou por que essas falhas de aquecimento ocorreram", afirmou.
O comandante da missão, o astronauta Mark Kelly, e sua equipe já estavam se encaminhando à plataforma de lançamento quando o cancelamento foi anunciado.
Ao meio-dia de hoje, a Nasa havia informado que dois dos aquecedores de uma unidade auxiliar de energia apresentavam falhas.
Os engenheiros não puderam encontrar o problema e se sentiram inseguros em dar prosseguimento aos preparativos para o lançamento das 16h47 no centro espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (USA). 

FONTE: Folha.com/Ciências

ECOLOGIA DA SERRA DA CAPIVARA ( Piauí/BRASIL )

Segundo os pesquisadores do projeto,  "o grandioso acervo arqueológico  está ameaçado pelos nativos da região. Sem outras opções de renda, eles promovem um acelerado processo de destruição da área, caçando, retirando e queimando a madeira. Além disso, destroem morros de mármore com pinturas rupestres para fabricação de cal. É um processo  duplo de destruição: para cada quatro caminhões de cal, são queimados outros sete de madeira.
Para a professora Niede Guidon, "é inútil falar em proteção ambiental em regiões como São Raimundo Nonato, onde as pessoas estão morrendo de fome, sem criar alternativas de trabalho". Tentando impedir a depredação ela sofreu até ameça de morte, mas não desiste. "Se algo não for feito imediatamente, os sítios serão destruídos, a paisagem degradada  e o ecossistema - único na região - aniquilado."
Além dos programas sociais, que visam melhorar a renda da população, a Fundação Museu do Homem Americano está arrendando e comprando  terrenos nos locais das caieiras, onde existem sítios arqueológicos.


Através da promoção do desenvolvimento social, a Fundação Museu do Homem Americano tenta salvar  o Parque Nacional  da Serra da Capivara da ação predatória dos seres humanos. O parque foi criado em 1979 por sugestão e muita insistência da professora Niede Guidon. É administrado pelo IBAMA, que trabalha juntamente  com a Fundação, encarregada de elaborar e desenvolver o plano de manejo ecológico e de preservação da área de 99.933 hectares.
                                                                 
FONTE:  Ache tudo e região/O PORTAL DO BRASIL

HABITANTES DO HIMALAIA CONFIRMAM TEORIA CIENTÍFICA SOBRE O CLIMA ( Meio Ambiente )

27/04/2011 - 10h00

Habitantes do Himalaia confirmam teoria científica sobre o clima


DA FRANCE PRESSE
Um extenso estudo realizado com 250 moradores do Himalaia, no qual foram coletadas as suas observações sobre a evolução da camada de neve ou dos cursos de água nos últimos dez anos, confirma a teoria científica sobre as mudanças climáticas.
O estudo será publicado pela Royal Society (academia das ciências britânicas) na revista científica "Biology Letters".
Os pesquisadores entrevistaram moradores sobre 18 possíveis indicadores das mudanças climáticas ao longo da última década.
Com o objetivo de comparar os resultados, as entrevistas foram acompanhadas por uma pesquisa de grande escala em outras dez cidades da mesma região.
Das pessoas entrevistadas, 75% disseram que atualmente faz mais calor agora do que há dez anos e dois terços disseram que o verão e a colheita chegam mais cedo.
Cerca da metade concordou que há menos neve agora nas montanhas e 70% afirmaram que os cursos de água são cada vez mais escassos.
A metade constatou que certas espécies de plantas brotam mais cedo do que há uma década e que mosquitos têm aparecido em aldeias onde nunca eram vistos anteriormente.
Outro terço indicou que nas fazendas há mais pragas e crescem ervas daninhas.
As observações confirmam os estudos científicos relacionados à temperatura, às chuvas e às espécies no Hilamaia e em outras regiões.
No entanto, segundo a pesquisa, não existem pesquisas que comprovem que a colheita começa mais cedo.
Os moradores que vivem em altitudes elevadas (entre 2.000 e 3.000 metros) são os que mais constataram estas mudanças. Na verdade, os cientistas estimam que as regiões montanhosas e com neve sejam as mais suscetíveis ao impacto da mudança climática.
Trata-se da maior pesquisa já realizada até agora comparando as observações coletadas de populações locais, de um lado, e os modelos científicos, de outro.
Normalmente, estes conhecimentos empíricos são pouco utilizados nas ciências do clima por ser muitas vezes demasiado incorretos ou distorcidos pelas experiências profissionais.
Por exemplo, se um agricultor sofre várias colheitas ruins seguidas, culpa primeiro as mudanças climáticas, ao invés de avaliar as técnicas agrícolas utilizadas ou, simplesmente, cogitar se houve mau tempo.
O Himalaia e seus 15.000 glaciares abastecem com água os oito maiores rios da Ásia, dos quais cinco (o Indus, Ganges, Bramhaputra, o Yangtze e o Amarelo) são suscetíveis de sofrer estresse hídrico nas próximas décadas, com potenciais consequências para 1,4 bilhão de pessoas.
"Apesar dos enormes custos ambientais, econômicos e sociais, não conhecemos bem a extensão das mudanças climáticas e suas consequências no Himalaia", diz o estudo.
Os autores da pesquisa são Kamaljit Bawa, professor de biologia da Universidade de Massachusetts, em Boston (EUA), e presidente da Fundação Ashoka de Pesquisas em Ecologia e Meio Ambiente (Atree, em inglês), de Bangalore (Índia), e o estudante de biologia Pashupati Chaudhary, que pertence à mesma universidade. 

FONTE: Folha.com/Ambiente

ESTUDO INDICA AÇÃO DA CORENTE DAS AGULHAS EM CLIMA GLOBAL ( Meio Ambiente )

28/04/2011 - 11h01

Estudo indica ação da corrente das Agulhas em clima global


DA EFE
As águas que circulam do oceano Índico em direção ao extremo sul da África através da corrente das Agulhas desempenham um papel importante nas variações do clima no planeta, segundo aponta um estudo publicado na última edição da revista "Nature".
Um grupo de cientistas liderado pela pesquisadora da Universidade de Miami (EUA) Lisa Beal explica que essa corrente afeta a circulação de águas no Atlântico e poderia influir nos níveis de concentração de dióxido de carbono na atmosfera, dois fatores relacionados ao controle do clima.
A corrente das Agulhas, um dos sistemas mais importantes do Hemisfério Sul, introduz no Atlântico águas quentes e salgadas provenientes do Indo-Pacífico.
Quando chegam ao Atlântico, essas águas fluem em direção ao Hemisfério Norte e reforçam a circulação oceânica que distribui o calor das regiões tropicais para as polares, e sem a qual não se compreenderia o clima terrestre.
CORRENTES
Segundo pesquisas recentes, nas últimas décadas houve um aumento do fluxo de água da corrente das Agulhas rumo ao Atlântico, devido à mudança climática induzida pelo homem.
Este fenômeno reforçaria ainda mais a circulação oceânica no Atlântico, uma tese que contrasta com os prognósticos de que o aquecimento e o derretimento das calotas polares a enfraqueceriam.
A circulação é produzida por diferenças de densidade, ou convecção, com as massas mais densas tendendo a afundar e as menos densas, a ascender. A densidade diminui quando há aumento de temperatura e cresce com a salinidade.
"Isto poderia significar que os prognósticos do grupo intergovernamental de analistas sobre mudança climática da ONU (IPCC) para o próximo século são incorretos e não ocorrerá um esfriamento do Atlântico Norte como resposta aos efeitos da mudança climática global sobre a América do Norte e Europa", afirma Beal.
Segundo Eric Itsweire, diretor do programa oceanográfico da National Science Foundation, que financiou o estudo, em um clima mais quente o sistema de correntes das Agulhas poderia levar mais água quente e salgada do oceano Índico ao oceano Atlântico e resistir assim aos efeitos contrários do oceano Ártico.
Os cientistas, que utilizaram os estudos paleo-oceanográficos disponíveis e as pesquisas modernas sobre o clima para determinar o papel da corrente das Agulhas na circulação oceânica e no clima do planeta, pretendem fazer pesquisas mais exaustivas sobre o assunto. 

FONTE: UOL Notícias

ÚLTIMO VÔO DO ENDEAVOUR É O OUTRO GRANDE EVENTO DA SEXTA-FEIRA ( Espaço )

27/04/2011 - 15h32

Último voo do Endeavour é o outro grande evento de sexta-feira

Por Kerry Sheridan

WASHINGTON, 27 abril 2011 (AFP) - O último voo do Endeavour - o penúltimo de um ônibus espacial americano - coincide nesta sexta-feira com o casamento de William da Inglaterra e Kate Middleton, e também tem os elementos de uma história de amor e superação.
O presidente Barack Obama assistirá com sua família ao lançamento do Endeavour a partir do centro espacial Kennedy, em Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste). Será a primeira vez que um presidente americano irá a um lançamento desde Bill Clinton, que o fez em 1998.
Também haverá muito barulho com a presença da congressista Gabrielle Giffords. Em janeiro, ela foi atingida por um tiro na cabeça durante um ato político, e após meses de reabilitação poderá despedir-se de seu marido Mark Kelly, um astronauta que comandará o último voo desta nave.
Porque o voo é histórico por si só: trata-se do último realizado por este ônibus espacial antes de se aposentar. Mais tarde neste ano será lançado o Atlantis e, com isso, o programa espacial americano, que já tem 30 anos, terá fim.
"É verdadeiramente incrível que ela possa assistir a este lançamento histórico", disse o porta-voz de Giffords, CJ Karamargin, à AFP. "É algo que ela não queria perder".
Um jovem de 22 anos disparou contra Giffords (de 40 anos) na cabeça nos arredores de um supermercado, durante um ato político no dia 8 de janeiro. Seis pessoas morreram no ataque, entre elas uma menina de 9 anos e um juiz federal.
A bala atravessou o hemisfério esquerdo do cérebro, a parte que controla a fala e o movimento do lado direito do corpo.
Giffords foi transferida ao hospital de reabilitação TIRR Memorial Hermann em Houston, Texas (sul), no fim de janeiro.
Os médicos elogiaram seu progresso, mas de qualquer forma ela não aparecerá perante as câmeras que filmarão o lançamento, disse Karamargin.
"Conversei com seus médicos" e "nos deram permissão para levá-la ao lançamento", havia dito seu marido, acrescentando que sua esposa disse "estupendo" quando soube da notícia.
O ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aparelhos transportará à Estação Espacial Internacional (ISS) o espectômetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental em física fundamental que será utilizado para investigar mistérios como a existência da antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível.
O Endeavour "nasceu da tragédia do Challenger", afirmou a Nasa, em um texto onde lembra que a explosão daquele ônibus espacial em 1986 levou o Congresso a autorizar um ano depois a construção de outra nave espacial.
A nave foi lançada pela primeira vez ao espaço em 1991 e seu último voo, na sexta-feira às 19H47 GMT (16H47 de Brasília) para uma missão de 14 dias, será o número 25 de sua carreira.
A tripulação de seis membros é formada por cinco americanos e um italiano, o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia.
Quando o Endeavour regressar à Terra, se tornará o segundo ônibus espacial da frota a se aposentar.
O protótipo Enterprise nunca voou ao espaço e o Columbia explodiu em 2004 quando voltava à Terra. O Discovery fez seu último lançamento em fevereiro e voltou em março, enquanto o Atlantis partirá para sua última missão em junho.

FONTE: UOL Noticias 

TERREMOTOS ALTERAM O EIXO DA TERRA A PONTO DE MUDAR O CLIMA ? ( Natureza )

27/04/2011 - 18h41

Terremotos alteram o eixo da Terra a ponto de mudar o clima?

C. Claiborne Ray
New York Times News Service

P. As mudanças no eixo da Terra produzidas pelos terremotos alteram o clima mundial?
R. “Em resumo, não”, disse Allegra N. LeGrande do Centro de Pesquisa de Sistemas Climáticas da Universidade Columbia. “As alterações são pequenas demais”.
Pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa calculam que o terremoto recente no Japão deslocou o eixo rotacional da Terra em mais de 16,5 centímetros, alterando levemente a distribuição de massa no planeta.
Porém, “alterações naturais na massa da Terra na atmosfera e oceanos também causam mudanças de aproximadamente 99 centímetros no eixo rotacional todo ano”, segundo LeGrande. “Trocando em miúdos, as mudanças ligadas a terremotos são muito menores do que as alterações imperceptíveis que acabam ocorrendo todos os anos”.
De acordo com LeGrande, alterações maiores no eixo provocam mudanças climáticas. A mudança cíclica na inclinação do eixo associada a deslocamentos astronômicos, chamadas de obliquidade, tem um ciclo bastante longo, cerca de 41 mil anos, e mudam a inclinação de cerca de 22,1 graus para 24,5 graus. No presente momento, ela está ao redor de 23,4 graus.
Em latitudes mais altas, uma obliquidade maior significa maior irradiação anual total. Nas latitudes baixas, o oposto é válido e, nas médias, praticamente inexiste mudança. Segundo LeGrande, quando a obliquidade é elevada, as diferenças entre o equador e os polos na irradiação total e, também, na temperatura, é mais ampla, em resultado o ciclo das estações do ano se torna mais extremo. “Só que as alterações que acontecem todo ano com a obliquidade são tão minúsculas que não percebemos”.

FONTE: UOL Notícias

ESTUDO DIZ QUE HOMENS ATRAENTES TÊM DEDOS ANULARES LONGOS ( Evolução )

25/04/2011 - 10h13

Estudo diz que homens atraentes têm dedos anulares longos


DA FRANCE PRESSE
Quanto mais longo for o dedo anular de um homem em relação a seu dedo indicador, mais chances ele terá de ser considerado atraente pelas mulheres, afirma estudo publicado pela revista "Biological Sciences", da British Royal Society.
Os resultados revelam ligações intrínseca entre a exposição dos fetos masculinos aos hormônios, o desenvolvimento de alguns traços físicos e derterminadas características que atraem o sexo oposto.
A pesquisa soma-se a uma grande quantidade de estudos recentes, abrigados sob o rótulo da psicologia evolucionária, que sugerem uma influência muito maior do que se pensava da natureza sobre o comportamento humano em relação aos fatores culturais.
Trabalhos anteriores já haviam sugerido que a proporção entre o quarto e o segundo dedo da mão, em especial da mão direita, é um indicador valioso do quanto um homem foi exposto à testosterona durante a gestação.
Quanto maior a diferença entre o anular (mais comprido) e o indicador (mais curto), maior o impacto do hormônio.
Para este novo estudo, Camille Ferdenzi, da Universidade de Genebra, conduziu uma experiência para descobrir se as mulheres são atraídas pelas características comumente associadas a altos níveis de testosterona --rosto simétrico, voz grave, um cheiro particular-- em homens que apresentam esta proporção na mão.
Mais de 80% das mulheres entre 18 e 34 anos viram fotografias de 49 homens da mesma idade, a quem deveriam avaliar de acordo com sua masculinidade e atratividade.
Grupos menores de mulheres ouviram gravações de vozes masculinas e cheiraram amostras de seu odor corporal, obtidas com a ajuda de chumaços de algodão posicionados durante 24 horas nas axilas dos voluntários.
"O objetivo é entender o que torna um homem atraente [e se pelo menos algumas destas qualidades] são parcialmente condicionadas pelo ambiente fetal", disse Ferdenzi em uma entrevista.
No teste visual, os resultados foram inequívocos: "Quanto mais longo o dedo anular em comparação com o indicador, quer dizer, quanto maior a exposição à testosterona, mais atraente o rosto era classificado", explicou a pesquisadora.
"Também descobrimos que a atratividade e a simetria do rosto estão altamente ligadas", acrescentou.
Do ponto de vista evolutivo, esta preferência pode ser explicada pelo aumento das chances reprodutivas de uma mulher com um parceiro mais viril, estimou Ferdenzi.
Entretanto, a proporção entre os dedos não apresentou relação com as amostras de odor e voz exibidas às mulheres --o que pode ser provocado, de acordo com a especialista, pelos níveis flutuantes de testosterona no homem ao longo da vida adulta, em contraste aos níveis mais estáveis durante a gestação. 

FONTE: Folha.com/Ciências

quinta-feira, 28 de abril de 2011

FAUNA E FLORA DA SERRA DA CAPIVARA ( Piauí/BRASIL )

A vegetação dominante no parque hoje é a caatinga, muito bem adaptada ao clima semi-árido e com muitas espécies endêmicas . Mas ainda se encontram  testemunhos do passado:  nos baixões e canyons há "ilhas" de florestas semidecíduas  e de cerradões. A fauna e a flora são extremamente ricas  e representativas da região. Jaguatiricas, mocós, tatus, seriemas, onças, gatos-do-mato, serpentes e morcegos convivem em harmonia com mandacarus. juremas, umbuzeiros, xique-xique, juazeiros e aroeiras, entre outras espécies.
Segundo os pesquisadores do Parque, contrariamente aos dias de hoje,  chovia muito no sertão há 22 mil anos. Era uma imensa quantidade de água e naquele vale corria um caudaloso rio. O mar chegava até a região (a alta concentração de sal no solo atesta isso). A mega-fauna, abundante até dez mil anos atrás, rondava o Boqueirão da Pedra Furada, onde hoje se concentram as explorações. Manadas de mastodontes e de superlhamas dominavam a paisagem. Os bichos preguiça chegavam a ter oito metros de altura. Dos tigres dente-de-sabre ficou como testemunha uma mandíbula em exposição no museu.



 





Postais e folder da Fumdham e Revista Ícaro nº120.
Fonte: Fumdham
Revista Ícaro

FONTE: Ache tudo e região/O PORTAL DO BRASIL

FALCÕES ENCONTRAM REFÚGIO PARA FILHOTES EM MUSEU DA CIÊNCIA ( Reino Animal )

26/04/2011 - 13h24

Falcões encontram refúgio para filhotes em museu de ciência

Publicidade
DE SÃO PAULO
Um par de falcões de cauda vermelha escolheu construir seu ninho no prédio do museu de ciência The Franklin Institute, na Filadélfia (EUA).
Este é o terceiro ano que o casal retorna ao refúgio urbano para procriar.
Uma das fotos tiradas nesta terça-feira mostra o momento em que uma das aves traz no bico um coelho morto, que servirá de alimento para os filhotes. 

FONTE: Folha.com/Ambiente

Matt Rourke/Associated Press
Filhotes de falcão de cauda vermelha que estão sendo criados em ninho no museu de ciência da Filadélfia
Filhotes de falcão de cauda vermelha que estão sendo criados em ninho no museu de ciência da Filadélfia

Matt Rourke/Associated Press
Macho de falcão carrega no bico um coelho morto que servirá de alimento para a sua família
Macho de falcão carrega no bico um coelho morto que servirá de alimento para a sua família

quarta-feira, 27 de abril de 2011

HABITANTES DO PASSADO ( Serra da Capivara/Piauí-BRASIL )

No sudeste do Piauí, esse gigantesco museu a céu aberto possui numerosos sítios arqueológicos, outrora habitados por homens e animais pré-históricos, que deixaram sua presença registrada na forma de fósseis, artefatos e inscrições rupestres (pinturas nas rochas).
Durante a pré-história, a Serra da Capivara foi densamente habitada por povos caçadores e coletores primitivos, denominados "pimenteiras". Sabe-se que desde meados do século 17 até o início do 19, os nativos passaram por um trabalho de catequização jesuítica. Ao mesmo tempo, com o processo de conquista do território, foram dizimados até a extinção. As terras foram então transformadas em fazendas de gado e pequenas lavouras. A pecuária extensiva dominou a área até meados do século 19, quando a maniçoba  - planta típica da caatinga de onde se extraía látex para a produção de borracha - tornou-se um produto rentável, porém extraído à exaustão. As pesquisas arqueológicas na região iniciaram-se em 1970 e a primeira expedição científica para a área foi realizada em 1973, em colaboração com o governo francês. Hoje, são mais de 500 sítios arqueológicos catalogados, onde foram encontrados esqueletos humanos, artefatos de pedra polida e cerâmica, inscrições rupestres, restos de fogueiras e fósseis de animais pré-históricos hoje extintos, como tigres- dente-de-sabre, lhamas, tatus e preguiças gigantes.
O Parque, criado em 1979, foi incluído na lista  de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1991. Três anos mais tarde, foi assinado um convênio entre o Ibama e a Fumdham para gestão conjunta do Parque.
Na Serra da Capivara  existem evidências da presença humana que remontam a 50 mil anos. Ainda não se sabe exatamente como o homem teria chegado ao continente americano, nem como teria ocorrido seu povoamento. Sabe-se, no entanto, que entre 50 mil e 12 mil anos atrás, grupos humanos habitavam a Serra da Capivara - que, na época, tinha clima úmido. Inovavam tecnicamente, escolhendo entre os recursos existentes: faziam instrumentos cortantes, raspadores e perfuradores com pedra ou madeira.  Os abrigos sob rocha que possuíam caldeirões eram utilizados como pontos de caça, enquanto espaços mais abertos viravam moradia.
Entre 12 mil e 5 mil anos, o clima semi-árido foi-se instalando na região e um novo período cultural se desenvolveu. Os instrumentos de pedra passaram a ser confeccionados com diferentes técnicas e a cerâmica apareceu como artefato. As pinturas foram realizadas durante milênios, ilustrando a vida cotidiana, os cerimoniais e os animais - muitos deles hoje inexistentes na região.Há 3.550 anos apareceram  povos agricultores e ceramistas na área, que sepultavam os mortos em covas na terra ou em urnas funerárias. Permaneceram aí até a chegada dos colonizadores, quando foram dizimados.
                                                                                

FONTE: Ache tudo e região/O PORTAL DO BRASIL
 

GRUPO DESENVOLVE TINTA QUE SOME COM ARRANHÕES DE CARROS ( Pesquisa Científica )

26/04/2011 - 16h15

Grupo desenvolve tinta que some com arranhões de carros


DE SÃO PAULO
Uma tinta de carro que, sob a ação de luz ultravioleta, é capaz de voltar ao seu estado líquido, fazendo com que os arranhões do veículo sumam.
Esse é o projeto que está sendo desenvolvido por um grupo internacional de cientistas da Case Western Reserve University, de Ohio (EUA).
O produto não é exatamente uma novidade. A fabricante de automóveis Nissan já implementou uma versão, digamos, mais primitiva em duas de suas linhas de carros.
No caso do revestimento da Case que tem polímeros e íons metálicos em sua composição, assim que deixa de receber a luz ultravioleta que o aquece, ele volta a endurecer. Uma outra vantagem é que esse processo não leva mais do que segundos.
A principal característica, segundo o estudante de graduação Mark Burnworth, que está envolvido no projeto, é a possibilidade de manusear somente uma área específica. Isto é, daria para trabalhar o arranhão de uma parte do carro sem mexer no resto da lataria.
Detalhes do estudo, que teve financiamento do Exército americano, serão publicados na revista "Nature". 

FONTE: Folha.com/Ciência 

ENCONTRADA ESTÁTUA COLOSSAL DO FARAÓ AMENÓFIS III ( arqueololgia )

Arqueólogos egípcios descobriram, perto de Luxor (sul) uma estátua enorme de Amenófis III, uma das maiores já vistas deste faraó, anunciou nesta terça-feira o secretário de Estado para as Antiguidades, em um comunicado.
A escultura em quartzita, com mais de 13 metros de altura, foi encontrada em sete pedaços no templo funerário de Amenófis III em Kom al Hitan.
Segundo o comunicado, trata-se de uma das duas estátuas colocadas na entrada norte do templo, que provavelmente foram destruídas pelo terremoto do ano 27 antes de Cristo.
A estátua, cuja cabeça ainda não foi encontrada, estava enterrada desde então.
A outra estátua será extraída em breve, acrescentou o comunicado.
"A missão arqueológica trabalha agora para limpar, reunir e restaurar as sete partes para colocá-las no lugar e procurar a cabeça da estátua", acrescentou a secretaria de Estado para as Antiguidades, acrescentando que o faraó de pedra voltará para a entrada do templo.
Amenófis III, que reinou no Egito entre 1390 e 1352 antes de Cristo, foi o pai de Akenaton, "o faraó herege", considerado um precursor do monoteísmo porque tentou impor o culto exclusivo a Aton, e avô de Tutancamon.

FONTE: Yahoo Notícias

CHINA PREVÊ CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO ESPACIAL ATÉ 2020 ( Espaço )

26/04/2011 - 04h25

China prevê construção de estação espacial até 2020


Pequim, 26 abr (EFE).- O programa espacial chinês prevê construir até 2020 uma estação espacial de 60 toneladas e três módulos, uma principal e duas nas quais serão realizadas experiências, informou nesta terça-feira o diário oficial "China Daily".
O módulo principal será o primeiro a ser posto em órbita, com 18,1 metros de comprimento, diâmetro máximo de 4,2 metros e peso de 20 a 22 toneladas, enquanto os outros terão 14,4 metros de comprimento e o mesmo peso e diâmetro que o primeiro.
O programa espacial também inclui a fabricação de uma nave de carga de cerca de 13 toneladas de peso para transportar provisões e material de laboratório.
Segundo os responsáveis do programa espacial, a população poderá sugerir nomes para a nave e a estação, assim como símbolos para adornar esta última.
Wang Wenbao, diretor do departamento encarregado do programa espacial, assinalou que a participação do público na escolha do nome "reforçará a sensação nacional de coesão e orgulho".
Segundo o porta-voz do programa, Wang Zhaoyao, o desenvolvimento da tecnologia necessária para garantir missões de pelo menos 20 dias no espaço e para o transporte de provisões é um dos objetivos principais para os próximos cinco anos, dentro do Plano Quinquenal 2011-2015 do gigante asiático.

FONTE: UOL Notícias

terça-feira, 26 de abril de 2011

PLANTAS CARNÍVORAS ( Sarraceniaceae )

Sarraceniaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSarraceniaceae
Heliamphora nutans
Heliamphora nutans
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Sarraceniaceae

Géneros
Darlingtonia
Heliamphora

Sarracenia
Wikispecies
A Wikispecies tem informações sobre: Sarraceniaceae
Sarraceniaceae é uma família de plantasangiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Ericales.
O grupo compreende 15 espécies, classificadas em três géneros de plantas carnívoras. As sarraceneáceas atraem as presas através do cheiro característico do seu néctar e aprisionam-nas dentro de folhas de formato tubular, cheias de água e enzimas digestivas (bactérias no caso de Darlingtonia). Os géneros Darlingtonia e Sarracenia são oriundos da América do Norte, enquanto que as espécies de Heliamphora são nativas da América do Sul.
As sarraceneáceas crescem em solos pobres em nutrientes, de características ácidas, e usam os insectos capturados como suplemento nutricional. São plantas perenes, que crescem todos os anos a partir de um rizoma e que desaparecem durante o Inverno.

REINO VEGETAL ( Plantas Carnívoras )

Planta carnívora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.

Drosera montana, planta carnívora comum nos cerrados brasileiros.
Plantas carnívoras são plantas entomófagas com a habilidade de capturar insetos e animais e, através de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênioproteínas dos animais. contido nas
As plantas carnívoras são nativas da faixa tropical, ocorrendo no Sudeste Asiático, América e Austrália, umas poucas no sul da Europa e África, muito embora existam gêneros ou famílias inteiras adaptados ao clima temperado (vide descrições abaixo).

Índice

[esconder]

[editar] Famílias

Existem quatro famílias principais de plantas carnívoras: Sarraceniaceae, Nepenthaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae. Elas são extremamente distintas entre si com respeito às estruturas reprodutivas, o que indica que podem ter evoluído paralelamente, e que sua habilidade de capturar e digerir seja uma convergência evolutiva. Entretanto, algumas estratégias de captura são similares, como nos animais.

[editar] Nepenthaceae


Espécime de Nepenthes sibuyanensis.
As plantas desta família possuem na ponta de suas folhas estruturas semelhantes a jarros, sendo na verdade continuações da própria folha modificadas, com as bordas do limbo unidas formando uma ânfora. Sobre a abertura desta ânfora encontra-se uma estrutura semelhante a uma "tampa", normalmente colorida, servindo de proteção estática para que a armadilha não se encharque. Isso faz com que apenas uma porção de líquido encontre-se em seu interior, e é neste líquido que insetos, aranhas, e mesmo pequenos pássaros ficam presos ao escorregarem para dentro do tubo - atraídos pelas cores e pelo brilho de glândulas situadas na base da tampa. Uma vez dentro, uma parede cerosa e pêlos no interior da folha voltados para baixo evitam que esta possa ser escalada, e ali os animais são digeridos.
Esta família possui os maiores espécimes de plantas carnívoras e tem a forma de uma trepadeira (sendo que a estrutura entre a folha e a armadilha atua na sustentação da planta, de maneira análoga às gavinhas das uvas).

[editar] Sarraceniaceae


Exemplar da família Sarraceniaceae.
Esta família consiste de plantas carnívoras com folhas saindo de um rizomaSarracenia, Darlingtonia (ambas naturais da América do Norte) e Heliamphora (natural da América do Sul). Encontradas na sua maioria em climas temperados, as plantas entram em um período de dormência nas épocas mais frias do ano. subterrâneo, folhas estas unidas pelas bordas formando um comprido jarro, semelhante à família Nepenthaceae. Compreende os gêneros

[editar] Droseraceae

Droseraceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Caryophyllales. A ordem à qual pertence esta família está por sua vez incluida na classe Magnoliopsida (Dicotiledóneas): desenvolvem portanto embriões com dois ou mais cotilédones. As droseráceas são plantas carnívoras que se alimentam de uma forma singular, as plantas possuem gotículas de uma substância pegajosa em suas folhas e caule, de modo que se um inseto pousar nela, a planta se dobra na região em que o ser pousou e suga os seus corpos.

[editar] Lentibulariaceae

O gênero Pinguicula pertence à família Lentibulariaceae, mas possui estratégia parecida com as Drosera. Esta família também possui estratégias passivas e ativas. Em Utricularia, gênero de plantas basicamente aquáticas, a maior parte das folhas (senão todas) são submersas e extremamente modificadas em filamentos muito ramificados. Em alguns pontos destes filamentos, encontram-se pequenas câmaras vazias, seladas por uma válvula e guarnecidas por pêlos. Larvas ou animais planctônicos, ao encostarem nestes pêlos, detonam um processo semelhante ao da Dionaea, abrindo a válvula e provocando uma súbita corrente de água para o interior das câmaras, carregando o animal consigo, onde ele será digerido.

[editar] Outras famílias

Além destas quatro famílias, há plantas carnívoras menos conhecidas em duas outras famílias:
Cephalotaceae é uma família cuja única espécie é Cephalotus follicularis. Esta espécie possui uma elaborada, mas pequena, armadilha do tipo ânfora (uns poucos centímetros no máximo), e está restrita ao sudeste da Austrália.
Algumas espécies de Bromeliaceae, como a Brocchinia reducta e Catopsis berteroniana são reconhecidamente ou suspeitas de serem carnívoras. Bromélias são monocotiledôneas, e como são naturalmente plantas coletoras de chuva pela forma de sua folhagem, e muitas espécies são epífitas e coletam detritos (Bromélia tanque), não é de se espantar que algumas tenham desenvolvido um hábito em direção à carnivoria ao adicionar cera e pêlos voltados para baixo à sua estrutura.
Como a maioria das carnívoras, Cephalotus e bromélias carnívoras são encontradas em regiões de solos pobres (ou com deficiência de nutrientes, como ocorre com bromélias epífitas), alta luminosidade, muita umidade e incêndios naturais regulares ou outros distúrbios
O Drosophyllum lusitanicum é uma planta carnívora endêmica de Portugal e Espanha.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.