sexta-feira, 29 de abril de 2011

NASA CANCELA LANÇAMENTO DO ENDEAVOUR DEVIDO A FALHA TÉCNICA ( Espaço )

29/04/2011 - 14h30

Nasa cancela lançamento do Endeavour devido a falha técnica


DA ASSOCIATED PRESS
A Nasa (agência espacial americana) cancelou o lançamento do ônibus espacial Endeavour que estava programado para às 16h47 desta sexta-feira.
O adiamento foi provocado por um aquecimento de uma das unidades de energia da nave, desapontando a multidão que acompanharia a partida.
A família do presidente Barack Obama, que também estaria presente, não havia chegado a Flórida antes do cancelamento.

Chris O'Meara/Associated Press
Nova tentativa de lançamento da Endeavour deve ser na próxima segunda-feira; data ainda não está confirmada
Nova tentativa de lançamento da Endeavour ser na próxima segunda-feira; data ainda não está confirmada
O comentarista do lançamento, George Diller, disse que a nova tentativa será provavelmente na próxima segunda-feira. A Nasa disse que o adiamento será de 72 horas.
"Eles [a Nasa] estão tentando avaliar tudo o que será necessário fazer (...) Não sabemos ainda o que deu errado ou por que essas falhas de aquecimento ocorreram", afirmou.
O comandante da missão, o astronauta Mark Kelly, e sua equipe já estavam se encaminhando à plataforma de lançamento quando o cancelamento foi anunciado.
Ao meio-dia de hoje, a Nasa havia informado que dois dos aquecedores de uma unidade auxiliar de energia apresentavam falhas.
Os engenheiros não puderam encontrar o problema e se sentiram inseguros em dar prosseguimento aos preparativos para o lançamento das 16h47 no centro espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (USA). 

FONTE: Folha.com/Ciências

Nenhum comentário: