sábado, 30 de abril de 2011

FUMDHAM ( Serra da Capivara/Piauí-BRASIL )


 
Criada em 1986 para auxiliar os trabalhos arqueológicos  realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara, a Fundação Museu do Homem Americano(FUMDHAM) atua  como importante centro de pesquisas. Além da arqueologia, os trabalhos incluem a conservação da caatinga e do sítio, além de atividades voltadas para a comunidade local.
A busca de alternativas não predatórias, capazes de melhorar a qualidade de vida do homem, está entre as prioridades da Fumdham. Entre as atividades desenvolvidas estão projetos comunitários nos arredores do Parque, ligados à apicultura, cerâmica artesanal e implantação de quatro escolas - inteiramente gratuitas, com 608 alunos. Há que se ressaltar as cerâmicas artesanais produzidas na fábrica situada ao lado do parque.
O Museu, já funcionando plenamente, apresenta didaticamente a importância dos sítios arqueológicos, situando historicamente os resultados da pesquisa. Além disso, expõe e  preserva as peças encontradas.
A população local atua hoje na conservação do Parque, por meio do ecoturismo (com o trabalho de guias), onde tem sua principal fonte de sobrevivência.

fachada do lado direito do museu
fachada do lado esquerdo do museu
Cerâmica produzida na fábrica da FUMDHAM
 
Fonte: Fumdham

FONTE: Ache tudo e região/ O PORTAL DO BRASIL

Nenhum comentário: