quarta-feira, 27 de abril de 2011

ENCONTRADA ESTÁTUA COLOSSAL DO FARAÓ AMENÓFIS III ( arqueololgia )

Arqueólogos egípcios descobriram, perto de Luxor (sul) uma estátua enorme de Amenófis III, uma das maiores já vistas deste faraó, anunciou nesta terça-feira o secretário de Estado para as Antiguidades, em um comunicado.
A escultura em quartzita, com mais de 13 metros de altura, foi encontrada em sete pedaços no templo funerário de Amenófis III em Kom al Hitan.
Segundo o comunicado, trata-se de uma das duas estátuas colocadas na entrada norte do templo, que provavelmente foram destruídas pelo terremoto do ano 27 antes de Cristo.
A estátua, cuja cabeça ainda não foi encontrada, estava enterrada desde então.
A outra estátua será extraída em breve, acrescentou o comunicado.
"A missão arqueológica trabalha agora para limpar, reunir e restaurar as sete partes para colocá-las no lugar e procurar a cabeça da estátua", acrescentou a secretaria de Estado para as Antiguidades, acrescentando que o faraó de pedra voltará para a entrada do templo.
Amenófis III, que reinou no Egito entre 1390 e 1352 antes de Cristo, foi o pai de Akenaton, "o faraó herege", considerado um precursor do monoteísmo porque tentou impor o culto exclusivo a Aton, e avô de Tutancamon.

FONTE: Yahoo Notícias

Nenhum comentário: